Buscar

SIMULADO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO   
	Aluno(a): ALINE 
	Matríc.: 
	Acertos: 0,5 de 0,5
	26/05/2021 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre a classificação das relações jurídicas, assinale a alternativa que contém uma informação correta:
		
	
	As relações jurídicas efêmeras não são capazes de gerar qualquer obrigação para os sujeitos envolvidos.
	 
	As relações jurídicas solenes, também chamadas de especiais, são aquelas para as quais a lei prevê como requisito de validade alguma formalidade específica.
	
	As relações jurídicas duráveis tem um prazo pré-estabelecido para terminar.
	
	As relações jurídicas absolutas podem somente ser exigidas de um sujeito passivo específico, determinado.
	
	As relações jurídicas triangulares são aquelas em que se verificam dois sujeitos ativos e um sujeito passivo.
	Respondido em 26/05/2021 10:06:39
	
Compare com a sua resposta: Revogação significa a retirada de uma lei do ordenamento jurídico. A revogação também pode ser parcial, também chamada de derrogação, e tácita.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Considere o texto abaixo para responder a questão seguinte:
- Veja: Na semana passada, a senhora considerou que a lei que autoriza o uso de embriões humanos na pesquisa científica é constitucional. Qual a justificativa desse voto?
- Ellen Gracie: Eu não enxerguei, nos artigos da Lei de Biossegurança que falam sobre embriões, nada que ferisse o Direito (1) constitucional. Meu raciocínio parte do princípio de que o Direito (2) protege duas entidades, o "nascituro" e a "pessoa". Esses conceitos têm um significado muito preciso no direito (3). O nascituro, a criança que aguarda o nascimento no ventre da mãe, tem algumas expectativas de direito (4) no campo da herança, por exemplo. Já a pessoa, do ponto de vista do direito (5) brasileiro, só passa a existir no instante do nascimento com vida. É aí que surge a personalidade jurídica, segundo o nosso direito (6) civil. Ora, o embrião criado in vitro não é nascituro, pois não foi implantado no útero da mãe, nem pessoa, no sentido técnico. Ele não desfruta as garantias que se aplicam aos dois casos. Quanto ao princípio constitucional do direito (7) à vida, eu creio que ele não é ferido no caso das pesquisas com embriões que seriam descartados ou permaneceriam congelados indefinidamente. Essas pesquisas, a médio ou a longo prazo, devem resultar em benefício para um grande número de pessoas. Elas também têm o objetivo de proteger a vida, uma vida íntegra e saudável para portadores de doenças. Sigo aqui uma linha de raciocínio que tem uma longa história no campo jurídico, aquela que, no conflito aparente entre normas, opta pelo bem maior, produzido com o menor sacrifício possível.
- Veja: Em algum momento no curso desse julgamento a senhora se viu num dilema por causa de convicções religiosas?
- Ellen Gracie: Eu sou católica, estudei em colégio de freiras. Mas não sou juíza do Supremo para expressar minhas crenças religiosas, e sim para analisar as leis à luz da Constituição e do restante do sistema de direito (8) vigente em nosso país.
 I - Nas situações 1 e 6 o vocábulo Direito foi utilizado na acepção de Direito Positivo.
II - Nas situações 2 e 3 o vocábulo Direito foi utilizado na acepção de Direito Objetivo.
III - Nas situações 4 e 7 o vocábulo Direito foi utilizado na acepção de Direito subjetivo.
IV - Nas situações 5 e 8 o vocábulo Direito foi utilizado na acepção de Direito Adjetivo.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa que relaciona as CORRETAS.
		
	
	I, II, III e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	I, II e III.
	
	I, II e IV.
	
	I, III e IV
	Respondido em 26/05/2021 10:26:43
	
Compare com a sua resposta: Antinomia é o conflito de normas válidas e presentes no mesmo ordenamento, que dificultam a interpretação e reduzem a segurança jurídica. ou seja enquanto uma proibe, outra obriga, ou permite, aplicando comandos incompatíveis entre si. E quanto a classificação elas podem ser "antinomias solúveis (aparente), ou antinomias insolúveis (reais)
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre a Teoria Tridimensional do Direito, assinale V para as certa e F para as erradas. A seguir, marque a alternativa que corresponde ao resultado correto:
(  ) A Teoria Tridimensional do Direito trouxe uma visão nova da realidade jurídica: compreende o direito como sendo fato, valor e norma, a partir de uma concepção hierarquicamente superior da norma.
(  ) O direito só se constitui quando determinadas valorações dos fatos sociais culminam numa integração de natureza normativa, ou seja, as normas representam a integração de fatos sociais segundo múltiplos valores.
(  ) A tridimensionalidade realeana entende que fato, valor e norma devem ser considerados como sendo componentes essenciais do fenômeno jurídico. Conseqüência disso é que eles estão indissoluvelmente unidos entre si, não sendo possível apresentá-los cada um abstraído dos demais.
(  ) Apesar de implícito na obra de vários autores, é com o professor Miguel Reale que o tridimensionalismo encontra seu aperfeiçoamento e formulação ideal que o credencia como rigorosa teoria.
(  ) As três dimensões FATO, VALOR e NORMA, correspondem, respectivamente, a estas disciplinas: FILOSOFIA ou AXIOLOGIA JURÍDICA, SOCIOLOGISMO JURÍDICO e NORMATIVISMO JURÍDICO. 
		
	 
	FVVVF
	
	FVVFF
	
	VFVVV
	
	VVVFF
	
	VVFVF
	Respondido em 26/05/2021 10:16:06
	
Compare com a sua resposta: a) A decisão trata de matéria de que ramo do direito? Direito Civil (privado) b) Aponte o sujeito que tem o dever jurídico nessa relação? Munícipio do Rio de Janeiro (Condeno o requerido em honorários advocatícios no valor de 10% do valor da condenação. P.R.I. Cumpra-se.) c) Identifique o Direito Positivo, e o Direito Adjetivo no texto? Direito Positivo, é as normas que são impostas no caso em questão. (nos termos do art. 487, inciso I, do CPC, sobre o valor fixado na sentença (CPC, art. 523). Direito Adjetivo, é o que se refere à parte processual de determinado caso. ( Procedimento Comum.)
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	No meio do ano passado, a mídia noticiou a informação transmitida pela Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ), segundo a qual todos os pescadores cadastrados nas colônias de pesca teriam direito à indenização de R$ 754/mês pelo rompimento de um duto da Petrobrás que ocasionou, em 2000, o maior vazamento da história da Baía da Guanabara. A ação de indenização foi movida pela FEPERJ.O direito de pretender ser indenizado pelo dano sofrido é chamado de:
		
	
	direito objetivo;
	
	direito consuetudinário
	 
	direito subjetivo.
	
	direito natural;
	
	direito positivo;
	Respondido em 26/05/2021 10:17:41
	
Compare com a sua resposta: Trata-se de matéria relativa ao Direito Penal. Pode ser enquadrada de Direito Público, tendo em vista que o Estado é o titular da ação penal, cabendo a ele o o direito de perseguir e punir o acusado. O Estado, representado pelo Ministério Público, visa os interesses da coletividade.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Leia as afirmativas com atenção:
I- a norma jurídica é abstrata porque procura atingir o maior número de pessoas possíveis, que se encontram na mesma situação jurídica, daí decorrendo o princípio da isonomia;
II- o direito e a moral, além de se relacionarem em alguns fatos da sociedade, conforme explica a Teoria do Círculos Secantes, de Du Pasquier, tem como característica a heteronomia.
III- Direito objetivo é a faculdade ou poder reconhecido ao titular do direito. É o poder ou faculdade de exigir de uma pessoa uma prestação capaz de satisfazer ao interesse legítimo.
IV- Direito Natural é o conjunto de princípios que atribuídos a Deus, à razão, ou havidos como decorrentes da natureza das coisas, independem de convenção ou legislação, e que seriam determinantes, informativos ou condicionantes das leis positivas.
V- Direito subjetivo é institucionalizado pelo Estado. É a ordem jurídicaem determinado lugar e tempo.
Assinale a opção correta:
		
	
	II, III e V estão corretas.
	
	III e V estão corretas.
	
	I, II, IV estão corretas.
	
	I e II estão corretas.
	 
	I e IV estão corretas.
	Respondido em 26/05/2021 10:20:15

Outros materiais