Buscar

Fisioterapia em Dor

Prévia do material em texto

Disc.: FISIOTERAPIA EM DOR   
	Aluno(a): DAVYD SANTOS MOURA
	
	Acertos: 8,0 de 10,0
	03/05/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quando se usa calor como fator de estimulação, o limiar doloroso situa-se em torno dos 44°, não só para o homem como também para diferentes mamíferos (símios, ratos).
POR QUÊ
O limiar de tolerância é o ponto em que o estímulo alcança tal intensidade que não mais pode ser aceitavelmente tolerado.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	 
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	 A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	 A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	 As duas afirmações são falsas.
	Respondido em 03/05/2021 20:17:08
	
	Explicação:
o limiar de tolerância é definido como o ponto em que o estímulo doloroso alcança tal intensidade que não pode mais ser suportado pelo indivíduo. 
 
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A percepção da dor se inicia na periferia, através da ativação de nociceptores (receptor sensorial da dor). Esses estão presentes por todo o organismo e são classificados em três subtipos:
Receptores mecânicos de alto-limiar: 
Receptores mecanotermais de baixo-limiar: 
Receptores polimodais: 
Assinale a alternativa correta para se referir aos Receptores mecânicos de alto-limiar: 
		
	 
	detectam pressão;
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	detectam somente fatores químicos
	
	detectam pressão, calor e fatores químicos.
	
	detectam pressão e calor;
	Respondido em 03/05/2021 20:18:09
	
	Explicação:
· Receptores mecânicos de alto-limiar: detectam pressão;
· Receptores mecanotermais de baixo-limiar: detectam pressão e calor;
· Receptores polimodais: detectam pressão, calor e fatores químicos.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Quanto a classificação da dor, marque a afirmativa INCORRETA abaixo:
		
	
	Dor Visceral - É provocada por distensão de víscera oca, mal localizada, profunda, opressiva, constritiva. Freqüentemente associa-se a sensações de náuseas, vômitos, e sudorese.
	 
	Dor Psicogênica - quando nenhum mecanismo nociceptivo ou neuropático pode ser identificado e há sintomas psicológicos suficientes para o estabelecimento de critérios psiquiátricos
	
	Dor aguda - É a dor de início recente e de duração provavelmente limitada. Normalmente há uma definição temporal e/ou causal para a dor aguda.
	
	Dor crónica - É uma dor prolongada no tempo, normalmente com difícil identificação temporal e/ou causal, que causa sofrimento, podendo manifestar-se com várias características e gerar diversos estádios patológicos.
	 
	Dor Somática - É a sensação dolorosa rude, mal localizada, exacerbada ao movimento (dor "incidental"). É aliviada pelo repouso, é bem localizada e variável, conforme a lesão básica como em casos traumáticos
	Respondido em 03/05/2021 20:28:31
	
	Explicação:
	A dor pode ser considerada como um sintoma ou manifestação de uma doença ou afecção orgânica, mas também pode vir a constituir um quadro clínico mais complexo. Existem muitas maneiras de se classificar a dor. Considerando a duração da sua manifestação, ela pode ser de três tipos:
DOR AGUDA - Aquela que se manifesta transitoriamente durante um período relativamente curto, de minutos a algumas semanas, associada a lesões em tecidos ou órgãos, ocasionadas por inflamação, infecção, traumatismo ou outras causas. Normalmente desaparece quando a causa é corretamente diagnosticada e quando o tratamento recomendado pelo especialista é seguido corretamente pelo paciente.
A dor constitui-se em importante sintoma que primariamente alerta o indivíduo para a necessidade de assistência médica. Veja aqui alguns exemplos: - a dor pós-operatória (que ocorre após uma cirurgia); - a dor que ocorre após um traumatismo; - a dor durante o trabalho de parto; - a dor de dente; - as cólicas em geral, como nas situações normais (fisiológicas) do organismo que podem provocar dores agudas, como o processo da ovulação e da menstruação na mulher.
DOR CRÔNICA - Tem duração prolongada, que pode se estender de vários meses a vários anos e que está quase sempre associada a um processo de doença crônica. A dor crônica pode também pode ser conseqüência de uma lesão já previamente tratada. Exemplos: Dor ocasionada pela artrite reumatóide (inflamação das articulações), dor do paciente com câncer, dor relacionada a esforços repetitivos durante o trabalho, dor nas costas e outras.
DOR RECORRENTE - Apresenta períodos de curta duração que, no entanto, se repetem com freqüência, podendo ocorrer durante toda a vida do indivíduo, mesmo sem estar associada a um processo específico. Um exemplo clássico deste tipo de dor é a enxaqueca.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Circular Normativa nº 09/DGCG, de 14 de Junho de 2003, equipara a dor ao 5º sinal vital e  considera como norma de boa prática a avaliação e o registo regular da intensidade da  dor em  todos os serviços prestadores de cuidados de saúde. A dor deve ser quantificada para um melhor tratamento e para tal existem vários instrumentos de avaliação sendo que os unidimensionais mais usuais são:
		
	 
	Escala Visual Analógica e Escala Numérica
	
	Escala de Limiar de dor e de limiar relativo
	
	Escala de Limiar absoluto Escala Visual Analógica
	
	Escala de goniometria e Escala para exame físico
	
	Escala de Limiar de dor e limiar de tolerância
	Respondido em 03/05/2021 20:21:07
	
	Explicação:
A Escala Visual Analógica ¿ EVA consiste em auxiliar na aferição da intensidade da dor no paciente, é um instrumento importante para verificarmos a evolução do paciente durante o tratamento e mesmo a cada atendimento, de maneira mais fidedigna.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	I. Muitos mecanismos e teorias têm sido propostos para explicar os efeitos da fisioterapia no controle e manuseio da dor.
PORQUE
II. Os efeitos da fisioterapia no controle e manuseio da dor envolvem os tecidos locais periféricos, mecanismos neurofisiológicos, psicofisiológicos e o efeito placebo.
		
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	Respondido em 03/05/2021 20:42:21
	
	Explicação:
Mecanismos e teorias têm sido propostos para explicar os efeitos da fisioterapia no controle e manuseio da dor. Estes envolvem os tecidos locais periféricos, mecanismos neurofisiológicos, psicofisiológicos e o efeito placebo. Atualmente, são baseados nas etapas do processamento da dor no sistema nervoso e nas modificações da neuroplasticidade. Além disso, os efeitos das técnicas são discutidos nos sistemas motor, simpático e hormonal, por meio de efeitos psicofisiológicos e placebo (Gosling, 2012).
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	          Os profissionais da fisioterapia dispõem de recursos que podem intervir no tratamento paliativo de pacientes com câncer. Estes cuidados são responsáveis por desenvolver um tratamento para doentes sem possibilidades de cura, monitorando e diminuindo os sinais e sintomas físicos, psicológicos e espirituais.
Analise as afirmações abaixo:
I. Na fisioterapia, a utilização de recursos manuais, meios físicos e ortóticos aumentam a percepção sintomática da dor.
II. Os métodos de terapia manual podem ser utilizados para complementar o alívio da dor, diminuindo a tensão muscular, melhorando a circulação tecidual e diminuindo a ansiedade do paciente.
III. Os agentes físicos mais utilizados, na fisioterapia, para o controle da dor,  são o calor, o frio e as correnteselétricas.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	Somente a I.
	 
	I, II e II estão corretas.
	 
	I e III, somente.
	 
	II e III, somente.
	 
	Somente a II.
	Respondido em 03/05/2021 20:43:47
	
	Explicação:
Ao considerarmos a dor como o principal sintoma que faz as pessoas buscarem serviços de saúde, a fisioterapia tem a responsabilidade de atuar significativamente nos cuidados ao paciente com dor. Porém, se consideramos a dor como um problema de saúde, atuação da fisioterapia depende da integração multiprofissional e interdisciplinar. Síndromes dolorsosas como as cefaléias, lombalgias, fibromialgia e síndrome dolorosa miofascial, comuns a diversos serviços de saúde brasileiros, mantém pacientes incapacitados e afastados de suas atividades diárias. Em vista disso, a formação do fisioterapeuta brasileiro se encaixa nas necessidades dos pacientes com dor, principalmente quando falamos de controle da dor e recuperação físico funcional. Abordagens são propostas com o objetivo de modular a dor, modificar percepções distorcidas e comportamentos anormais, combater crenças, mitos e atitudes disfuncionais, ganho de função, retorno as atividades e melhora da qualidade de vida. Por isso, podemos dizer que a fisioterapia no tratamento da dor é uma intervenção física e cognitiva comportamental, baseada em estratégias de educação e manejo da dor.
A atuação nos diversos níveis de atenção a saúde também são de responsabilidade do fisioterapeuta. Apesar da aceitação sobre a dor ser um problema de saúde mundial, a avaliação, tratamento e prevenção da dor são desafios a serem superados. Barreiras como a falta de conhecimento científico, a falta de pesquisas e de fundos financeiros contribuem para o subtratamento da dor por fisioterapeutas e outros profissionais. Eventos promovidos nos últimos 5 anos pela Associação Internacional para o Estudo da Dor concluíram que existe um grande déficit de conhecimento sobre a neurofisiologia e manejo da dor em todos os profissionais da saúde. Portanto, se faz necessária uma formação diferenciada e de educação continuada em dor.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	I. É importante determinar qual o mecanismo de dor se faz predominante para que a fisioterapia seja mais efetiva.
PORQUE
II. Dentro dos principais objetivos fisioterapêuticos, a modulação inibitória da dor irá ocorrer com a redução dos estímulos periféricos e centrais que sensibilizam o sistema nervoso.
		
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	Respondido em 03/05/2021 20:45:28
	
	Explicação:
Cada técnica possui uma explicação neurofisiológica com seus próprios mecanismos de ação. Os tratamentos fisioterapêuticos utilizam o conhecimento específico sobre os efeitos das técnicas para a aplicabilidade clínica. É importante determinar qual o mecanismo de dor predominante para que a fisioterapia seja mais efetiva. Dentro dos principais objetivos, a modulação inibitória da dor irá ocorrer com a redução dos estímulos periféricos e centrais que sensibilizam o sistema nervoso. Além disso, fatores biopsicossociais que são provocativos ou perpetuantes da sensibilização devem ser identificados pelo fisioterapeuta.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As estratégias não farmacológicas no alívio da dor em Cuidados Paliativos buscam melhor qualidade de vida para os pacientes com câncer ou outras doenças avançadas, auxiliando-os na reabilitação e no lidar com os sintomas. A fisioterapia também atua na prevenção de complicações: sejam da esfera osteomioarticular, respiratória e por desuso, que causem danos físicos e funcionais ao indivíduo. termoterapia, eletroterapia, cinesioterapia, massagem e o uso de órteses são procedimentos cuja utilização tem se mostrado benéfica ao paciente com câncer avançado.
		
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	Respondido em 03/05/2021 20:47:24
	
	Explicação:
O fisioterapeuta, nesta equipe, volta-se para os processos de recuperação do indivíduo, por meio de um conjunto de técnicas corporais que agem sobre o organismo humano, imprimindo-lhe uma mobilização ativa ou passiva, restaurando o gesto e a função das diferentes partes do corpo (NASCIMENTO PAIÃO; NADAI DIAS, 2012). São utilizados métodos e técnicas que atuam tanto na melhora da sintomatologia, quanto na prevenção e qualidade de vida do paciente oncológico (REIS JÚNIOR; REIS, 2007). A assistência fisioterapêutica deve estar presente, em todos os estágios da doença (COSTA et al., 2007). Os pacientes oncológicos que necessitarem de intervenção cirúrgica iniciam o acompanhamento no pré-operatório, conhecido como atuação na oncologia precoce, que vem desempenhando um importante papel na prevenção e minimização desses efeitos adversos do tratamento do câncer. O enfoque durante o período de internação deve ser global, evitando, minimizando e tratando complicações respiratórias, motoras e circulatórias (CIPOLAT; PEREIRA; FERREIRA, 2011). A prevenção e a promoção da saúde estão hoje entre as principais atribuições do fisioterapeuta e devem estar presentes em todas as fases do câncer, do diagnóstico ao tratamento e aos cuidados paliativos (FARIA, 2010). 
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A fibromialgia é um problema bastante comum, visto em pelo menos em 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia.
De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. Talvez os critérios utilizados hoje no diagnóstico da FM tendam a incluir mais mulheres. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes. Com essa narrativa quais são os sintomas que acometem a FM?
 A- O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo.
B - Existe uma maior sensibilidade ao toque.
C - A alteração do sono na fibromialgia é frequente, afetando quase 95% dos pacientes. O sono tende a ser superficial e/ou interrompido.
D - Outros problemas no sono afetam os pacientes com fibromialgia. Alguns referem um desconforto grande nas pernas ao deitar na cama, com necessidade de esticá-las, mexê-las ou sair andando para aliviar este desconforto. Este problema é chamado Síndrome das Pernas Inquietas.
E - A fadiga (cansaço) é outro sintoma comum na FM, e parece ir além ao causado somente pelo sono não reparador. Os pacientes apresentam baixa tolerância ao exercício.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	 As alternativas A e D estão corretas.  
	
	Somente a alternativa E está correta.                        
	 
	Todas as alternativas estão corretas.                        
	
	 Somente a alternativa B está correta.
                        
	
	 As alternativas B e D estão corretas                          
	Respondido em 03/05/2021 20:49:17
	
	Explicação:
O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneiralocalizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo.  Existe uma maior sensibilidade ao toque, sendo que muitos pacientes não toleram ser ¿agarrados¿ ou mesmo abraçados.  A alteração do sono na fibromialgia é frequente, afetando quase 95% dos pacientes. No início da década de 80, descobriu-se que pacientes com fibromialgia apresentam um defeito típico no sono ¿ uma dificuldade de manter um sono profundo. O sono tende a ser superficial e/ou interrompido.  Esta má qualidade do sono aumenta a fadiga, a contração muscular e a dor. Outros problemas no sono afetam os pacientes com fibromialgia. Alguns referem um desconforto grande nas pernas ao deitar na cama, com necessidade de esticá-las, mexê-las ou sair andando para aliviar este desconforto. Este problema é chamado Síndrome das Pernas. A fadiga (cansaço) é outro sintoma comum na FM, e parece ir além ao causado somente pelo sono não reparador. Os pacientes apresentam baixa tolerância ao exercício, o que é um grande problema, já que a atividade física é um dos grandes tratamentos da FM. A depressão está presente em 50% dos pacientes com fibromialgia. Isto quer dizer duas coisas: 1) a depressão é comum nestes pacientes e 2) nem todo paciente com fibromialgia tem depressão. Por muito tempo pensou-se que a fibromialgia era uma ¿depressão mascarada¿. Hoje, sabemos que a dor da fibromialgia é real, e não se deve pensar que o paciente está ¿somatizando¿, isto é, manifestando um problema psicológico através da dor.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Frente à dor crônica, grande parte dos estudos está relacionada com o câncer e com as dores crônicas de origem neuropática, embora um paciente com câncer possa apresentar quadros de dores agudas, mas que na maioria dos casos estão relacionadas com o tratamento como quimioterapia, radioterapia, cirurgias, biópsias, entre outros.
Com relação à dor crônica pode-se afirmar que são corretas:
I. Diferentemente das dores agudas, a dor crônica não está relacionada com a permanência ou aparecimento de alterações neurovegetativas (sinais de alerta).
II. Dor crônica é mais que um sintoma; é a doença que persiste; não desaparece após a cura da lesão ou está relacionada a processos patológicos crônicos.
III. A literatura aponta um tempo igual ou superior a doze meses da vigência de dor para evidenciarmos como dor crônica.
		IV. 
	
	Somente a I.
	
	 II e III apenas.
	
	I, II e III.
	 
	 I e II apenas.
	 
	 Somente a II.
	Respondido em 03/05/2021 20:49:58
	
	Explicação:
A dor crônica é conhecida como aquela dor com mais de 6 meses de duração. Este é um caso particular de dor com características próprias que vão além da discussão do tempo em questão.
A dor crônica não tem o mesmo efeito de uma dor aguda, ela é produto de uma lesão das vias nervosas que transmitem sinais de dores até o cérebro. Esta lesão faz com que os nervos continuem transmitindo algum sinal, por essa razão as pessoas que sofrem com alguma dor crônica sentem certos incômodos em forma de sensações como ardência, pontadas, queimação e choques que acompanham a dor.
... Artigo http://queconceito.com.br/dor-cronica

Continue navegando