Buscar

Gerencia de entrada e saída

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GERÊNCIA DE ENTRADA E SAÍDA
Basicamente um computador é constituído de um ou mais processadores, memória RAM e dispositivos de entrada e saída, que recebem o nome também de periféricos. Os dispositivos de entrada e saída permitem a interação com o usuário e o mundo externo de diversas maneiras, como por exemplo: Interação através de mouse, teclado, dispositivos de som, escrita e leitura de armazenamento de dispositivos externos, como pen-drives, CD-ROM, SD Cards, etc. tem também a interação da impressão de documentos através de impressoras. Esses dispositivos são muito importantes pois é através deles que conseguimos nos comunicar com o processador, com a memória e dar funcionalidade para o computador ou dispositivo. 
Mas esses sistemas não se configuram apenas em sistemas domésticos, podem ser sistemas industriais, sistemas automobilísticos, aéreos, etc. Existem sistemas industriais, nos quais a gerência de entrada e saída visa controlar braços mecânicos, maquinas industriais, monitoramento de processos de produção, entre outros. Bom, os automóveis modernos também possuem sistemas operacionais que auxiliam o usuário quanto a obstáculos e o estado do seu veículo. A gerencia de entrada e saída nesse sistema ocorre através de sensores distribuídos pelo automóvel, os quais analisam a temperatura do motor, calibragem de pneus, como citei acima na percepção de obstáculos, entre diversos sensores.
Vimos a importância desses dispositivos, no entanto podemos afirmar que os sistemas operacionais sem dispositivos de entrada e saída não teriam grande utilidade atualmente, uma vez que a principal função de sistemas operacionais é receber dados através de um dispositivo de entrada, processá-los, e apresentar resultados ao usuário, ou ainda outros sistemas, através de um dispositivo de saída, ou seja sem eles não teríamos uma função especifica ou funções que agregassem o valor de sistemas operacionais, pois de alguma maneira ele recebe dados de entrada e devolve dados de saída ao usuário.
Alguns dispositivos podem ser ao mesmo tempo de entrada e serem saída também, como por exemplo óculos swift, que ao mesmo tempo conseguimos interagir com esses óculos e receber informações do computador, outro exemplo é monitor, monitores que tem a função de tals, que ao mesmo tempo conseguimos através do toque encaminhar informações ao computador, ou seja recebemos também informações do processador através do dispositivo.
Abaixo algumas imagens de modelo de entrada e saída:
Uma das principais funções do Sistema Operacional é gerenciar os dispositivos de Entrada e Saída (E/S) ligados ao computador. É tarefa do sistema operacional enviar sinais, informando as ações que o usuário espera que o dispositivo realize; tratar as interrupções e erros gerados pelos dispositivos.
Uma interface de entrada e saída funciona da seguinte forma: Um computador é a capacidade de trocar dados com o mundo exterior (dispositivos periféricos). Para tornar os sinais internos à máquina compatíveis, elétrica e temporalmente, com os do mundo exterior, fazem-se necessários circuitos especiais denominados interfaces de entrada e saída.
Seguem-se alguns dos mais importantes dispositivos de entrada que são usados em um computador.
Keyboard.
Mouse.
Joy Stick.
Light pen.
Track Ball.
Scanner.
Graphic Tablet.
Microphone.
Seguem-se alguns dos mais importantes dispositivos de saída que são usados em um computador.
Digitalizador/Scanner.
Dispositivo apontador. Caneta óptica. Controlador de jogo. Ecrã tátil/Tela sensível ao toque. Painel tátil/Touchpad. Pointing stick. Rato/Mouse. Tablete gráfico/Mesa digitalizadora. Trackball.
Microfone.
Monitor Braille.
Placa de som.
Placa de vídeo.
Teclado.
Câmera web/Webcam. Softcam.
Portanto, entende-se dispositivo de entrada um sistema que permite introduzir dados de fora para dentro do computador ou outro sistema informático com o intuito de processar ou de servir para controle do processamento. Ao contrário, dispositivo de saída, onde qualquer sistema que permite ao computador disponibilizar informação para o exterior para que seja posteriormente utilizada. No entanto, por esta definição considera-se uma interface do monitor, como um dispositivo de saída de dados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_operacionais/Ger%C3%AAncia_de_dispositivos_de_entrada_e_sa%C3%ADda
https://www.bcc.unifal-mg.edu.br/~humberto/disciplinas/2008_1_so/leituraAdicional/dispositivos.pdf
https://www.gsigma.ufsc.br/~popov/aulas/so1/cap11so.html
4

Outros materiais