Buscar

Tipos de Vasos Sanguíneos e Sistema Linfático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Conceituar, dos pontos de vista morfológico e funcional, os tipos de vasos sanguíneos , indicando suas características diferenciais ;
Veias; São tubos nos quais o sangue circula antripetamente em relação ao miocárdio.Tem como função transportar o sangue que já sofreu trocas com os tecidos da periferia para o centro do sistema circulatório.Possui coloração azul escura,suas paredes são mais finas que as das artérias ,não dilatam sua forma apenas varia de acordo com a quantidade de sangue .Quando cheias são mais cilíndricas e quando estão com menor quantidade de sangue são achatadas. Possuem as seguintes classificações abaixo ; veias superficiais que são visíveis pela transparência da pele ,veias profundas a presença de válvulas, é uma de suas principais características, exceto nas veias do cérebro e em algumas do tronco e do pescoço. São pequenas, medias , ou de grande calibre ;
Artérias ; São tubos cilindróides , elásticos e espessas de cor avermelhada tem como função levar o sangue do coração a todo o corpo ,e também oferecer maior resistência ao fluxo sanguíneo contribuindo assim para reduzir a tensão do sangue antes de sua passagem pelos capilares . Podem ser classificadas de acordo com seu calibre ; grande , médio, pequeno e arteríolas.
Capilares : São vasos microscópicos , interpostos entre artérias e veias . Neles se processam as trocas entre o sangue e os tecidos, para oferecer oxigênio ás células . Sua distribuição é quase universal no corpo humano .
2. Classificar as artérias segundo o seu calibre ;
· Grande : Diâmetro interno de 7mm .
· Médio :Entre 2,5 a 7mm 
· Pequeno: entre 0,5mm e 2,5 mm .
· Arteríolas : com menos de 0,5mm de Diâmetro interno
3. Classificar as artérias segundo sua estrutura e função ; ......... São tubos cilindróides elásticos nos quais o sangue circula centrifugamente em relação ao coração.
· Elásticas (grande calibre) ,
· Distribuidoras ou musculares (tamanho médio) 
· Arteríolas que são menores ramos das artérias e oferecem maior resistência ao fluxo sanguíneo (pequena) .
4. Citar os fatos relacionados com a elasticidade das artérias ; 
Elas possuem elasticidade a fim de manter o fluxo sanguíneo constante . Em razão da sístole e da diástole a tensão dentro da artéria é muito grande, podendo ocasionar um rompimento porém sua elasticidade impede que isso ocorra.
5. Definir ramos terminais , colaterais e recorrente ;
· Ramos terminais : Quando a artéria da ramos e o tronco principal deixa de existir por causa desta divisão diz- se que os ramos são terminais .
· Ramos colaterais ; Quando a artéria emite ramos e o tronco de origem continua a existir. 
· Ramo recorrente ; Neste caso o sangue circula em direção oposta aquela da artéria de origem
6. Citar os fatores que determinam o numero de artérias que devem irrigar um órgão ;
O numero de artérias que irrigam um determinado órgão é muito variável , mas esta em relação não apenas com o volume do órgão mas principalmente com sua importância funcional dos momentos . Geralmente um órgão ou uma estrutura recebe sangue demais de uma artéria embora haja exceções como é o caso dos rins e do baço .
7. Citar as características morfológicas e funcionais das veias superficiais ;
São subcutâneas, com frequência visível por transparência na pele, mais calibrosas nos membros do pescoço , drenam o sangue da circulação cutânea e servem também como via de descarga auxiliar da circulação profunda. Permitem o esvaziamento rápido de veias dos músculos durante a concentração dos mesmos e assim diminuem o retorno pela circulaçãoq2w profunda. São volumosas e facilmente vermelhas nos indivíduos musculosos e menos nítidas no sexo feminino . As veias superficiais não acompanham artérias devido a sua situação subcutânea ,é nestas veias que se faz aplicação de injeções endovenosas.
8. Definir veias solitárias , satélites , comunicantes , viscerais e parietais ;
 Veias profundas , podem ser solitárias , isto é não acompanham artérias ou satélites das artérias . Numerosas veias comunicam veias superficiais como veias profundas e são denominadas veias comunicantes . As veias da cabeça e do tronco podem ser classificadas em viscerais , quando drenam as vísceras ou órgãos, e parietais quando drenam as paredes daqueles segmentos.
9. Conceituar, dos pontos de vista morfológicos e funcional, o sistema linfático ;
Este sistema é formado por vasos e órgãos linfóides e nele circula a linfa sendo basicamente um sistema auxiliar de drenagem do sistema venoso. Normalmente não são todas as moléculas do liquido tecidual que conseguem passar pelos capilares sanguíneos, e estes excluídos com grande tamanho molecular são recolhidos pelos capilares linfáticos.
10. Citar os elementos componentes do sistema linfático ;
· Capilares linfático; 
· vasos linfáticos; 
· troncos linfáticos; 
· válvulas e ducto torácico. 
11. Citar as diferenças entre sistema linfático e sistema sanguifero ;
O sistema linfático assemelha-se ao sistema sanguifero em muitos aspectos , mas dele difere em outros. Assim, o sistema linfático esta constituído de capilares onde ocorre a absorção do liquido tecidual , mas esses capilares são tubos de fundo cego . Por outro lado o sistema linfático não possui um órgão central bombeador , apenas conduzindo a linfa para vasos mais calibrosos que desembocam principalmente em veias do pescoço . Uma outra importante diferença é a que os vasos linfáticos associam -se estruturas denominadas linfonodo . 
12. Definir o linfonodo e citar sua localização geral ; 
Estão interpostos no trajeto dos vasos linfáticos e agem como uma barreira ou filtro contra a penetração na corrente circulatória e microorganismos, toxinas ou substancias estranhas ao organismo. Os linfonodos são , portanto , elementos de defesa para organismo , e para tanto , produzem glóbulos brancos , principalmente linfócitos . Os linfonodos variam muito em forma , tamanho e coloração , ocorrendo geralmente em grupos embora possam apresentar-se isolados . Frequentemente estão localizados ao longo do trajeto de vasos sanguíneos , como ocorre no pescoço e nas cavidades torácicas , abdominal e pélvica. Na axila e na região inguinal são abundantes, sendo em geral palpáveis nesta ultima . 
13. Citar a localização do baço ;
Situado no lado esquerdo da cavidade abdominal ,esta entre o estômago e o diafragma , ao nível das 9º 10º e 11º costela.	
14. Definir e citar a localização do timo ;
Órgão linfoide , formado por massa irregular, situado em parte no tórax e em parte na porção inferior do pescoço . A porção torácica fica atrás do esterno e a porção cervical anteriormente e dos lados da traqueia . O timo cresce após o nascimento , até atingir seu maior tamanho na puberdade . A seguir começa a regredir , sendo grande parte de sua substância substituída por tecido adiposo e fibroso , não desaparecendo , entre tanto , todo o tecido tímico.

Continue navegando

Outros materiais