Buscar

AD Avaliação a Distância Resolvida - Conhecimento Geral das Aeronáves

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância (AD)
Unidade de aprendizagem: Conhecimento geral das Aeronaves (Asas Fixas) 
Curso: 
Professor: 
Nome do aluno: 
Data: 
Orientações:
1. Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
1. Entregue a atividade no prazo estipulado.
1. Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
1. Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
A partir do estudo das unidades de nosso livro didático e de pesquisas em outros livros ou na internet, responda as questões abaixo relacionadas.
1. Para que um aeródino se mantenha em movimento com velocidade constante e em linha reta, é preciso que forças atuem sobre ele e que a resultante dessas forças seja nula. 
Baseado nessa afirmação, explique quais são os fundamentos da física que proporcionam o voo aeródino. (2 pontos)
 O principal fundamento que explica o voo de um aeródino é a 3ª Lei de Newton, que diz que para toda ação existem uma reação de mesma intensidade, mesma direção e de sentido diferente do objeto que se aplicou a força ao objeto que aplicou a força.
 O princípio de Daniel Bernoulli também explica o voo de um aeródino, quando diz que num fluido em movimento, quando a velocidade aumenta, a pressão estática diminui
2. Cite e justifique os conceitos teóricos envolvidos em cada afirmativa listada abaixo e confirme se ela é válida ou falsa. (2 pontos)
“Em uma pista, quanto maior a temperatura maior será a corrida de decolagem”.
Resp.:A temperatura influencia diretamente na decolagem, quando maior a temperatura, a corrida de decolagem também será maior pois, o ar em temperaturas mais elevadas é mais rarefeito, tornando a sustentação da aeronave mais difícil, necessitando de maior velocidade para decolar.
 Verdadeira
“A pressão atmosférica é do tipo dinâmica”.
Resp.: A pressão atmosférica é do tipo estática, logo a afirmativa é falsa. 
“Quando o ar escoar uniformemente por um tubo, nós teremos na parte mais estreita desse tubo maior temperatura”.
Resp.: Falso. Haverá na parte mais estreita do tubo maior pressão. 
“A força resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento da aeronave, denomina-se tração”.
Resp.: Verdadeira
3. A aeronave nada mais é que uma máquina composta por vários sistemas e componentes que produzem algum trabalho ou efeito aerodinâmico com o objetivo de fazê-la voar. Baseado nesta informação e com pesquisas bibliográficas em outros materiais além do livro didático, descreva de modo sucinto cada um dos itens abaixo. (2 pontos)
Superfície aerodinâmica.
Resp.: Superfícies moldadas de maneira que produzam o menor arrasto possível durante o voo.
Centro de gravidade.
Resp.: Pode também ser chamado de ponto de equilíbrio, é um ponto específico em um corpo onde se pode aplicar a gravidade, onde todas as forças de atração se mantem equilibradas.
Centro de pressão.
Resp.: É o ponto onde as forças aerodinâmicas atuam, também conhecido como CP.
 O perfil pode varias em dois, onde no perfil assimétrico quanto maior o ângulo de ataque aumentará a resultante aerodinâmica e no deslocamento do centro de pressão para frente.
 O perfil simétrico o aumento do ângulo de ataque aumentará a resultante aerodinâmica, porém não irá alterar o centro de pressão 
Ângulo de ataque
Resp.: É o ângulo formado pela corda do aerofólio e a direção do seu movimento com relação ao vento aparente (vento relativo).
4. Faça uma descrição completa de um sistema básico que é utilizado nas aeronaves com o objetivo de fornecer combustível ao motor. (2 pontos)
Resp.: O sistema de combustível armazena e fornece ininterruptamente o combustível para o motor da aeronave, em quantidade e pressão adequada O combustível é armazenado nos tanques de combustível, normalmente instalados nas asas (podendo varias de acordo com as necessidades técnicas da aeronave) com dois sistemas distintos para a transmissão do combustível para o motor. São eles a alimentação pela gravidade, onde a gravidade da terra se encarrega de puxar o combustível que se encontra num tanque elevado em relação ao motor da aeronave. 
 E a transmissão por pressão, usado em aeronaves de asa baixa, onde os tanques se encontram na mesma altura dos motores tornando inviável a alimentação pela gravidade, sendo necessária a utilização de alimentação por pressão. A alimentação por pressão é basicamente uma bomba mecânica que se encarrega de fornecer combustível sob pressão para o grupo motopropulsor. 
5. O relatório final de um acidente grave com uma aeronave Cessna 172RG descreve o seguinte:
“A aeronave retornava de uma missão de treinamento e estava em procedimento de descida e aproximação para pouso. Solicitado pelo controle para reduzir sua velocidade para 90Kt o piloto optou por baixar o trem de pouso para auxiliar na redução de velocidade. Logo em seguida surgiram chamas e fumaça por trás do painel de instrumentos logo acima das pernas do piloto. Em face da situação o piloto declarou emergência através da comunicação “Mayday, Mayday, Mayday”, informando suas condições e necessidade de pouso imediato. O controle de voo instruiu uma proa direta para a final do procedimento e aproximação a critério do piloto. Em poucos segundos o incêndio a bordo e a situação do voo se deterioraram. A quantidade de fumaça restringia a respiração e a visão do piloto, seu sapato e calça estavam em chamas, parte dos instrumentos deixou de funcionar assim como os rádios. Em virtude desta condição de voo o piloto pousou a aeronave em um terreno baldio a uma milha da cabeceira da pista. A aeronave foi totalmente destruída pelo fogo e o piloto teve queimaduras graves nas pernas e nos pés.”
O relatório indica como causa provável do incêndio um curto circuito no terminal da bomba hidráulica de acionamento do trem de pouso devido a instalação inadequada e fora do padrão da conexão elétrica da bomba hidráulica e posicionada na parte interna da cabine.
Assista o depoimento do piloto no link: 
https://www.youtube.com/watch?v=kOfovyrKHss
Baseado neste relatório pergunta-se:
a) Por que o piloto resolveu baixar o trem de pouso bem antes da aproximação final? Explique: Para que o arrasto parasita provocado pelo trem de pouso exposto auxiliasse na diminuição da velocidade da aeronave. 
b) Descreva o sistema de energia da aeronave em que ocorreu o curto circuito causador do incêndio: A aeronave possuía um trem de pouso retrátil, comum nas aeronaves de seu porte. Esse trem de pouso recebe corrente elétrica nos terminais da bomba hidráulica sempre que requisitado, que por sua vez, envia pressão hidráulica para os atuadores. Na aeronave em questão esse sistema elétrico não estava instalado como deveria, além de estar do lado errado da parede de fogo, que deveria estar instalado do lado de fora da parede de fogo, e não na parte de dentro como foi instalado.
c) Que outro recurso o piloto poderia ter usado para controlar ou amenizar a situação? Justifique: O piloto deveria ter seguido os manuais da aeronave, fechando as entradas de ar e de aquecimento da aeronave para evitar qualquer tipo de corrente de ar e usar os extintores de incêndio 
d) Explique porque a instalação da bomba hidráulica na parte interna da cabine é incorreta em termos de segurança. O manual de operações recomenda a instalação na parte externa justamente para evitar esse tipo de acidente. A instalação na parte interna não é recomendada devido à grande quantidade de material inflamável presente, se a instalação tivesse sido feita na parte externa, o máximo que poderia ter acontecido era um princípio de fogo, sem muitos problemas.

Continue navegando