Buscar

Capitães de Areia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Paulista – UNIP
Polo: Casa Verde
Curso: Letras português
Atividades Complementares
Nome: Giulia Santana de Melo
RA: 2115442
Série: 1 
Período: 1º semestre
Turma: SEI_LP_0121
São Paulo, SP
2021
Filme: Capitães de areia (2011)
Resumo de atividade complementar - Capitães de areia (2011)
Este filme é uma adaptação do livro escrito por Jorge Amado, a história se passa em Salvador, Bahia na década de 30, o filme gira em torno de um bando de meninos que vivem nas ruas e sobrevivem à base de furtos, se autodenominando Capitães de Areia. Cada membro no grupo possui uma função especifica, sendo os personagens principais o Professor, Gato, Sem Pernas, Pedro Bala e mais á diante uma menina órfã chamada Dora, que acaba construindo uma narrativa romântica com Pedro Bala.
Ele possui uma crítica social muito forte em relação ao estilo de vida dos garotos, mostrando que há uma justificativa pelos modos que eles agem. A primeira vez que percebemos isso é quando Sem Pernas tem a missão de distrair uma senhora muito rica, para que os outros pudessem roubar, neste momento a senhora cuida dele como se fosse um filho, fazendo o garoto refletir o como seria bom ter uma casa, e o mais importante ter uma mãe.
O filme faz uma boa adaptação da obra de Jorge Amado mesmo tendo algumas cenas e vocabulários muito pesados para serem interpretados por menores de idade, ele cumpre a ação inicial do autor de nos chocar, e assim nos fazer refletir sobre a realidade.
Como um bom retrato do livro podemos caracterizar um traço marcante da obra de Jorge Amado é como ele retrata a Bahia em si, como um lugar cheio de religiosidade, crença, música e dança, e tudo isso pode ser percebido sem muito esforço. O filme nos ajuda muito a compreender o porquê de suas obras serem tão populares pelo modo que a regionalidade é explorada por meio das falas e dos cenários. Capitães de areia é um dos livros chaves para a compreensão da segunda fase do modernismo brasileiro, já que se desprende totalmente da valorização da estrutura em si, visando a reflexão e o mais importante trazendo uma linguagem totalmente popular a algo mais refinado que seria a literatura.

Continue navegando