Buscar

aula 1 - colecistectomia

Prévia do material em texto

CASO CLÍNICO - COLECISTECTOMIA
E.B., 70 anos, masculino, natural de Jaboatão dos Guararapes, casado, católico, aposentado, trabalhava como agricultor; deu entrada no serviço dia 18 de fevereiro de 2017 com queixa de “dor abdominal há 15 dias”.
Paciente refere história de 15 dias de evolução, com dor abdominal em região de hipocôndrio direito de forte intensidade, tipo dolente, com irradiação para dorso, associada a náuseas e vômitos, com início após refeição com carne assada (churrasco).  Paciente refere que dor iniciou aproximadamente duas horas após a refeição, com duração de várias horas e alívio parcial após uso de escopolamina via oral. Desde então, apresentou vários episódios semelhantes, mesmo em jejum. No momento, queixa leve desconforto local. Nega febre. Refere perda ponderal de 2 kg nesse período. Sem outras queixas.
Mãe e irmã com historia de colecistopatia calculosa crônica com necessidade de colecistectomia. Mãe falecida por neoplasia não especificada. Pai falecido por Infarto Agudo do Miocárdio.
Refere portar Hipertensão Arterial Sistêmica; em uso de Hidroclorotiazida 25 mg/dia e Losartana 50mg/dia controlada. Nega outras comorbidades.
Nega tabagismo e etilismo. Nega uso de drogas ilícitas. Nega exercícios físicos regulares.
Peso usual: 80Kg
Peso atual: 78 Kg
Altura: 1,74m
Paciente orientado da necessidade de tratamento cirúrgico (colecistectomia).
1) Qual a conduta nutricional para este paciente após o procedimento cirúrgico?
2) Existe conduta nutricional que prevenisse esta colecistopatia?

Continue navegando