Buscar

Custo de Estoques

Prévia do material em texto

1. Estoques, o que é, e como é composto?
Conta do Ativo que representa bens de propriedade tangível destinados à venda, podendo ser classificados na indústria de acordo com seu estágio de acabamento: Matérias-Primas, Produtos em Elaboração e Produtos Acabados
2. Como é composto o custo dos estoques?
O custo de estoque funciona como uma somatória de todos os gastos, despesas e possíveis valores comerciais que exercem influência sobre as mercadorias adquiridas. O custo de estoque é composto por todos os gastos que envolvem o processo de aquisição, transporte e estocagem de mercadorias e produtos.
3. Para que serve o inventario? Quais os métodos de inventario?
Inventário de estoque é uma listagem completa de todos os produtos armazenados no estoque de uma empresa. Esse inventário identifica, classifica e determina o valor de cada produto.
Inventário Geral - Abrange a contagem e identificação de todos os bens de uma organização, como itens de almoxarifado, insumos, mercadorias, maquinário...
Inventário Parcial ou Dinâmico - Refere-se à contagem de uma parte específica dos bens de uma empresa.
Inventário Anual - Trata-se da contagem dos bens de uma empresa ao final do chamado ano fiscal. 
Inventário Rotativo - Corresponde às contagens de estoques realizadas várias vezes, mensal, semanal ou diariamente.
Inventário Cíclico - Busca o ajuste periódico entre a quantidade de bens em estoque e as informações utilizadas em lançamentos contábeis. 
4. Qual a diferença entre contas mistas e desdobradas no processo de reconhecimento de estoque?
O Método da Conta Mista consiste em utilizar uma única conta chamada de Estoque de Mercadorias, Compras de Mercadorias, Fretes sobre compras, ICMS sobre compras, Vendas de Mercadorias, Devoluções de Mercadorias etc. Já o Método da Conta Desdobrada consiste em lançar todas as operações que envolvam Mercadorias em suas Contas distintas.
5. Quais os critérios de avaliação de estoque?
Os critérios mais conhecidos para avaliação de estoque e mensuração do preço do produto, mercadoria e serviço são: preço específico, PEPS, UEPS e preço médio ponderado. Dentre estes, a legislação do Imposto de Renda do Brasil, permite apenas o PEPS e a Média Ponderada Móvel para fins de contabilidade de custos.
6. Para que serve as fichas de controle?
O principal objetivo da ficha de Controle de Estoque é inspecionar a movimentação das entradas e saídas de mercadorias de estoque. Com a ficha é possível manter um estoque atualizado e sem erros, de forma a ter certeza do que se tem dentro da empresa.
7. O que são as políticas contábeis aplicadas ao estoque?
As políticas contábeis são os princípios, bases, convenções, regras ou práticas específicas aplicadas pela entidade na elaboração e apresentação das demonstrações contábeis. Por exemplo, o método de controle de estoque adotado pela entidade é uma política contábil.
8. Como deve ser mensurados e reconhecidos os estoques?
Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.
9. O que são impostos cumulativo ou recuperáveis?
Imposto cumulativo é o tipo de tributo que incide em duas ou mais etapas da circulação de mercadorias, desde a sua origem até o consumidor final, inclusive sobre o próprio tributo anteriormente pago.
EX. PIS e Cofins
10. O que são impostos não cumulativos?
O imposto não-cumulativo é o tipo de tributo que incide apenas sobre o valor agregado entre uma operação e outra.
EX. IPI e ICMS
11. Como reconhecer as compras e vendas de estoque no balanço patrimonial? Qual a natureza da conta estoque?
Fica no ativo circulante como compra ou venda de mercadorias.
São as mercadorias para serem revendidas que a empresa possui, essa conta registra o valor dos estoques na data do fechamento do balanço.
12. Fretes, seguros e impostos não recuperáveis devem ser incluídos na composição dos custos?
Sim, todos os custos referentes a aquisição do produto devem ser agregados na composição do custo.
13. Abatimento, descontos comerciais e impostos cumulativos devem ser inclusos na composição dos custos? Justifique sua resposta.
Sim, o custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos bem como os custos de transporte, seguro, descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.

Continue navegando