Buscar

Sustentabilidade: Estratégias e Conceitos

Prévia do material em texto

ertos/Erros9/1
ABARITO | Avaliação disciplina on-lineAlterar modo de visualização
Peso da Avaliação10,00
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros9/1
AVALIAÇÃO - Peso 10,00 - Nota 9,00 - ESTUDO TRANSVERSAL I (17579)
1Uma pesquisa com mais de 2.631 executivos, gerentes e formadores de opinião de todo o mundo e de uma gama variada de indústrias revelou que a reformulação no modelo de negócio das empresas se dá conforme os resultados apresentados na figura a seguir. Com base no texto e na figura, quem mais influencia as empresas a implantarem estratégias de sustentabilidade?
FONTE: http://pagina22.com.br/2013/04/08/mais-empresas-lucram-com-sustentabilidade/. Acesso em: 25 jul. 2019 (adaptado).
A
Concorrentes.
B
Consumidores.
C
Recursos naturais escassos.
D
Pressões políticas e regulatórias.
2O conceito de sustentabilidade remete ao equilíbrio entre o tripé social, ambiental e econômico, de modo a garantir que as gerações futuras desfrutem dos recursos naturais que dispomos hoje. Na figura apresentada, demonstra-se uma das possibilidades para compreender o conceito de sustentabilidade. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, K.R.S. Estudos Transversais: Relações de Consumo e Sustentabilidade. Editora UNIASSELVI, Indaial, 2019, 62 p.
A
A sustentabilidade é um termo amplo e integrador dos diversos ramos do conhecimento e sua aplicação requer consciência e atitudes responsáveis.
B
O uso do termo sustentabilidade é recente, bem como as ideias que essa palavra inovadora trouxe para a humanidade promover o equilíbrio planetário.
C
A partir do conhecimento, consciência e atitude se chega à sustentabilidade, um conceito estável e permanente, de fácil compreensão e impraticável para as pessoas.
D
A sustentabilidade é o conceito científico mais amplo, que engloba o conhecimento, a consciência e as atitudes das pessoas em prol da produção industrial.
3A possibilidade de o consumidor escolher o alimento que consome, de acordo com critérios próprios de preferência, qualidade, segurança alimentar, princípios e valores, depende de informações que devem constar no rótulo dos produtos. Sobre a rotulagem dos transgênicos, o documento que exige esta informação é a(o):
A
Código de Defesa do Consumidor.
B
Política Nacional das Relações de Consumo.
C
Lei de Biossegurança.
D
Política Nacional de Resíduos Sólidos.
4O conceito de sustentabilidade abrange diversos ramos da sociedade. Atualmente, essa ideia está presente na Missão, Visão e Valores de diversas empresas no Brasil e no mundo, pois leva em consideração três dimensões fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
A
Social, Justa e Democrática.
B
Cultural, Energética e Aquática.
C
Financeira, Econômica e Lucrativa.
D
Econômica, Social e Ambiental.
5O consumo dos descartáveis tem sido apontado como o principal problema na geração de resíduos sólidos no mundo, especialmente em relação aos resíduos plásticos. Uma pesquisa recente divulgada pela Revista Pesquisa FAPESP (2019) aponta que uma das raízes do problema é a alta demanda da sociedade por plástico. Em 2016, a produção atingiu 396 milhões de toneladas; em 1950, foram colocados no mercado 2 milhões de toneladas. A fabricação de plástico virgem no século XXI (em apenas 16 anos) equivale ao volume produzido nos 50 anos anteriores. E as projeções indicam que, se o ritmo de crescimento não for contido, o mundo terá que acomodar cerca de 550 milhões de toneladas do material em 2030. Neste contexto, os fatores que contribuem para impulsionar a poluição plástica no mundo estão relacionados:
FONTE: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/08/planeta-plastico/. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
A
A falhas no sistema, onde o preço baixo dos plásticos resulta na predominância de uso de descartáveis, além dos baixos índices de coleta e reciclagem desses resíduos.
B
Aos hábitos de consumo dos brasileiros, que priorizam pelo uso de materiais retornáveis e colaboram para a coleta seletiva e reciclagem dos plásticos.
C
Ao comprometimento do mercado, com preços elevados do plástico e incentivo ao uso de retornáveis, os quais levam mais tempo para se decompor e podem ser reciclados.
D
A precariedade da coleta seletiva nas grandes cidades brasileiras e ao insucesso do uso dos plásticos ao redor do mundo, com predominância para o reaproveitamento e o reúso desses resíduos.
6A ideia sugerida pela charge está relacionada ao conceito de:
FONTE: encurtador.com.br/tvxF9. Acesso em: 1º ago. 2019.
A
Reciclagem e reutilização.
B
Obsolescência programada.
C
Tecnologia e sustentabilidade.
D
Desenvolvimento sustentável.
7O ciclo de vida de um produto consiste basicamente nas etapas de produção, uso, coleta de resíduos, tratamento de resíduos e potencial uso (reúso) em mercados secundários. Neste fluxo, os resíduos plásticos descartáveis apresentam qualidade inferior e baixo custo quando reciclados, portanto, dificultando o estímulo para o seu reaproveitamento em mercados secundários. Assim, para alcançarmos um futuro sem plásticos na natureza, é preciso:
A
Que os consumidores optem por produtos de origem orgânica e recusem o uso de plásticos, pois estes produtos devem deixar de ser utilizados, devido à falta de praticidade que proporcionam.
B
Que a mídia incentive a coleta seletiva e cada cidadão possa optar por consumir produtos de origem sustentável, tornando o uso do plástico proibido mundialmente e assim aumentar a reciclagem.
C
Que o ser humano tome consciência de suas atitudes perante o meio ambiente, utilizando objetos plásticos recicláveis e estimulando o uso de descartáveis.
D
Que os produtos plásticos desenvolvidos possam ser reutilizados ou reciclados e que ocorra a coleta seletiva em 100% dos locais de consumo no mundo.
8Analise a imagem anexa e indique qual ODS é o mais adequado e expressa o desafio proposto na mensagem da charge:
FONTE: https://latuffcartoons.files.wordpress.com/2012/07/sustentabilidade.gif. Acesso em: 12 set. 2019.
A
ODS 11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
B
ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
C
ODS 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.
D
ODS 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e o preço acessível à energia para todas e todos.
9O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS número 2, da Agenda 2030 da ONU, pretende "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável". Dentre as metas propostas para alcançar este objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.agenda2030.org.br/ods/2/. Acesso em: 12 set. 2019.
A
É obrigação da ONU e da Europa acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
B
É atribuição exclusiva dos governos acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
C
Os brasileiros mais ricos devem acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
D
Toda a sociedade deve contribuir para acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
10Considerando as informações da figura anexa, analise as sentenças a seguir:
I- O consumidor é levado a adquirir produtos que não necessita para viver, mas que agrada o seu ego.
II- Pelo excesso de consumo muitos se endividam, chegando ao ponto de ter seu nome em listas de inadimplentes.III- A figura expressa a ideia de consumo sustentável.
IV- Fica evidente a importância do nome nas embalagens para promover a sustentabilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://marianomarinho.blogspot.com/2015/09/humor.html. Acesso em: 12 set. 2019.
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.

Continue navegando