Buscar

REDUÇÃO DE DANOS PANFLETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Irmão do Jorel em:
REDUÇÃO DE DANOS
	Reduzir danos é olhar o usuário de álcool e outras drogas sem focar apenas na abstinência, mas com estratégias para promover melhor qualidade de vida e, claro, menos danos!
Redução de danos?
Você sabe o que é isso?
	Isso!
+ = humanização. Respeito à autonomia do indivíduo.
Convívio com a comunidade.
Ah! Acho que entendi! é focar mais nos direitos humanos desse indivíduo, sem estigmatiza-lo ou marginaliza-lo, buscando ajuda-lo sem imposições ou internamento!
	
Sim!
= Menos violência. Menos discriminação do usuário. 
Mais inserção social.
	
Exatamentch crianças!
! Reduzir danos não é incentivar o uso de álcool e outras drogas...
...E sim, reconhecer que proibir não é a solução.
REDUÇÃO DE DANOS.
· [footnoteRef:1] O QUE É? [1: FONTE TEXTUAL: https://slideplayer.com.br/slide/2583476/. ACESSO EM: 25 de nov. 2020, ás 21 h e 25 min. ] 
“É um conjunto de ações de promoção, prevenção e assistência em saúde que se propõe a reduzir os prejuízos de natureza biológica, social e econômica do uso de drogas, pautada no respeito ao indivíduo no seu direito de consumir drogas” É uma estratégia fundamental para a promoção dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Contribui para e efetivação da atenção integral a usuários de álcool e outras drogas, para o controle da epidemia do HIV/Aids e das hepatites virais e para o tratamento dos transtornos associados ao consumo prejudicial de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
· VULNERABILIDADE: EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA E SAÚDE;
Desconhecimento do exercício de cidadania; Falta de especialização profissional; Drogas licitas e ilícitas; pouco conhecimento do SUS; Dificuldades na mudança de comportamento; Dificuldade no entendimento para o exercício das ações de Redução de Danos; Falta de apoio e investimento nas políticas Humanizada de reinserção do sistema penitenciário; pouca articulação entre rede de serviços e sociedade civil organizada.
· VULNERABILIDADE: ASPECTOS CULTURAIS: ESTIGMA E PRECONCEITO;
Pânico social (disseminação do crack). Soluções simples para situação complexa (programas de prevenção de drogas para crianças, internação ou criminalização para usuários como solução ???) Entendimento restrito sobre RD por parte da gestão. Necessidade de ampliação do acesso ao tratamento para os usuários de álcool e outras drogas no SUS. Necessidade de fortalecimento e qualificação da rede de atenção à saúde mental existente para ações de redução de danos; Articulação do Movimento Social de RD, para trabalho de parcerias com a gestão;
O preservativo é uma excelente e prática estratégia de prevenção ao HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Mas você sabe o que é isso?
A Prevenção Combinada associa diferentes métodos (ao mesmo tempo ou em sequência) conforme as características e o momento de vida de cada pessoa. Entre os métodos que podem ser combinados, estão: a testagem regular para o HIV, que pode ser feita gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS); a prevenção da transmissão vertical; o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B; programas de redução de danos para os usuários de álcool e outras substâncias; a profilaxia pré-exposição (PrEP); profilaxia pós-exposição (PEP); e o tratamento de pessoas que já vivem com HIV.
Mas hoje não é o único meio para evitar estas doenças. Outras alternativas eficazes fazem parte da prevenção combinada.
PREVINA-SE
USE CAMININHA!
REDUÇÃO DE DANOS E
PREVENÇÃO COMBINADA

Outros materiais