Buscar

Avaliação de Pesquisa I - Manutenção Mecânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Manutenção Mecânica
Aluno (a): Valéria Costa Lucena 
Data: 20/05/2021
Atividade de Pesquisa I
NOTA: 10
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Cite as informações que devem ser observados na execução da manutenção preventiva.
A gestão da manutenção preventiva requer que os registros das operações sejam executados em formulários que podem ser criados de acordo com os padrões da empresa, mas que devem conter as seguintes informações:
· setor onde a máquina está instalada; 
· fabricante da máquina;
· nome e modelo; 
· ano de fabricação;
· observações de Segurança (se aplicável).
2. O programa dos 8S é uma ferramenta de gestão que beneficia todos os setores da empresa. Descreva o significado de cada um.
Adaptando a metodologia japonesa dos 5S, os 8S tem como objetivo principal a reestruturação completa da empresa, a partir dos recursos humanos visando melhorar a produtividade através da organização e ainda combater os desperdícios que o gestor geralmente não enxerga, mas que impactam significativamente no seu rendimento. A ideia do complemento partiu da percepção de uma dificuldade maior entre os brasileiros de se adaptar à cultura proposta. Com os 8S o programa se tornou mais abrangente e estruturado, aumentando sua eficiência e probabilidade de sucesso.
· Seiri: organização; implica eliminar o supérfluo. 
· Seiton: arrumação; implica identificar e colocar tudo em ordem. 
· Seiso: limpeza; implica limpar sempre e não sujar. 
· Seiketsu: padronização; implica manter a arrumação, limpeza e ordem em tudo.
· Shitsuke: disciplina; implica a autodisciplina para fazer tudo espontaneamente.
· Shido: treinar; implica a busca constante de capacitação pessoal. 
· Seison: eliminar as perdas. 
· Shikari Yaro: realizar com determinação e união
3. Um mecânico de manutenção deve executar um reparo na chapa de uma das proteções de segurança de um torno mecânico que se deformou em função da colisão de uma peça que escapou acidentalmente de sua placa. Qual é o martelo ideal para esta finalidade? Justifique sua resposta.
Martelo Pena, pois possui face com superfície uniforme, que confere precisão na conformação de metais sem fatigá-los ou o Martelo chapeador que é excelente no reparo em latarias
4. Quais objetivos as empresas que implantam um programa adequado de manutenção preventiva visam alcançar?
O objetivo é reduzir ou impedir falhas, aumentar a confiabilidade e o tempo de disponibilidade dos equipamentos, evitando acidentes & emergências. Esse tipo de manutenção ajuda com a correção de falhas antes mesmo que elas aconteçam, o que evita prejuízos e riscos de interrupção da produção
Toda empresa precisa de um planejamento adequado para prever possíveis interrupções e imprevistos. E nesse caso, a manutenção preventiva é a solução adequada para realizar com exatidão este conjunto de análises periódicas.
5. Descreva o conceito do Diagrama de Causa e Efeito e sua aplicabilidade na área produtiva.
Também conhecido como Diagrama de Ishikawa, ou Diagrama Espinha de peixe ou 6M, o Diagrama de Causa e Efeito é uma ferramenta cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões, levantando a causa-raiz de um problema e analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo. Ele considera que esses problemas sejam classificados em seis categorias : Método, Matéria-Prima, Mão de obra, Máquinas, Medição e Meio Ambiente, para assim poder identificar e tratar uma não conformidade.
· Método: como a forma de desenvolver o trabalho influencia o problema?
· Máquina: como os equipamentos utilizados no processo influenciam o problema?
· Medida: como as métricas utilizadas para medir o desenvolvimento da atividade influenciam o problema?
· Meio ambiente: como o meio em que a atividade está sendo desenvolvida influencia o problema?
· Material: como a qualidade e o tipo dos materiais utilizados influenciam o problema?
· Mão de obra: como as pessoas envolvidas na atividade influenciam o problema?
6. Um mecânico de manutenção desmontou uma máquina utilizada para retirada de rebarbas de peças obtidas pelo processo de fundição de metais. A referida máquina trabalha com alta rotação em função do rebolo utilizado na retirada por abrasão das rebarbas. Qual é o tipo de rolamento que atende essa condição de trabalho? Justifique sua resposta.
O rolamento de esferas é muito comum por possuir características construtivas simples e de baixo custo de aquisição, se comparado a outros tipos de rolamento. Em virtude do baixo atrito gerado pela superfície de contato das esferas com as pistas dos anéis externo e interno, o rolamento de uma carreira de esferas é indicado para rotações mais altas, cargas radiais médias, porém não suporta cargas axiais elevadas
7. Após a elaboração do planejamento da manutenção corretiva, considerando a previsão da vida útil das peças e o histórico das operações de manutenção corretiva, é elaborado o cronograma de controle da manutenção preventiva. Quais informações devem constar deste documento?
A ficha de controle da manutenção preventiva deve controlar as datas em que devem ser realizadas as operações de manutenção preventiva e a data em que efetivamente ocorreu a operação de manutenção prevista.
8. A Manutenção Produtiva Total (TPM) utiliza atividades que envolvem desde operações complexas, que exigem a realização feita por um profissional qualificado, até operações simples, realizadas pelos próprios operadores. Nesse contexto, quais tipos de manutenção originaram a TPM?
A modalidade TPM surgiu com as manutenções preventiva e preditiva que contava também com a capacitação dos operadores de máquina para participarem de maneira ativa em procedimentos de manutenção, visando ao aproveitamento máximo da mão de obra.
9. Na montagem de uma estrutura metálica, serão utilizadas chapas de 1 mm de espessura para revestimento dos vãos entre as vigas e colunas. Qual elemento de fixação é ideal para ganhar tempo, ser eficiente na fixação e ter um custo baixo em relação a outros elementos de fixação?
Rebites
10. Você é técnico em mecânica de uma empresa de usinagem e trabalha no setor de manutenção. Há a necessidade de se desmontar uma fresadora que contém diversos tipos de elementos de união desmontáveis, como: parafusos, porcas arruelas e alguns elementos de tubulação do óleo refrigerante. Escreva a relação de ferramentas que precisará para a operação de desmontagem da fresadora, justificando a utilização de cada item. Se precisar, pesquise as características da fresadora universal mecânica.	
O primeiro fato a ser considerado é que não se deve desmontar uma máquina antes da análise dos problemas. A análise, deve ser baseada no relatório do operador, no exame da ficha de manutenção da máquina e na realização de testes envolvendo os instrumentos de controle.
A desmontagem da maquina deve ser orientada pelo manual do fabricante, em caso de maquinas antigas o ideal é desenhar um croqui e tirar fotos durante o processo de desmontagem para auxiliar o processo de montagem após a manutenção.
Após desligar a chave geral da maquina e trava-la, drenar os fluidos o técnico mecânico utilizará as seguintes ferramentas:
· chaves Allen, chave de boca, chave de fenda e chave philips: retirar estruturasde proteção, desapertar porcas e parafusos de fixação
· Saca-polia para retirar as polias
· Grifo e chave inglesa para auxiliar serviço com tubulação e eletrodutos 
Avaliação de Pesquisa I: Manutenção Mecânica

Outros materiais