Buscar

avaliação licenciatura em foco

Prévia do material em texto

1.
	A terminologia da palavra aldeia global é um dos problemas da diversidade cultural, pois entende-se que significa juntar ideologias. São interesses fortemente econômicos ao consumo de recursos tecnológicos que vendem a ideia de aproximação, mas que na realidade é uma outra forma de exclusão, uma vez que ainda não é a maioria das pessoas tem acesso limitado à tecnologia. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um mercado globalizado, sendo apresentado por diferentes culturas, e as diferenças não são profundas, que vem ao desencontro com as diferenças.
	 b)
	Há uma busca de uniformidade ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido. As diferenças não são valorizadas.
	 c)
	Um mercantilismo assustador no contexto das tecnologias apresentado como capaz de unir, quando na verdade, as diferenças não são profundas.
	 d)
	Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas.
	2.
	A desigualdade social, numa perspectiva ampla, não reflete apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social. No entanto, num contexto holístico, é vista através de lentes políticas e históricas. Sobre a desigualdade social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A integração dos sujeitos na sociedade.
	 b)
	As relações harmoniosas que exteriorizam o diálogo e os debates tranquilos.
	 c)
	A marginalização, a pobreza e a exclusão social.
	 d)
	A segurança, a moradia e o saneamento básico.
	3.
	Os desafios nos dias de hoje com relação à diversidade têm marcas do passado, por isso é uma questão de consciência coletiva. Quando se trata de diversidade, há uma ampla compreensão acerca de estudos mais subjetivos para circundar maior entendimento do assunto. Sobre os significados da diversidade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Aculturação.
II- Globalização.
III- Multiculturalismo.
IV- Aldeia global.
(    ) O multiculturalismo surge das lutas pelo reconhecimento de outras formas de saberes, diferentes, silenciosas e a cada dia mais suprimidas pelo processo de global de hegemonia.
(    ) Ao falar em globalizar, entendemos como um processo histórico, simultâneo, social, econômico, político e cultural, no qual se movimentam indivíduos, povos, governos, entre outros.
(    ) O processo de cultura se dá pelo contato de duas ou mais matrizes culturais diferentes das interações socais entre grupos de culturas diferentes.
(    ) Esse processo quer dizer que o progresso tecnológico está reduzindo todo o nosso planeta à situação de uma comunidade, ou seja, que as pessoas têm a possibilidade de se intercomunicar diretamente umas com as outras por processos coletivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	IV - II - I - III.
	4.
	A perspectiva intercultural surge da necessidade de dar um novo rumo ao que propõe o monoculturalismo, que defende a ideia do compartilhamento dos povos em uma mesma cultura. A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura e o contexto oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A cultura e o contexto de diferentes sistemas simbólicos se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A cultura e o contexto não oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	A educação não formal é uma atividade com uma intencionalidade, mas com outra organização, sistema e tempo, podendo ser encontrada nos trabalhos comunitários e atividades culturais, bem como na escola e nas atividades extracurriculares que integram os conhecimentos da educação formal. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O grande desafio da escola não é investir na superação da discriminação.
II- O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação.
III- A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo e o multiculturalismo
IV- A discriminação surgiu de interpretações deturpadas com a finalidade de manipular a opinião e justificar a escravidão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	Cultura e educação são entendimentos complementares, apesar de que, muitas vezes, possam parecer contraditórios. Por exemplo, "a farra do boi", no litoral de Santa Catarina, tradição que traz desrespeito aos animais. Nesse sentido, podemos entender que cultura não apenas é herança, mas uma construção coletiva em processo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura é uma construção coletiva.
II- A cultura não necessita de um conhecimento da tradição.
III- A cultura não é uma questão de ser, mas de se tornar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	Podemos dizer que a diversidade cultural, no contexto escolar, deve ser entendida pelo mesmo viés, vinculado a tradições, porém, em processo de transformação na ação coletiva. O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais, a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
	 b)
	Relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
	 c)
	Relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
	 d)
	O relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.
	8.
	De acordo com a pesquisa e o resultado realizado pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas - FIPE -, as pessoas não se julgam preconceituosas, mas suas ações representam a discriminação. A frase "não tenho nada contra, porém não quero contato" é um exemplo de preconceito velado. Sobre o preconceito vivenciado dentro da realidade escolar, analise as seguintes afirmativas:
I- Os professores são julgados principalmente por sua etnia (negro), sua situação econômica (pobre) e orientação sexual (homossexual).
II- Os demais profissionais da escola são julgados principalmente por sua idade (idoso), orientação sexual (homossexual) e gênero (mulher).
III- Os professores são menos julgados por morarem em área rural, por serem índios ou ciganos.
IV- Os demais profissionais da escola são menos julgados por serem negros, pobres e pertencerem ao gênero feminino.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Pesquisa sobre preconceito e discriminação no ambiente escolar. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diversidade_apresentacao.pdf. Acesso em: 14 maio 2016.
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	9.
	Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antesde conhecê-las. É um julgamento apressado, superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas (LIMA, 2014). São as pessoas dentro da própria escola que acabam julgando ou nivelando o grau de conhecimento do professor de acordo com sua cor, etnia, poder aquisitivo, sexualidade, gênero, condição física e de moradia, não considerando seu grau de estudo, formação, empenho, leituras, entre outros, ou seja, julgam pelas características, na maior parte, físicas. Sobre as maiores vítimas do preconceito dentro do contexto escolar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA; C. F. Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/preconceito-racismo-e-discriminacao-contexto-escolar/>. Acesso em: 15 out. 2017.
	 a)
	Professor branco, pobre e nordestino.
	 b)
	Professor homossexual, branco e que vive em zona urbana.
	 c)
	Professor negro, pobre ou homossexual.
	 d)
	Professor pobre, pardo e que vive em zona rural.
	10.
	Os estudos apontados por Hall (2003) trazem as divergentes ideias e interpretações que vêm causando discussões entre teóricos quando o assunto é multiculturalismo. Uma dessas discussões se refere à tendência de "aldeia global". Sobre essa tendência, analise as sentenças a seguir:
I- A "aldeia global" é uma ideia equivocada, pois provoca homogeneização nos modos de ser e entender o mundo.
II- A "aldeia global" é uma ideia que aproxima as pessoas, pois concebe a inclusão por meio dos recursos tecnológicos.
III- A "aldeia global" é uma ideia que fomenta o consumo de recursos tecnológicos com a falsa impressão de aproximação entre as pessoas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	O Projeto Político Pedagógico (PPP), dentro do ambiente escolar, deve se apresentar como um documento dinâmico e flexível às transformações nas tomadas de decisões. Contudo, exige grande reflexão de toda equipe educativa no enfrentamento das dificuldades e na construção da educação que se almeja. Sobre o PPP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um documento que expressa os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola.
(    ) É um documento que traz a síntese das demandas sociais e legais do sistema de ensino.
(    ) É um documento que revela a cultura, os propósitos e as expectativas da comunidade escolar.
(    ) É um documento que preconiza o nivelamento do ensino, pois todos aprendem no mesmo tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	As adaptações pedagógicas devem compreender a organização administrativa e pedagógica, os recursos humanos e os recursos materiais. Esses são os principais eixos norteadores de qualquer mudança em prol da inclusão. Nesse sentido, tais adaptações devem contemplar os seguintes critérios para o aluno com deficiência no ensino regular. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento integral do aluno, abrangendo o cognitivo, o social e o afetivo.
(    ) Que o aluno se adéque conforme as especificidades de cada escola.
(    ) Que as dificuldades individuais de cada aluno sejam respeitadas e atendidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	3.
	A Educação Inclusiva compreende a Educação Especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. Para se almejar uma educação inclusiva, é imprescindível uma nova postura no plano de ação curricular, investir com seriedade na formação inicial e continuada dos professores, com a finalidade de criar uma consciência crítica sobre suas práticas pedagógicas, em que possam identificar as necessidades dos alunos, incentivando e desenvolvendo seus potenciais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, acontece no íntimo de um vínculo humano, cuja matriz se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, não acontece no íntimo de um vínculo humano, cuja matriz se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo de vínculos entre o filho com a mãe, com o pai e com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, acontece no íntimo de um vínculo humano, mas não se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	As políticas públicas podem ser definidas como um conjunto de ações do governo destinadas a atender determinada demanda ou problemática. Uma das problemáticas existentes em nosso contexto vem sendo garantida na Lei nº 10.436/02. Sobre o que diz a Lei, analise as afirmativas a seguir:
I- Estabelece que a Língua Brasileira de Sinais é um meio legal de comunicação e expressão.
II- Determina que seja institucionalizada e difundida a Língua Brasileira de Sinais, como também sua inclusão como disciplina nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia.
III- Torna obrigatório o ensino de disciplina de Libras, em todas as modalidades de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei10436.pdf>. Acesso em: 3 maio 2018.
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	5.
	Diversidade social é o conjunto de diferenças e valores compartilhados por todos os humanos nas relações sociais. Essas diferenças são expressas através da nossa língua, nossa cultura, etnia, rituais, entre outros. O termo diversidade nos remete a uma pluralidade e variedade, mas nem sempre há respeito e tolerância a culturas e etnias diferentes, por exemplo. Nela, percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do termo já existente. Nessa perspectiva, sobre a comunidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo.
	 b)
	É constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compõem.
	 c)
	É composta por pessoas que estão unidas por laços consanguíneos e baseados em relações espontâneas.
	 d)
	É a representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construírem novas formas de relação social.
	6.
	As políticas públicas podem ser entendidas como um conjunto de ações do governo que tem por objetivo atender às demandas ou às problemáticas da sociedade. Nesse contexto, as políticas públicas destinadas à educação contribuem para o avanço do ensino, uma vez que atendem às medidas estabelecidas na Constituição da República Federativa do Brasil. Sobre a Constituição de 1988, com relação à diversidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Visa à formação de professores com estudos da multicultura para que compreendam as formas de preconceito.
	 b)
	Visa à orientaçãoà sociedade sobre as expressões do preconceito.
	 c)
	Visa promover o bem de todos, acabando com os preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
	 d)
	Visa controlar o preconceito pela manifestação, palestras e punição.
	7.
	O Plano Nacional de Educação - PNE - determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo de metas visam à garantia do direito à educação básica com qualidade. O segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação. Por fim, o quarto grupo de metas refere-se ao Ensino Superior. Sobre o Plano Nacional de Educação - PNE -, analise as seguintes afirmativas:
I- Tem como objetivo discutir, planejar e refletir sobre o modelo de escola que queremos: uma escola participativa, comprometida com a relação escola-sociedade, ou somente por imposição, já com métodos definidos de ensino-aprendizagem.
II- Traz em seu contexto as diretrizes que buscam orientar a educação nacional, independentemente de ser pública ou privada, definindo as responsabilidades da União, dos Estados e municípios.
III- É composto por 92 artigos entre a Educação Básica e o Ensino Superior, buscando refletir a educação brasileira, em que encontramos muitos desafios numa nação com diversas realidades para educandos e educadores.
IV- Formado por 20 metas, é a base para os estados e municípios elaborarem seus planos educacionais com previsão de recursos financeiros, que devem ser aprovados para a sua execução.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	8.
	A suposição de que havia um consenso absoluto sobre a organização social e a vida cultural de cada tribo só era possível através da ideia que os administradores e cientistas europeus tinham da tradição desses povos. As sociedades "tribais" (ou "primitivas") seriam, para eles, "sociedades tradicionais" - não só as regras de conduta eram pautadas rigidamente pelo costume, como esse costume era transmitido, oralmente e de forma imutável, de geração a geração, desde o princípio dos tempos. Os europeus não admitiam que os africanos pudessem refletir criticamente sobre a sua própria cultura. Sobre as relações étnicas no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O resultado sociopolítico dessa visão estereotipada ainda hoje pode ser observado com relação à população afro-brasileira.
(    ) Os conflitos raciais resultam de esteriótipos sociais, e não de fatos científicos.
(    ) Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram.
(    ) O consenso absoluto não existe em diferentes culturas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	9.
	Para valorizar a diversidade, no que diz respeito à inclusão, é necessário atender a todas as especificidades, sejam elas físicas ou intelectuais. Dessa forma, o sujeito tem acesso a seus direitos e a oportunidade de se desenvolver como cidadão com os mesmos direitos dos demais. Sobre a perspectiva da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Promove o acesso aos sujeitos negados, sem a preocupação de atender às especificidades de cada sujeito.
(    ) Considera os ajustes necessários para que qualquer pessoa se sinta parte do grupo.
(    ) Respaldada-se nos Direitos Humanos para defender uma educação para todos.
(    ) Reconhece a importância de uma política educacional que apoie a reformulação dos currículos, avaliação e formação dos professores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V -V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	Os debates e as pretensões voltadas a uma educação inclusiva iniciaram no Brasil a partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, porém somente se concretizou com a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, em Salamanca (1994). Dos diálogos e discussões surgiram ações que manifestavam um objetivo. Qual era esse objetivo?
	 a)
	De tornar o ensino regular as pessoas com necessidades especiais, uma opção para instituições de ensino.
	 b)
	De unir o ensino especial com o regular.
	 c)
	De efetivar o ensino regular ao encargo da comunidade.
	 d)
	De adaptar os alunos às necessidades da escola.

Continue navegando