Buscar

Biblioteconomia: Ética, Atribuições e História

Prévia do material em texto

1.
	O Código de Ética Profissional do Bibliotecário apresenta normas que orientam a conduta no exercício de suas atividades profissionais.
Com relação à categoria, sobre os deveres do bibliotecário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Participar dos órgãos que representam a categoria, como o Conselho Federal de Biblioteconomia e Associações de Bibliotecários.
(    ) Comprometer-se com os órgãos fiscalizadores para evitar o exercício ilegal da profissão.
(    ) Defender interesses pessoais de cunho religioso e moral independente dos interesses da sua categoria profissional.
(    ) Fazer críticas desabonadoras sobre a postura dos usuários e dos demais colegas de trabalho quando julgar necessário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	O Brasil foi o terceiro país a implantar um curso de Biblioteconomia no mundo, o primeiro da América do Sul. Esse marco ocorreu em 11 de julho de 1911, por meio do Decreto nº 8.835. A partir dessa data, várias escolas se estabeleceram pelo país. No entanto, a regulamentação da profissão de bibliotecário ocorreu apenas em 1962, através da Lei nº 4.084, que dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício, de 1950, que tinha Laura Garcia Moreno Russo, uma atuante e dinâmica bibliotecária de São Paulo, à frente do movimento. Essa lei determina o exercício da profissão de bibliotecário e suas atividades. Especifica que o exercício da profissão de bibliotecário só é permitido aos "bacharéis em Biblioteconomia, portadores de diplomas expedidos por Escolas de Biblioteconomia de nível superior". Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as atribuições do bibliotecário:
	 a)
	Equilibrar e permitir o harmonioso funcionamento social, das relações sociais, para que não ocorram prejuízos pessoais ou sociais por conta de condutas inadequadas. Se porventura isso acontecer, as condutas
inadequadas devem ser punidas adequadamente.
	 b)
	O ensino de Biblioteconomia; a fiscalização de estabelecimentos de ensino de Biblioteconomia reconhecidos, equiparados ou em via de equiparação; administração e direção de bibliotecas; a organização e direção dos serviços de documentação; a execução dos serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros raros e preciosos, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência.
	 c)
	Planejar e executar o trabalho docente, em consonância com o plano curricular da escola e atendendo ao avanço da tecnologia educacional; levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe; definir, operacionalmente, os objetivos do plano curricular, no âmbito de sua sala de aula.
	 d)
	Encaminhar documentos essenciais para o exercício da cidadania, além de facilitar as relações dos representantes do Estado e das instituições públicas com os cidadãos afetados por suas exigências legais. Desse bom relacionamento, depende o andamento das demandas e, em última instância, a evolução dos indicadores econômicos e o estabelecimento de uma situação de bem-estar social.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	3.
	A história da escrita e dos suportes informacionais está fortemente ligada ao surgimento das bibliotecas, com o início das práticas que culminaram na biblioteconomia que conhecemos atualmente. Com o passar do tempo, a Biblioteconomia evolui, novas técnicas foram criadas, outras já existentes, são utilizadas até hoje. Sobre a Biblioteconomia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A biblioteconomia apontou características muito técnicas, mas o questionamento filosófico a ajudou a ter um caráter mais amplo e científico.
(    ) O campo de atuação do bibliotecário não se restringe a bibliotecas, mas às mais diversas instituições que trabalham com informação e documentação.
(    ) As cinco Leis de Ranganathan norteiam a prática bibliotecária.
(    ) As características documentais não precisam ser conhecidas e avaliados pelo bibliotecário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	4.
	O surgimento das bibliotecas acompanha a história da evolução da humanidade, da necessidade e dos esforços em se comunicar, da criação de alfabetos rudimentares até o que conhecemos e utilizamos atualmente, passando por várias maneiras de registrar as informações até a invenção do papel e da prensa. A fim de reproduzir mecanicamente os livros, a biblioteca teve seu papel nesse processo evolutivo. Sobre a função inicial das bibliotecas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Armazenar e preservar os acervos.
	 b)
	Reproduzir e comunicar a informação.
	 c)
	Reproduzir e comunicar o conhecimento.
	 d)
	Preservação e disseminação dos livros.
	5.
	Os órgãos de classe são entidades que existem para regulamentar, proteger, representar e atuar politicamente em favor dos profissionais. Na biblioteconomia temos as seguintes entidades: Conselho Federal de Biblioteconomia, Conselhos Regionais de Biblioteconomia, Sindicato, Associações e instituições internacionais. Sobre órgãos de classe, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Associação.
II- Conselho Federal de Biblioteconomia.
III- Conselho Regional de Biblioteconomia.
IV- Sindicato.
(    ) É de sua responsabilidade a organização e a manutenção dos cadastros dos profissionais registrados.
(    ) Eles são mantidos por taxas pagas pelos bibliotecários. Têm como objetivo a proteção dos direitos e interesses comuns da classe, estimulando sua organização.
(    ) Fiscaliza situações em que ocorre o exercício ilegal da profissão, quando há um problema no âmbito da ética profissional, entre outras situações em que se faz necessária sua intervenção.
(    ) Criadas com o intuito de auxiliar os profissionais e organizações com atividades que agreguem valor à formação intelectual, como cursos, oficinas, palestras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - III - I.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	III - IV - II - I.
	 d)
	IV - II - III - I.
	6.
	Segundo o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, de Cunha e Cavalcanti (2008, p. 2), o "conjunto de documentos conservados para o atendimento das finalidades de uma biblioteca: informação, pesquisa, educação e recreação". A que corresponde esse conjunto de documentos?
FONTE: CUNHA, M. B. da; CAVALCANTI, C. R. de O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
	 a)
	Códice.
	 b)
	Catálogo.
	 c)
	Acervo.
	 d)
	Dado.
	7.
	O bibliotecário precisa divulgar o que a biblioteca tem para que o acervo seja utilizado, não apenas os livros, mas todos os recursos que ela pode oferecer, inclusive o acesso às informações digitais e às bases de dados on-line, ou seja, tudo o que a biblioteca fornece como fonte de informação. Referente às cinco leis de Ranganathan, analise as sentenças a seguir:
I- A cada leitor, o seu livro.
II- A biblioteca é um organismo em encolhimento.
III- Os livros existem para serem usados.
IV- A cada livro, o seu seu leitor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	8.
	As atividades inerentes ao "bacharel em Biblioteconomia" estão dispostas da legislação que regulamenta a profissão, conforme art. 6º, da Lei nº 4.084/62. A legislação define quem pode exercer a profissão e suas práticas, necessitando constante revisão e renovação de seus preceitos. Assinale a alternativa CORRETA no que se refere às três inovações incorporadas à lei que norteia o trabalho do bibliotecário:
FONTE: BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 4.084, de 30 de Junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seuexercício. 1962. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1950-1969/L4084.htm. Acesso em: 30 jul. 2018.
	 a)
	Atuará separando documentos, organizando arquivos, se responsabilizando por toda a organização dos documentos.
	 b)
	Dentro do âmbito das leis que norteiam o trabalho do bibliotecário, e dispõe no Art. 1º: II - o arquivo é substituível da difusão da cultura e transmissão do conhecimento, do fomento à pesquisa social e científica, da conservação do patrimônio nacional, da transformação e aperfeiçoamento social e da melhoria da qualidade de vida.
	 c)
	Dentro do âmbito das leis que norteiam o trabalho do bibliotecário que é o profissional responsável por atuar com organização e controle de arquivo sendo eles documentos, contas, cadastros e fichas.
	 d)
	Dentro do âmbito das leis que norteiam o trabalho do bibliotecário, surgiram outras que  fortaleceram a nossa atuação, como a Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, que institui a Política Nacional do Livro (PNL). Essa lei objetiva, entre outros, assegurar ao cidadão o acesso ao livro, incentivar o hábito da leitura, permitir que pessoas com deficiência visual tenham acesso à leitura.
	9.
	É natural do ser humano a busca por informação, tanto que se considera um processo social. A informação só faz sentido quando ela se torna útil para quem a estava buscando, um indivíduo ou grupo. Informação são dados contextualizados que fazem sentido para a pessoa que os recebe. Por fim, o conhecimento é a informação aplicada, transformada em um saber, e também requer uma vivência da pessoa. Quando uma informação se relaciona com um conhecimento preexistente, é processada e internalizada, se transmuta em conhecimento. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dado.
II- Informação.
III- Conhecimento.
(    ) Informação valiosa e com significado; de difícil estruturação; resultado de ações e interações entre sujeitos; frequentemente tácito e de difícil transferência.
(    ) Simples observações sobre o estado do mundo; facilmente estruturado; sem significado isoladamente; facilmente transferível.
(    ) Dados com relevância e propósito; necessita de análise; contextual; exige a mediação humana para realizar a transferência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - III- II.
	 d)
	II - III - I.
	10.
	O conhecimento é a informação aplicada que é transformada em um saber, e também requer uma vivência da pessoa. Quando uma informação se relaciona com um conhecimento preexistente, é processada e internalizada, se transmuta em conhecimento. Referente ao conhecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dados com relevância e propósito.
(    ) Simples observações sobre o estado do mundo.
(    ) Exige a mediação humana para realizar a transferência.
(    ) Frequentemente tácito, de difícil transferência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.

Continue navegando