Buscar

introducao a quimica organica

Prévia do material em texto

Química Orgânica 
A Química Orgânica é uma das áreas mais importantes da química. Ela estuda os compostos cujo principal componente é o Carbono. Antes de tudo, saiba: os compostos orgânicos são muito importantes: quase tudo ao nosso redor é química orgânica!
São compostos orgânicos, por exemplo, o álcool, o formol, os remédios que tomamos, as comidas que comemos. Somos 70% água, mas quase a totalidade dos 30% restantes são de compostos orgânicos. Por isso, dada a importância da química orgânica e bioquímica, nada mais justo que se tenha uma grande área da química somente dedicada a ela!
A princípio, no começo dos anos de 1800, acreditava-se que os compostos orgânicos eram somente oriundos de organismos vivos. Os cientistas diferenciavam esses compostos daqueles que eram extraídos de minerais, como metais e óxidos inorgânicos, pois supunha-se que existia uma força vital que era necessária para sintetizar compostos orgânicos, somente encontrada nos seres vivos.
Mas, em 1828, Wohler derruba a teoria da força vital, sintetizando a ureia, um composto orgânico já encontrado na urina, a partir de um composto inorgânico, o cianato de amônio.
Assim, intensificou-se os estudos da química desses compostos, que até hoje são chamados de compostos orgânicos. No entanto, o critério utilizado para definir um composto orgânico não é mais a sua origem (orgânica ou mineral), e sim, a sua composição: os compostos orgânicos possuem necessariamente átomos de carbono.
Mas por que o carbono? Esse átomo possui algumas propriedades especiais, que fazem com que as moléculas formadas por ele também sejam diferenciadas.
Características do Carbono
Podemos começar o estudo da química orgânica pelos Postulados de Kekulé, um cientista do século XIX que estudava os compostos de carbono:
O carbono é tetravalente. Como tem número atômico 6, e está na quarta família, possui 4 elétrons na camada de valência. Faltam então 4 elétrons (quatro ligações) para que seu octeto fique completo. Por isso, o carbono estabelece 4 ligações covalentes.
As quatro ligações do carbono são iguais. Kekulé dizia que eram iguais em comprimento e energia. Hoje em dia sabemos que não é bem assim; as ligações somente são iguais se ocorrerem entre exatamente os mesmos átomos. O Carbono pode formar cadeias. A principal propriedade do carbono é a do encadeamento: a capacidade de um carbono se ligar a outro, e a outro, e a outro, formando uma longa cadeia com dezenas de carbonos.
Química Orgânica x Química Inorgânica
Como já sabemos, a Química Orgânica estuda os compostos de carbono. Porém, na química inorgânica também existem compostos de carbono! O que diferencia as duas, então?
A química inorgânica estuda a maioria dos compostos que existem no universo. Essas substâncias costumam ser muito mais simples, pois não possuem carbono – e portanto, acabam não formando as longas cadeias existentes na química orgânica.
Além disso, a química inorgânica é que vai estudar os compostos inorgânicos: ácidos, bases, sais e óxidos. Eles têm origem mineral, sendo componentes das rochas, da areia, dos vulcões. E claro, a água – que também é um composto inorgânico. 
Dentro da química inorgânica, existem alguns compostos de carbono, como o ácido carbônico (H2CO3), o grafite (C(s)) e os carbonatos (CO3(2-)). Mas, todos esses compostos têm origem mineral, e podem ser encontrados mesmo na ausência de vida.
O que a química orgânica estuda?
Como já sabemos, a química orgânica estuda, principalmente, os compostos de carbono. No entanto, são estudadas também as moléculas que contém elementos como Oxigênio, Hidrogênio, Nitrogênio – e até mesmo Enxofre. Todos esses elementos podem ser igualmente encontrados nos organismos vivos, ligados a essas cadeias carbônicas.

Continue navegando