Buscar

2021 Avaliação Nutricional Aplicada - Aol 5

Prévia do material em texto

Curso de Nutrição 
Avaliação Nutricional Aplicada
NOTA 10
Atividade Contextualizada
Paciente A. D. S., sexo masculino, 54 anos, solteiro, natural e procedente de uma pequena cidade no interior Pernambucano, foi admitido na Clínica Médica de um grande hospital estadual em Recife-PE, devido ao quadro de diarreia e vômitos diários há seis meses, acompanhado da queixa de fraqueza e falta de apetite. Refere perda ponderal de aproximadamente 25 kg neste período. No momento da admissão, encontrava-se orientado em tempo e espaço, acamado, com “olhar perdido’” pouca comunicação e com sinais de consumo do tecido adiposo e muscular (depleção de têmporas e masseter, exposição do arco zigomático, olhos encovados, depleção acentuada da Bola gordurosa de Bichart, dentição incompleta, ombros quadrados, escápulas proeminentes, abdome escavado, consumo do músculo quadríceps). Apresentava ainda ressecamento cutâneo importante, turgor diminuído, pele inelástica, mucosas e conjuntivas hipocoradas e desidratadas. Sem diagnóstico definido, os médicos trabalharam com a Hipótese diagnóstica de Síndrome Consumptiva a Esclarecer (emagrecimento sem causa ainda definida).
1. Dados antropométricos: Peso habitual: 70kg; Peso atual: 45 kg; Altura: 1,60m
2. Dados bioquímicos: Hemoglobina: 8,9g/dL; Hematócrito: 26,7%; VCM: 69fL; Albumina: 2,4g/dL.
3. Prezado estudante, considerando os dados expostos, redija um texto com o limite máximo de 30 linhas, abordando os seguintes tópicos:
a. Avaliação da fácies do paciente.
b. Classificação do paciente segundo a Avaliação Subjetiva Global (ASG).
c. Interpretação da perda de peso.
d. Interpretação dos dados bioquímicos.
e. Discussão sobre os sinais observados no exame físico.
f. Opinião: você acrescentaria mais algum método para a avaliação do estado nutricional deste paciente?
De acordo com todos os sinais e sintomas, o cálculo do IMC resulta em 17.58, abaixo do valor recomendado com classificação de magreza causada por desnutrição secundária, em consequência da doença do paciente. A classificação segundo a ASG é categoria C, gravemente desnutrido: severa perda de peso (25kg) em relação ao peso habitual (70kg) de 35.71%, perda de tecido adiposo e muscular, perda de apetite, necessita estar acamado, sintomas gastrintestinais (vômito e diarreia) há mais de 15 dias.
O exame físico tem como objetivo avaliar a perda de gordura e massa muscular e presença de líquido no espaço extracelular. Os sinais (depleção de têmporas e masseter, exposição do arco zigomático, olhos encovados, depleção acentuada da Bola gordurosa de Bichart, ombros quadrados, escápulas proeminentes, abdome escavado, consumo do músculo quadríceps) indicam depleção de gordura e massa muscular. Na cavidade oral observou-se a dentição incompleta, que agrava ainda mais a desnutrição pela dificuldade de mastigar e engolir. A mucosa e conjuntiva hipocoradas, pele inelástica e turgor diminuído indicam desidratação. 
O paciente está com os valores de hematócrito (26.7%), hemoglobina (8,9g/dL) e VCM (69fL) abaixo dos valores normais de referência em homens, sendo eles: hematócrito - entre 39,7% e 52%; hemoglobina - entre 13g/dL e 16,9g/dL e VCM (volume corpuscular médio) - entre 81,8fL e 100,6fL, indicando anemia. A albumina em 2,4g/dL, abaixo dos valores normais de referência (entre 3,5g/dL e 5,5g/dL) indicam hipoalbuminemia, que ocorre pela ingestão e absorção reduzida de substratos, diminuição da síntese hepática, perdas renais, intestinais, cutâneas etc. Por apresentar “olhar perdido” e pouca comunicação é um indicativo de fácies crônica.
Outros parâmetros que poderiam auxiliar a avaliação do estado nutricional são: análise de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia em jejum, hemograma completo, transferrina, ureia, creatinina, ácido úrico, vitamina B12, ácido fólico, homocisteína, ferro, 25OH vitamina D, hemoglobina glicada, urina tipo I, cultura de urina, proteína C-reativa, pré-albumina, histórico familiar, bioimpedância e outros.
Referências
1. Rosenfeld LG, Malta DC, Szwarcwald CL, Bacal NS, Cuder MAM, Pereira CA, Figueiredo AW, Silva AG, Machado IE, Silva WA, Neto GV, Silva-Júnior JB. Valores de referência para exames laboratoriais de hemograma da população adulta brasileira: Pesquisa Nacional de Saúde. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 22, supl. 2, E190003. SUPL. 2, 2019.
2. DUARTE, A.C.G. Avaliação nutricional: aspectos clínicos e laboratoriais. São Paulo: Atheneu, 2007.
3. VÍTOLO, M.R. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2008.

Continue navegando