Buscar

6ºPCC SEXTO semestre

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA UNIVERSIDADE PAULISTA 
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 
6º faze
PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 
VALÉRIA DE OLIVEIRA 
RA:1857815
ALTA FLORESTA – MT
2021
1. ARTES VISUAIS NA REDE 
TEMA: Processo histórico da relação entre arte/ tecnologia na rede mundial 
A arte é o meio de mostrar os registros da história com o passar do tempo ficou mais fácil guardar estes registros da humanidade, a tecnologia está constantemente envolvida na história da arte a produção criativa com os recursos digitais. A arte digital está dentro do processo criativo das artes contemporâneas onde vemos a produção compartilhada ganhar uma grande força nas redes mundiais, a forma de compartilhamento em tempo real faz ser possível compartilhar arte o tempo todo e quando quiser.
2. METODOS DE PESQUISA 
TEMA: Técnicas de pesquisa 
É a forma de estudar sobre um determinado fenômeno, os métodos de pesquisa possibilitam uma forma de examinar e coletar e a expor sobre um determinado assunto. A investigação é um processo que junta inúmeras informações e junto a uma metodologia se faz possível criar conteúdos novos.
3. TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFICIONAL
TEMA: Elaboração de um relatório reflexivo 
 Reflexionar não é nada fácil, já que para isso se deve ter um pensamento próprio e uma interpretação mais aguçada para assim poder expressar um pensamento sobre o assunto, reflexionar sobre uma pergunta ou um acontecimento é algo necessário para que se possa ter uma conclusão próprio de pensamentos.
Um relatório abrange esta capacidade de expressar uma conclusão de pensamentos individuais dando a capacidade de indagar e relacionar de forma cognitiva o mundo exterior. A reflexão é uma forma de estudo da psicologia onde as pessoas são capazes de sintetizar, capitar e memorizam e depois são capazes de utilizarem.
4. PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES
TEMA: analise de uma aula 
Turma do 8ºano do ensino fundamental
Aula de artes 
Observação de uma aula de artes na Escola Estadual Dom Bosco, a professora planejou a aula antecipadamente com uma temática sobre Vicente Van Gogh um artista muito influente na história da arte, a professora explicou o conteúdo e tambem as dúvidas dos alunos mostrou umas das principais obras do artista e lançou uma atividade posteriormente para assim os alunos assimilarem as principais características e produzirem trabalho com pintura com pontos.
Ao observar esta como é possível chamar a atenção dos alunos com uma metodologia simples e com pouco tempo.
Alguns alunos possuem uma certa dificuldade ao desenvolver a atividade pois para fazer inúmeros pontos é cansativo e tambem é necessária paciência por isso a professora conversa com os alunos sobre assuntos variados sobre arte durante a aula para não ficar muito monótono o conteúdo da aula.
5. ÉTICA, LEGISLAÇÃO E DIREITO AUTORAL 
TEMA: A ética pessoal x ética organizacional 
A ética pessoal está ligada a ética organizacional, a ética pessoal é um conjunto de valores, e também a forma de pensar e agir em relação as pessoas a sua volta e no trabalho. As empresas possuem seus próprios valores, um código de ética e conceitos que são importantes dentro da empresa, sendo estes, não roubar, integridade, união, respeito, não aceitar troca de favores e outros.
6. DIREITOS HUMANOS 
TEMA: Direito do trabalho
O direito do trabalho segue normativas para manter a sociedade do trabalho em ordem mantendo assim uma boa condição de trabalho para aqueles que trabalham e aqueles que empregam estes indivíduos da sociedade.
7. ARTES VISUAIS BRASILEIRAS 
TEMA: Períodos e estilos de arte brasileira 
´A arte brasileira é muito ampla, pois há diversas culturas diversificada no país, podendo ser da pré-história, pré-colonial, manifestações culturais. Na serra da capivara, Paraíba, caverna do Peruaçu e em outras localidades existem registros de artes rupestres e são visitadas por inúmeras pessoas por ser um local turístico.
Artes plásticas no Brasil, cinema, o design, arte são grandes passagens presentes tambem nos movimentos artísticos que são o Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Modernismo e contemporaneidade que estão distribuídos em inúmeras áreas de conhecimentos e categoria da arte.
8. PRODUÇÃO ARTÍSTICA VISUAL NAS NOVAS MIDIAS 
TEMA: Discussão sobre o processo histórico da relação entre arte /tecnologia e as novas linguagens.
A arte é um processo complicado já que é uma escala evolutiva com diversos períodos, iniciando com o homem dos primórdios da humanidade e seguindo com o homem contemporâneo, saindo das paredes das cavernas para telas em formato 3D ou até mesmo com realidade virtual. As novas linguagens são variadas e podem ser utilizadas de diversas maneiras temos códigos, múltiplas linguagens e uma comunicação em tempo real que nos possibilita uma facilidade de utilização. 
9. PLANO DE AULA 
Tema: Cordel
Disciplina: Artes 
Tempo: 50 minutos 
Introdução 
Aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Objetivos 
· Desenvolver e interpretar o enredo e as características do cordel;
· Efetuar a atividade de recitação;
Pesquisa: desenvolvimento literário e artístico – Cordel 
Desenvolvimento 
· Introdução ao tema;
· Explicar o conteúdo programático; 
· Atividade.
Cordel 
O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
 Para esta aula, é necessário que já tenha sido divulgado e preparado o Chá literário-recital de cordéis, que será o momento onde os alunos farão a recitação que poderá ser apresentada aos alunos de outras salas. Outro planejamento interessante para otimizar o tempo da aula, é que os alunos já tragam o cordel para recitar escolhido, ou opções para serem escolhidas pelo grupo.
Atividade 
Apresentação e recitação de um cordel;
Atividade individual; 
Avaliação 
Avaliação da apresentação.
 REFERENCIAS
MORAIS, Regina Aparecida de. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. . Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 03 out. 2021.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 14, pp. 153-172, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 03jan. 2021.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

Continue navegando