Buscar

EMPRENDORISMO DESAFIO COLABORATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EMPRENDORISMO: DESAFIO COLABORATIVO
Olá, alunas e alunos!
Sejam bem-vindos ao Desafio Colaborativo da disciplina de Empreendedorismo.
Como o próprio nome diz, o objetivo desta disciplina é desafiá-los e analisar seus conhecimentos sobre o tema.
No desafio colaborativo, todos participam e dão suas respostas com base no que aprenderam, entenderam e/ou pesquisaram sobre o assunto. É muito importante que todos participem, pois só assim poderemos enriquecer nosso conhecimento e explorar como cada um toma decisões diante da mesma situação.
É uma excelente oportunidade para você pesquisar referências importantes sobre a nossa disciplina. Essas informações não precisam necessariamente estar na internet, você poderá usar outras fontes, como por exemplo: livros, revistas e artigos acadêmicos.
Caso queira citar tais fontes em suas respostas, não se esqueça de referenciá-las!
Então, vamos lá?!
1.   Leia a situação a seguir:
Luiz Alberto acabou de se formar em medicina veterinária e deseja entrar na área. Ele sempre pensou em ter sua própria clínica e trabalhar por conta. Sendo assim, resolveu comprar um Pet Shop para iniciar seu empreendimento.
O mercado de Pet Shop é um segmento promissor e o que mais cresce no mundo, portanto, Luiz achou interessante abrir uma clínica veterinária onde poderia atender os clientes do Pet Shop. Desta forma, comprou um Pet Shop de um senhor que estava se mudando para o interior. Depois de alguns meses de funcionamento de sua loja, Luiz Alberto estava muito desmotivado, acreditando ter feito um mau negócio. Ao analisar o cenário em que se encontrava, ele percebeu que:
·    Não entendia sobre o segmento de pet shop, apenas sobre pets;
·    A sua loja estava localizada em uma área de muitos comércios e ele não tinha ideia se havia residências ao redor;
·    Os poucos clientes que iam à loja reclamavam muito da falta de produtos e serviços que a loja oferecia;
·    O faturamento da loja não era suficiente para pagar as despesas da empresa, nem atraia clientes para a sua clínica veterinária.
Diante dos fatores apresentados, se Luiz Alberto não tomasse uma atitude imediata, ele iria falir e perder todo o investimento que fizera na clínica, o que o tornaria um empresário frustrado.
2.   O Desafio:
Leia, reflita e responda aos questionamentos a seguir em relação à situação de Luiz Alberto:
O PET SHOP DE LUIZ ALBERTO
ARI FELIX DA SILVA
Em primeiro lugar Luiz Alberto deveria, antes de fazer o negócio da compra do Pet Shop, ter feito um curso preparatório em instituições, que treinam novos empresários como o SEBRAE, e saísse já com seu planejamento estratégico, projeto e plano de negócio, analise de mercado, análise detalhada do seu consumidor e de fornecedor, analise financeira, e mais pesquisasse o mercado de pet shop, entrevistasse pessoa com experiencia no negócio, para que ele entrasse com o pé no chão, pois desta forma evitaria ou amenizaria estes problemas criado pela sua falta de experiencia, já que a experiencia profissional ele já tinha adquirido na faculdade. 
Vamos então responder as perguntas: a) Como Luiz Alberto pode atrair novos clientes para a sua loja e consequentemente para a sua clínica veterinária? Uma solução para este problema Luiz Alberto deveria fazer promoções, cartão de fidelidade de clientes, diminuir os lucros dos produtos e serviços, propaganda da loja e apresentar novos serviços. b) Como resolver o problema de localização da loja para atrair novos clientes? Para resolver este problema Luiz Alberto deveria investir em propaganda da loja em rádio, jornais, usar a internet (redes sociais), cartazes, faixa, outdoor em locais bastante movimentados para que seu comercio seja conhecido pelo o público alvo. c) Como resolver o problema de insatisfação dos poucos clientes que ainda restam? Treinamento dos seus funcionários em atendimento personalizada ou boas práticas de atendimento, sala vip de espera, enfim, tornar o ambiente do pet shop bem agradável valendo-se da frase “para que o cliente se sinta em casa” ou bem acolhido. d)) Quais ações Luiz poderiam fazer, acompanhando a inovação tecnológica, para se reinventar e fidelizar clientes? Em primeiro lugar Luiz Alberto deveria investir em tecnologia, uma importante ação seria vender seus produtos e serviços via internet, colocar outros serviços como acupuntura veterinária, hotel para animais (em tempos normais, as pessoas viajam muito e não tem onde deixar o seu pet) um serviço de academia e lazer para pet.
Este estudo caso deixa nos uma lição, mesmo depois de uma faculdade ou um curso técnico de qualquer profissão, para quem quer ser seu próprio patrão, deve-se preparar com treinamento especializado, para não se aventurar e ter grandes prejuízos, porque não é só saber fazer um serviço, é necessário também saber vendê-lo.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
Empreendoismo. Guia do Aluno. Vol. I, II, III, IV. Ser educacional. 
Para responder às questões, leia estudos de caso, realize pesquisas dentro do tema e, principalmente, interaja com seus colegas.
3.   Discuta:
Comente pelo menos mais 2 postagens principais dos colegas com a sua opinição sobre a opinião que o colega postou. Lembre-se de argumentar nas considerações de seus colegas, concordando ou discordando, com argumentos que explique seu posicionamento.
É de bom tom, voltar a sua postagem, para ver se algum colega comentou a sua postagem, e aproveitar o momento de tréplica, defendendo seu posicionamento ou retificando a partir da contribuição do seu colega, se for o caso.
Não há nada tão enriquecedor quanto a troca de ideias!
COMENTÁRIOS: NO MINIMO 3.

Outros materiais