Buscar

Química básica

Prévia do material em texto

Química básica
Química é a ciência que estuda a matéria, as transformações da matéria e as energias desenvolvidas nessas transformações.
Química básica
Matéria: tudo que ocupa lugar no espaço. Exemplo: Ouro.
Corpo: é uma porção limitada da matéria. Exemplo: barra de ouro.
Objeto: corpo produzido para utilização. Exemplo: anel de ouro.
Química básica
Propriedades gerais da matéria: são características comuns a toda porção de matéria. Exemplos: massa e volume.
Propriedades específicas da matéria: são características que permitem diferenciar os diversos tipos de matéria. Exemplo: ponto de fusão e ponto de ebulição.
Propriedades organolépticas: sentidos. Exemplo: paladar, cheiro,gosto,sabor.
Química básica
Fases de agregação da matéria
1- sólida: forma e volume constante. As partículas estão próximas e organizadas. Principal característica: Presença de retículo cristalino ( estrutura altamente organizada de partículas ). Bizu interessante: Sólidos apresentam baixa entropia, ou seja, baixa desordem, são organizados.
Líquido: forma variável e volume constante. As partículas estão próximas e desorganizadas. Principal característica: A passagem do sólido para o líquido é caracterizada pela ruptura do retículo. Exemplo: viscosidade ( resistência ao escoamento ). Maior a temperatura, menor a viscosidade. Elevadas atrações, maior viscosidade. E tensão superficial.
Gasosa: forma e volume variável. As partículas estão afastadas e desorganizadas. A passagem de líquido para gás é caracterizada pelo afastamento entre as partículas ( ruptura das atrações ). Exemplo: compressibilidade: porque o volume é variável.
 efusão e difusão: efusão: ( capacidade do gás escapar por um pequeno orifício. Difusão ( capacidade de se espalhar ).
Química básica
Mudança de fase de agregação:
Sólido líquido gás
Sólido -> líquido.: Fusão. Apresenta uma ruptura do retículo. É um processo endotérmico (absorve energia). OBS.: Aumenta a entalpia ( energia ) e aumenta a entropia ( desordem ).
 Líquido -> gás.:Vaporização. Apresenta uma ruptura das atrações. É um processo endotérmico. Aumenta a entalpia e aumenta a entropia. Vaporização divide-se em: ( evaporação, ebulição, calefação ).
Gás -> líquido.: Liquefação, também conhecido como condensação. Liquefação é de gás para líquido. Condensação é de vapor para líquido.
Líquido -> sólido.: Solidificação.
Sólido -> gás e Gás -> sólido.: Sublimação. Exemplo: naftalina: substância que acaba matando as baratas. Iodo é uma substância que sublima. Gelo seco ( gás carbônico no estado sólido ).
Líquido -> gás. Tipos de vaporização: 1. – Evaporação: passagem lenta e natural. Ocorre em qualquer temperatura em que haja líquido. Ou seja, maior a temperatura, maior a velocidade de evaporação.
 2. – Ebulição: processo rápido e turbulento. Ocorre em uma temperatura determinada. Exemplo: panela e coloca no fogo. Formação de bolhas.
 3 – calefação: processo imediato. Ocorre devido a um choque térmico. 
Grande diferença desses três é a velocidade: evaporação é lenta, ebulição é rápida, e calefação é imediata.
Química básica
Mudança de fase de agregação:
Fenõmenos cotidianos que envolvem mudanças de fase: 
Líquido -> gás. Processo endotérmico. ( absorve energia ).
Termo Regulação corporal ( suor ). No nosso corpo, tem uma queima de combustível, assim como o carro queima gasolina, nosso corpo queima glicose. Essa queima vai fazer com que o corpo aqueça. E o nosso corpo não pode se aquecer demais, pois pode haver desnaturação de proteínas, então tem um mecanismo para resfriar o corpo, quando o corpo percebe esse aquecimento, o corpo começa a liberar o suor.
Ventilador: vento acelera a evaporação. 
Química básica
Substâncias e misturas:
Matéria: tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço.
Subdivisões básicas: Matéria pode ser encontrada em: substância pura e de uma mistura.
Substância pura: COMPOSIÇÃO DEFINIDA. PONTO DE FUSÃO E PONTO DE EBULIÇÃO CONSTANTE. SÓ TEM UMA FÓRMULA. EXEMPLO: H20 
SUBSTÂNCIA SIMPLES: 1 ELEMENTO QUÍMICO. EX.: o2 ( OXIGÊNIO ), CL2 ( GÁS CLORO), O3 ( GÁS OZÔNIO ).
SUBSTÂNCIA COMPOSTA: H20, H2SO4.
MISTURA: COMPOSIÇÃO VARIÁVEL. PONTO DE FUSÃO E PONTO DE EBULIÇÃO VARIÁVEIS. 2 OU MAIS SUBSTÂNCIAS. 
HOMOGÊNEA: -> 1 FASE. Exemplo: h20 ( água). Mistura homogênea é a mesma coisa que solução. Outro exemplo: h2o ( água ) + sal. 
HETEROGÊNEA: -> 2 OU MAIS FASES. Água + óleo. H2o sólida ( gelo ) para líquida.
EXEMPLO: H2O -> SUBSTÂNCIA PURA E COMPOSTA.
Tipos de água: destilada = pura. 
Mineral = mistura homogênea: água + sais minerais. ( água potável ).
Salobra = grande concentração de sal ( água salgada ).
Água dura : ca2+ e mg2+ ( muitos sais de cálcio e magnésio ). Sabão não funciona na água dura, pois esses íons reagem com sabão e fazem o sabão precipitar. Ou seja, o sabão perde a sua função, não funciona.
Química básica
Gráficos de mudança de fase: 
Química básica
Alotropia: capacidade que certos elementos têm de formar substâncias simples diferentes.
Exemplos: 1 – oxigênio
O2 – gás oxigênio: ( gás vital ); oxidante ( causa oxidação, arranca elétrons ). É um comburente, ou seja, alimenta a combustão.
O3 – gás ozônio: forte oxidante - > bactericida; filtra os raios ultravioletas.
Exemplos: 2 – carbono
Diamante - > dura; isolante elétrico; jóias. Faz 4 ligações simples ( sigma). Hibridização: Sp3 - > tetraédrico.
Grafite -> mole; conduz corrente -> eletrodo; lubrificante. Ligações duplas alternadas. Hibridização: sp2 -> trigonal plano. Grafeno; fulereno; nanotubo. Todos são parecidos com grafite: cada carbono fazem Ligações: 3 sigmas e 1 pi e tem hibridização sp2.
Química básica
 análise imediata: separação de misturas: processo físico! ( que não altera a substância ). Separação de misturas,por exemplo, é um processo físico.
1 – mistura heterogênea: sólido + sólido
A) catação – separação manual. Diferença de tamanho, forma, cor. Exemplo: ato de catar grãos como o arroz, o feijão e o grão de bico.
 base da coleta seletiva para se ter uma reciclagem eficiente. 
2) ventilação – corrente de ar. Separa por diferença de densidade e não de massa! Usando uma corrente de ar. Exemplo: arroz + casca; café + casca.
C) peneiração: peneira. - > separa por diferença de tamanho. Exemplo: peneiração da areia pelos pedreiros com o intuito de separar a areia grossa da fina. A areia fina é usada nos acabamentos de uma construção.
D) separação magnética. - > separação feita por um auxílio de um imã. Substâncias atraídas por um imã são chamadas ferromagnéticas ( ferro, cobalto e níquel ).
E) dissolução fracionada. => Quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois, assim, o líquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente. Exemplo: areia e sal de cozinha. Ao adicionar água, apenas o sal será solubilizado pela água, e a areia vai formar uma fase sólida, que pode ser separada da fase líquida ( água + sal de cozinha ) usando um filtro simples.
F) flotação. -> flutuar; se separam por diferença de densidade. Exemplo: areia e serragem.
G) levigação. -> garimpos; se separa por corrente de água. Exemplo: areia e o ouro.
Química básica
 análise imediata: separação de misturas: processo físico! ( que não altera a substância ). Separação de misturas,por exemplo, é um processo físico.
2 – mistura heterogênea: sólido + Líquido
A) Filtração -> Um componente no estado sólido e um no estado líquido. Um exemplo de mistura com essa característica é agua com areia.
B) Filtração a vácuo -> Aumentar a velocidade da filtração.
C) decantação -> se baseia na diferença de densidade entre os seus componentes e no fato de serem insolúveis um no outro. Exemplo: água e óleo. Água e gasolina.
D) centrifugação -> processo que acelera a decantação, Separa o que é mais denso daquilo que é menos denso. Exemplo: máquina de lavar roupa. 
3 – mistura heterogênea líquido + líquido 
A) funil de decantação: decantação feita entre líquidos. Exemplo: água misturada com óleo.
4 – sólido + gás -> a) câmara de poeira. Exemplo: fumaça.
Química básicaanálise imediata: separação de misturas: processo físico! ( que não altera a substância ). Separação de misturas,por exemplo, é um processo físico.
 – mistura homogênea: sólido + líquido 
A) evaporação : salinas. Processo endotérmico.
B) destilação natural: é observado quando as gotículas de água são condensadas nos dias mais frios. Processo exotérmico.
Destilação simples: formado por um sólido dissolvido em um líquido, como o cloreto de sódio ( nacl ) em água.
Mistura homogênea: líquido + líquido
A) destilação fracionada: separação de diferentes componentes que apresentam propriedades físicas distintas, como o ponto de ebulição.

Continue navegando