Buscar

Programação orientada a objetos - atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da unidade estudamos as características da programação Orientada a Objetos e Programação Estruturada. Podemos compreender os fundamentos de orientação a objeto como uma evolução da programação estruturada. A orientação a objeto tem como objetivo trazer uma visão mais próxima da realidade para o desenvolvimento de sistemas de informação, pois tudo a nossa volta pode ser considerado um “objeto”. Estes objetos interagem entre si formando assim a base de desenvolvimento de sistemas orientados a objeto. 
 
Considerando o conteúdo apresentado em forma de leitura, vídeos e os pesquisas realizadas, elabore um texto dissertativo argumentativo, de 20 a 25 linhas que  compare os fundamentos da programação estruturada e os fundamentos da programação orientada a objeto. Faça uma análise detalhada de cada um (baseando-se na sua pesquisa atual e realizada em atividades anteriores) e justifique, sob o seu ponto de vista, se existe uma abordagem (estruturada ou orientada a objeto) que você considere mais interessante. Descreva a sua análise e justifique porque uma abordagem pode ser mais interessante do que a outra..  
 A PE é uma forma de escrever os códigos sem encapsular dados, ou seja, que em qualquer parte do código seja possível utilizar um dado guardado em uma variável, sem a necessidade de permissão. Com o auxílio de métodos estruturados pode-se modificar e retornar dados em variáveis. Não há organização em camadas, que veremos logo mais neste artigo como funciona, assim sendo, todos os tipos de códigos estão nos mesmos arquivos. Certamente é a mais fácil de aprender e mais fácil de controlar o fluxo da estrutura do código, daí o nome de programação estruturada.  
A POO se dá ao fato da escrita do código tentar trazer objetos do mundo real para se tornar parte do código. Com o uso de classes, podemos encapsular estes objetos e utilizá-los apenas se estivermos estas classes instanciadas e se ela permitir o uso externo ou não. Outra parte importante da orientação é podermos usufruir de camadas de programação. Na internet, por exemplo, podemos ter a camada de interface, onde os métodos da linguagem base do site ou sistema conversam através de métodos com a linguagem HTML. Então, temos a camada de interface, a camada de métodos de união entre a interface e o backend.  
Ainda podemos dizer que a linguagem de orientação a objetos é uma forma melhor de se reaproveitar códigos, pois todos os métodos criados têm uma finalidade e podem ser invocados toda vez que se fizer necessário. Exemplo: Um método para inserir um registro no banco de dados. Esta função vai ser chamada toda vez que você quiser inserir um registro em uma determinada tabela, desta forma, precisa-se fazer uma vez o código e sempre reutilizá-lo.

Outros materiais