Buscar

Tríade grega

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA 
 Aluna: Dianne Cristina Lobato Araújo 
 
 UP:18225209
 
 História do Pensamento Filosófico 
 Tema: A TRÍADE GREGA
 Belém/Pá
 2021
Sócrates, junto com Platão e Aristóteles, é considerado um dos maiores nomes da filosofia clássica, e é conhecido por ter contribuído para os primeiros estudos neste campo, sendo mesmo considerado um patrocinador do pessoal da filosofia ocidental. Algumas pessoas duvidam da existência de Sócrates. No entanto, depois que o diálogo com seus discípulos como Platão veio à tona por meio de obras escritas, ele estava cheio de confiança em sua vida e obra. Sócrates nasceu em 470/469 ac, Atenas, Grécia. Seus pais são Sophroniscus e Phaenarete. Ele é casado com Xantipa. Ele tem três filhos: Lamprocles, Sophroniscus e Menexenus. Ele nasceu em uma família simples, quase sem recursos econômicos. Seu pai era escultor e sua mãe costureira seu pai apresentou o artesanato ao filho, onde ele utilizou na juventude. Além de escultor, Sócrates também serviu no exército de Atenas por três temporadas. Depois de se aposentar, passou a exercer seu talento mais famoso: educador e filósofo.
Segundo relatos, Sócrates viveu uma vida simples. Ele participou ativamente da democracia da cidade de Atenas. Ele ainda serviu três anos no serviço militar entre os soldados e até mesmo participou da Guerra do Peloponeso (431-404 ac). Estudos têm mostrado que a aparência de Sócrates não parece satisfazer os outros. Ele foi descrito como um homem baixo e rechonchudo com olhos grandes. Seu aluno Platão chegou a dizer que ele "não era nada atraente". Os atenienses também foram derrogados em certas obras satíricas. Ele tem poucos amigos. Ao contrário-Sócrates discutia questões relacionadas à natureza, Sócrates e os socráticos gostam de analisar questões humanas e seus valores e fundamentos. Para Sócrates, se as pessoas fizerem uma auto-avaliação, saberão que a verdadeira descoberta está na alma humana, não fora dela. 
Este filósofo é considerado por muitos um homem sábio precisamente porque pensa que nada sabe. A frase mais famosa atribuída a ele é: "Eu só sei que nada sei." Algumas pessoas pensam que este é o paradoxo de Sócrates. "Eu só sei que nada sei" por ser o ditado mais famoso do mesmo. Segundo relatos, quando Sócrates visitou o oráculo de Delfos, eles começaram a cooperar com a filosofia e disseram que a ignorância o tornava o homem mais inteligente do mundo. Algumas pessoas pensam que Sócrates é a primeira pessoa com pensamentos humanísticos e ele gosta de desenvolver seu pensamento filosófico nas praças públicas de Atenas. Ele conversou com os jovens, especialmente sobre temas políticos e religiosos, tentando entender seus pensamentos. Sócrates é conhecido como um questionador, ele gosta de fazer perguntas para descobrir quem sabe. Ele acredita que o conhecimento foi alcançado quando o diálogo é conduzido. Às vezes, ele apontava as falhas no raciocínio de outras pessoas. Segundo o filósofo, não saber algo era positivo, pois assim seria possível caminhar em direção ao saber e, com isso, alcançar um conhecimento seguro.
Os especialistas atribuem a criação de Sócrates a um dos discursos mais importantes: “a sátira”. O método foi estabelecido fazendo-se ao interlocutor uma série de perguntas até que surgisse uma contradição, invalidando a hipótese inicial. Para se livrar dessa atitude hesitante, o interlocutor deve praticar o movimento mecânico, que significa a arte do parto. Para alguns estudiosos, a pedagogia socrática tem o princípio de acumular conhecimento, não apenas passar pensamentos, e é um dos melhores métodos de ensino de todos os tempos. Estudos mostram que, ao confirmar sua ignorância, Sócrates demonstrou uma espécie de sabedoria. Ele se concentra em unir conhecimento ao fazer as coisas. Não há informações e obras escritas por Sócrates. Na época, era difícil reter materiais escritos. Além disso, o livro mostra que ele acredita que a tradição oral é mais importante. Sócrates confiou sua pesquisa aos discípulos. Isso significa que o que realmente se sabe sobre ele é por meio dos seus alunos, que foram Platão, Xenofonte e Aristófanes. Para  Platão, ele era considerado o homem mais inteligente e justo de Atenas. Sócrates foi acusado de ser ateu e interagir com os sufis, ensinando os jovens a serem bárbaros e rudes, corrompendo assim os jovens. O filósofo também foi acusado de trair a democracia porque incentivou as pessoas a pensar, questionar as regras e desenvolver intelectuais. Os quinhentos conselhos das instituições políticas democráticas de Atenas condenaram a morte de Sócrates porque ele não acreditava nos deuses da cidade. No entanto, ele pode ter outra opção de punição. Os pensadores dizem que ele preferiu morrer a menosprezar todas as suas habilidades filosóficas. Portanto, em 399 ac, Sócrates escolheu acabar com sua vida após beber um copo de cicuta (veneno) aos 70 anos de idade.

Continue navegando