Buscar

Atividade Discursiva - Administração Financeira ll

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No mercado de capitais encontra-se dois tipos de mercado: o mercado primário e o mercado secundário. O mercado primário compreende a oferta pública de novos valores mobiliários com aporte de recursos a companhia. É neste mercado que a empresa faz a emissão dos títulos. Quando a empresa oferece novos títulos no mercado, ela irá receber fundos por ele, pois quando a empresa oferece novas ações no mercado, ela está vendendo parte do seu capital, sendo assim, recebe os devidos fundos desta venda no mercado primário. E com referência ao mercado secundário explique por que ele leva este nome e como ele funciona.
Descreva por que se chama de mercado secundário e a sua funcionalidade no mercado de capitais.
Resposta:
O mercado secundário leva este nome porque ele é um local onde os investidores fazem a negociação entre si, e não com a empresa emissora do participante, e as novas ações lançadas por uma empresa podem ser negociadas entre terceiros. Geralmente isso ocorre após a assinatura dos ativos após uma oferta pública (IPO), onde a empresa vende ações ao abrir seus capitais, pela primeira vez, ou depois de uma oferta consecutiva (follow-on) primária, em que uma empresa já listada lança novas ações.
Isto significa que o investidor que compra novas ações lançadas pela empresa, tem a possibilidade de repassá-los, através de venda, para outros investidores no momento ideal. Esse processo em que a transferência de recursos é feita entre investidores é realizada no mercado secundário. Desta forma a empresa emissora dos papéis transacionados neste mercado, não se apropria dos recursos obtidos com a negociação. 
O mercado primário e o mercado secundário são complementares e essenciais para a economia. Porque ambos são complementares. O mercado secundário é um grande estímulo para o desenvolvimento do mercado primário.
Se os investidores não tivessem a oportunidade de liquidar seus títulos antes do prazo de vencimento, provavelmente não estariam dispostos a investir em outros produtos financeiros.
Assim investir no mercado secundário pode ser uma boa estratégia, independentemente do seu perfil de investidor. Basta escolher produtos adequados aos seus propósitos.

Continue navegando