Buscar

Projeto Escritório de Coworking

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação
Projeto Escritório de Coworking
Sindlojas Costa Doce
POLO PORTO ALEGRE DE MATRÍCULA:132626-5
2021
RESUMO
Coworking é um espaço onde várias empresas e freelancers compartilham o mesmo ambiente de trabalho e ideias, dividindo entre si as despesas gerais e os locais de área comum. o projeto tem por objetivo introduzir na arquitetura física e tratar do funcionamento adequado dos ativos de informática quanto a tornar possível a gestão de redes funcionais, gestão de ti, infraestrutura elétrica, cabeamento estruturado, segurança da rede. É indispensável ter consciência de que esse ponto não é apenas responsabilidade do Gerente de TI, mas o departamento como um todo, ou seja, todos os colaboradores da área devem ter esse conhecimento. Afinal, ela é quem vai auxiliar as empresas que compartilham o espaço em suas demandas do dia e essa responsabilidade não pode ficar concentrada em apenas uma pessoa.
Palavras-chave: Gerente de TI; infraestrutura; segurança;
ABSTRACT
Coworking is a space where several companies and freelancers share the same work environment and ideas, dividing general expenses and common areas. the project aims to introduce physical architecture and address the proper functioning of IT assets in order to make possible the management of functional networks, IT management, electrical infrastructure, structured cabling, network security. It is essential to be aware that this point is not only the responsibility of the IT Manager, but the department as a whole, that is, all employees in the area must have this knowledge. After all, she is the one who will help companies that share the space in their demands of the day and that responsibility cannot be concentrated in just one person.
Keywords: IT Manager; infrastructure; safety;
Sumário
INTRODUÇÃO	5
OBJETIVO GERAL	6
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES	6
Das configurações dos ativos de informática	6
Rede de computadores	7
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO	7
Servidor de domínio local	8
DNS (Domain Name System)	9
File Sharing and Domain Services	9
Firewall	9
Network Configuration	9
Suporte Técnico da TI	10
Printer Sharing Service	10
Users and Computers	10
COMUNICAÇÃO E MARKETING	10
Público-alvo	10
Canais de comunicação	11
Estrutura da mensagem em um press-release	11
CONCLUSÃO	11
REFERÊNCIAS	12
INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico, em que os mercados mudam a todo tempo e, quando o assunto é a sua sobrevivência, uma empresa precisa focar todas as suas ações, levando em consideração as necessidades dos clientes, que são um dos maiores ativos da organização. Portanto o conceito de Coworking vem bem de encontro ao que toda empresa necessita em tecnologia da informação, ou seja, um dos caminhos para alcançar o tão sonhado sucesso, é conhecer bem o seu público-alvo, bem como estar a par sobre o funcionamento do seu mercado de atuação.
O compartilhamento do espaço, e porque não, o compartilhamento do conhecimento, é possível que a empresa consiga moldar toda a sua operação, para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes — tanto atuais, quanto futuros.
A organização tecnológica é de extrema importância para que a operação do negócio possa funcionar bem. Por isso, é necessário considerar essa variável de mercado para criar um bom projeto de compartilhamento de espaço.
Para que a rede seja funcional, é preciso prever qual a demanda de banda necessária para atender às necessidades dos negócios.
OBJETIVO GERAL 
Com base no projeto de engenharia e arquitetura, a organização de computadores, sistemas de Informação e comunicação aplicada, será apresentado um Projeto de Espaço de Trabalho Compartilhado que será usado no atendimento de pequenas empresas, com o intuito de fomentar o comércio de bens, serviços, laser e turismo, na região de Camaquã – RS, com administração do Sindlojas Costa Doce.
Os itens a serem trabalhados serão:
· Organização de Computadores 
· Sistemas de Informação 
· Comunicação
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Deve apresentar recursos computacionais que podem ser utilizados nos espaços oferecidos pela empresa (estações de trabalho, recepção, sala de reuniões, entre outros).
O senário desenhado pelos arquitetos nos mostram, 5 (cinco) salas com ilhas para 2 (dois) computadores em cada sala, uma sala de reuniões com mesa oval com 5 pontos de rede extras no centro da mesa e um computador na mesa de apresentação, uma tv 50”, recepção terá dois pontos de rede e um computador.
Uma sala com 5m2 para hack, servidor, switch, patch panel e entrada da internet.
Das configurações dos ativos de informática
11 (onze) Microcomputadores all in one com a seguinte configuração:
· Tela 22” ou aproximado;
· Processador i5 ou equivalente;
· 8 giga de memória RAM;
· SSD 240 giga;
1 (um) Servidor
· Processador i5 ou equivalente;
· 8 giga de memória RAM;
· SSD 240 giga;
· 2 placas de rede;
· Com virtualização;
1 (um) switch 24 portas gerenciável
1 (um) patch panel 24 portas
1 (um) rack de piso
2 (dois) roteador de alta performasse wifi
1 (uma) impressora Laser de rede, com scanner e copiadora (sugestão locar)
Rede de computadores
A rede lógica deve atender as normas e padrões EIA/TIA do tipo 568A com cabeamento categoria 5e. Cada ponto devidamente identificado ponta-a-ponta.
Wifi com autenticação de usuários, conforme políticas de segurança a tratar com os gestores.
Para o servidor, instalar um sistema Zentyal com firewall e garantir a segurança dos dados trafegados.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
A aplicação que será utilizada na gestão de espaços do Coworking, será uma integração entre sistemas operacionais Windows e Linux com aplicação do serviço Active Director.
As estações de trabalho, serão configuradas com sistema operacional Windows 10 professional, pacote office 365, Adobe Reader, codec K-lite, navegadores Google Chrome e Mozilla, antivírus nativo do Windows e java. Qualquer outro aplicativo deverá ser solicitado e homologado pela Assessoria de Tecnologia de Informação do Sistema Fecomercio, a fim de evitar piratarias ou infecção por vírus.
Os softwares pagos, devem ser todos licenciados, não sendo permitido a instalação de qualquer aplicativo sem a autorização da TI.
Todos os computadores da rede compartilhada, serão configurados com uma conta Administrador e demais usuários logados com permissões limitadas.
O Sistema Operacional Windows será instalado na versão 10 pro, arquitetura x64 bits com partições C e D, sendo para o C – 120 gigas e o restante para Dados.
Será configurado plano de fundo oficial do Sistema Fecomercio em todas as estações de trabalho.
Cada empresa cadastrada, terá login e senha para seus colaboradores, com permissões padrão de usuário limitado.
Servidor de domínio local
O Zentyal (antigo Ebox) permite gerenciar recursos e funções de um servidor a partir do navegador, o foco atual da equipe do Zentyal tem sido a substituição total do AD e Exchange da microsoft para pequenas e médias empresas com transparência e sem complicações.
Usando como controlador de domínio, o servidor executará os seguintes serviços/módulos:
· DNS Service
· File Sharing and Domain Services
· Firewall
· Network Configuration
· Printer Sharing Service
· Users and Computers
DNS (Domain Name System)
Será configurado no controlador de domínio o nome Cwk.fecomercio representado pelo endereço IP classe B, 172.168.130.1/24.
File Sharing and Domain Services
O compartilhamento de arquivos será do tipo pública, sendo acessada de qualquer estação de trabalho já no login do usuário. Pasta que diariamente será limpa.
A política sobre compartilhamento de maquinas é que os usuários serão orientados a não deixarem seus arquivos salvos nos PCs, sob pena de serem apagados.
Firewall
O firewall nativo da Zentyal pelo Squid, será filtrado e bloqueado acessos a sites proibidos, política de segurança que será discutida e aprovada pela Assessoria de Tecnologia da Informação daFecomercio.
Outros acessos como redes sociais, será solicitado pelas empresas que solicitarem a liberação junto a equipe de suporte.
Network Configuration
Será configurado duas redes locais, uma com login pelo domínio nas estações de trabalho e outra pelo wifi. Para usuários cadastrados e outra para visitantes.
A impressora de rede, instalada na recepção, poderá ser usada de qualquer estação de trabalho para melhor controle das impressões.
Suporte Técnico da TI
Todas as demandas das empresas participantes, deverão ser enviadas ao Sindilojas Costa Doce através dos canais de e-mail ou whassapp.
Printer Sharing Service
Como já descritos nos itens acima, a impressora estará compartilhada apenas para impressão a partir das estações de trabalho logadas no domínio
Users and Computers
A empresa associada receberá um usuário de senha sem limites de acesso por máquina, os computadores da rede levaram no nome, as iniciais da organização Coworking mais o número do patrimônio.
COMUNICAÇÃO E MARKETING
A estratégia de comunicação para a empresa de Coworking tem por objetivo divulgar e viabilizar financeiramente o autossustento do espaço compartilhado ao mesmo tempo que fomenta e fortalece as pequenas e médias empresas da região.
Público-alvo
Pequenas e médias empresas dos setores de comércio de bens, serviços, laser e turismo da região de Camaquã.
Canais de comunicação
A Assessoria de Comunicação passará a orientar o Sindilojas Costa Doce com o apoio de Assessoria de imprensa em rádios, jornais locais e redes sociais.
Estrutura da mensagem em um press-release
Escritório de Coworking Sindilojas Costa Doce
Coworking é um espaço onde várias empresas de pequeno e médio porte compartilham o mesmo ambiente de trabalho e ideias, dividindo entre si as despesas gerais e os locais de área comum.
Localizada na Cidade de Camaquã – RS no prédio da Fecomercio, foi estruturado com cinco salas funcionais, sala para reuniões e impressões com acesso a internet e wifi para visitantes.
Será inaugurada no feriado do dia do trabalho em 1º de maio de 2021, as 10 horas, rua Longaray, 01.
Tendo como principal objetivo o desenvolvimento do comércio regional bem como serviços, laser e turismo, visando fortalecer pequenas e médias empresas de toda a região.
CONCLUSÃO
A metade sul do Estado do Rio Grande do Sul, historicamente sempre foi a região mais pobre do Estado. A modalidade Coworking vem para agregar e auxiliar no desenvolvimento econômico desta região, indo sempre em direção no que tange todo o Sistema Fecomercio no RS.
REFERÊNCIAS
https://blog.starti.com.br/infraestrutura-para-projeto-de-redes/
https://www.mundotibrasil.com.br/zentyal-configurando-como-controlador-de-dominio/
https://www.regus.com/pt-br/
2

Continue navegando