Buscar

Atividade - SICONV - CONDIÇÕES HIPOTESES DE VEDAÇÃO DE PUBLICIDADE- AULA 4

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Em 2014, a prefeitura do seu município pretende celebrar um convênio com o Ministério da Cultura e você está responsável pela demonstração de atendimento à condição do envio das contas municipais ao Poder Executivo Federal para consolidação nacional e por esfera de governo, relativas ao exercício anterior. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que representa o último dia para o envio das contas de 2013:
Escolha uma opção:
a. 31/04/2014
b. 30/04/2014 
Esta é a alternativa correta, já que uma das condições que precisam ser atendidas para celebração de um convênio é o envio suas contas ao Poder Executivo Federal, nos prazos previstos, para consolidação nacional e por esfera de governo, relativas ao exercício anterior.
No caso apresentado, como se trata de um município, o prazo limite é 30 de abril, como apresentado pela alternativa, devendo ser encaminhado com cópia para o Poder Executivo do respectivo Estado (art. 38, XIII, PI 507/2011).
c. 30/05/2014
d. 31/05/2014
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere que um município cuja população é inferior a 50 mil habitantes esteja na fase de celebração de um contrato de repasse com o governo federal para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no seu território. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Certamente não haverá necessidade do oferecimento de contrapartida.
b. O município poderá prestar contrapartida em bens e serviços, desde que economicamente mensuráveis.
c. É condição para a celebração do contrato de repasse o depósito da contrapartida financeira do município em conta bancária específica.
d. A LDO estabelece limites de contrapartida diferenciados para municípios com até cinquenta mil habitantes. 
Esta é a alternativa correta. A LDO para 2017 (art. 79, §1º, inciso I, alínea “a”), por exemplo, estabelece limite mínimo de 0,1% e limite máximo de 4% para municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma prefeitura pretende instalar em um imóvel privado um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) por meio da celebração de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Para tanto, o convênio prevê a realização de uma reforma em toda a estrutura do imóvel, que se encontra em uma região do município ainda não regularizada em termos de escritura. Considerando as condições para celebração, assinale a alternativa correta
Escolha uma opção:
a. A falta de escritura do imóvel não constitui qualquer óbice para a celebração do convênio.
b. Mesmo não possuindo escritura, o convênio será celebrado considerando o interesse público.
c. O instrumento adequado é o contrato de repasse (não o convênio) para a realização de reformas em imóveis
d. Não será possível celebrar o convênio, já que o município não conseguirá comprovar o exercício pleno dos poderes inerentes à propriedade do imóvel, ou da ocupação regular de imóvel. 
Esta é a alternativa correta, já que é preciso comprovar o exercício pleno dos poderes inerentes à propriedade do imóvel, ou da ocupação regular de imóvel, nos termos do inciso IV, do art. 39, da Portaria 507/11, quando o convênio tiver por objeto a execução de obras ou benfeitorias no imóvel.
No caso apresentado, isso não será possível, pois o imóvel se encontra em uma região do município ainda não regularizada, inexistindo assim a devida escritura do cartório.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma prefeitura pretende instalar em um imóvel privado um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) por meio da celebração de um contrato de repasse com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Para tanto, o contrato de repasse prevê a realização de uma reforma em toda a estrutura do imóvel, que se encontra em uma região do município ainda não regularizada em termos de escritura. Considerando as condições para celebração, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. O instrumento adequado é o convênio para a realização de reformas em imóveis.
b. A falta de escritura do imóvel não constitui qualquer óbice para a celebração do contrato de repasse.
c. Mesmo não possuindo escritura, o contrato de repasse será celebrado considerando o interesse público. 
A alternativa está incorreta, já que é preciso comprovar o exercício pleno dos poderes inerentes à propriedade do imóvel, ou da ocupação regular de imóvel, nos termos do inciso IV, do art. 23, da Portaria 424/2016, quando o instrumento tiver por objeto a execução de obras ou benfeitorias no imóvel.
No caso apresentado, isso não será possível, pois o imóvel se encontra em uma região do município ainda não regularizada, inexistindo assim a devida escritura do cartório. Não existe, como afirmado na alternativa, possiblidade de dispensa da escritura por motivo de interesse público, já que todos as transferências voluntárias celebradas pela União se norteiam pelo interesse público.
d. O instrumento adequado é o contrato de repasse para a realização de reformas em imóveis.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere que um município cuja população é inferior a 50 mil habitantes esteja na fase de celebração de um convênio com o governo federal para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no seu território. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. A LDO estabelece limites de contrapartida diferenciados para municípios com até cinquenta mil habitantes. 
Esta é a alternativa correta. A LDO para 2012 (art. 36, §1º, inciso I, alínea “a”), por exemplo, estabelece limite mínimo de 2% e limite máximo de 4% para municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes e limites de 8% até 20% para os demais municípios (alínea “c”).
b. O Ministério da Saúde sempre é obrigado a aceitar contrapartida não financeira.
c. Certamente não haverá necessidade do oferecimento de contrapartida.
d. É condição para a celebração do convênio o depósito da contrapartida financeira do município em conta bancária específica.
Feedback
Sua resposta está correta.

Continue navegando