Buscar

ESTUDO DE CASO B I 2021 EXATAS BENZEDEIRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cursos de Bacharelado e Licenciatura Área de Exatas
TEMA
Religiões e Religiosidade
FATO – ESTUDO DE CASO
1) As mulheres curandeiras têm grande importância no mundo, visto que produzem remédios, chás e óleos que beneficiam a nossa saúde. Escolha um chá, remédio ou óleo produzido por curandeiras e descreva a sua composição com o uso de conhecimentos da área de Química referentes à tabela periódica
Partindo de uma receita popular, o chá de alho é um dos mais utilizados por curandeira, quando estamos com aquela gripe ou resfriado, é utilizado juntamente com o limão, possuindo uma ação antibacteriana e anti-inflamatória, ajudando também na circulação sanguínea. No alho temos a alicina um importante composto de natureza antibactericida temos também vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) ela também tem sido comercializada para ser usada na prevenção da hipertensão, no tratamento do diabetes e da diarreia, na diminuição do risco de enfarte e na destruição de células cancerosas. E no limão, entre as várias substâncias químicas presentes nele, duas estão em uma quantidade relativamente alta: o ácido cítrico que mesmo tendo origem natural, também pode ser adquirido de maneira industrial através da fermentação, sendo transformado em pó ou em forma de granulado. Assim, o ácido cítrico pode ser usado mais facilmente em diversos produtos, como os de limpeza, sendo capaz de limpar sujeiras de azulejos, pias e banheiras. O limão também possui ácido ascórbico, que é o nome químico da vitamina C, que também pode ser criada em laboratório ou extraída de fontes naturais, como as frutas cítricas, esta substância não é produzida naturalmente pelo organismo e para obter os seus benefícios, precisamos fazer uso de suas fontes externas. 
2) A benzedeira produtora de garrafada é um dos personagens das diversas manifestações religiosas apresentadas no CENSO de 2010. Em consulta a esses dados, disponível no site do IBGE, podemos observar que os dados são brutos indicando o número de participantes em cada religião para o país e para cada estado. Calcule a proporção (ou porcentagem) de membros de cinco manifestações religiosas escolhidas por você em relação ao tamanho da população do país e apresente seu raciocínio.
O ato de curar por meios não tradicionais é visto como um patrimônio imaterial da cultura brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ligado ao Ministério da Cultura. Além de trazer conforto espiritual, os curandeiros e benzedeiras do Brasil inspiram artistas, como o escritor Sinval Santos da Silveira, que narra a história e o segredo de uma benzedeira que mora em uma casinha de muito simples, sem luz elétrica nem água tratada. Segundo o IBGE a analise fatorial agrupa as religiões de acordo com as semelhanças ou diferenças da sua distribuição estatística e geográfica, ao longo de eixos que traduzem de maneira decrescente estas variações. O primeiro eixo, representa perto de 40 % da variabilidade e opõe a religião católica a todas as outras: no mapa do topo da figura, construído a partir da posição das microrregiões neste eixo, aparecem de novo os baluartes do catolicismo no Nordeste e no Sul. O eixo dois, que se lê de cima para baixo e representa 16,65 % da variabilidade, matiza a distribuição das "outras" religiões, agrupando de um lado Umbanda/Candomblé, Islamismo e Judaísmo (grupo do topo do gráfico e cores quentes no mapa de baixo), do outro Evangélicos, sem religião e Tradições indígenas (parte baixa do gráfico e cores frias no mapa). Ambos grupos têm as suas bases principais nas grandes cidades, porém o primeiro e mais presente no Sul e Centro-Oeste, o segundo no Norte e Nordeste.
3) No Nordeste conhecemos as famosas benzedeiras: mulheres que preparam, com base em raízes e plantas medicinais, as garrafadas. A bebida, cuja fórmula foi derivada das receitas originais do século XVI à base de vinho, mel e ingredientes secretos, também está presente na medicina indígena e nos ritos afro-brasileiros. Investigue qual a manifestação religiosa que as benzedeiras da sua região pertencem e, compare as proporções dessa religião entre o país e sua região, com base nos dados do CENSO de 2010
As benzedeiras aqui no litoral norte, após uma breve analise, identifiquei que algumas são ligadas as religiões espiritas, são cuidadores dos males físicos e espirituais dos moradores das comunidades quilombolas e, diariamente, são convocados para resolver de briga de casais às bênçãos aos animais, além de cuidarem de doenças que, no geral, se encontram fora do escopo de tratamento pela medicina dogmatizada. Da identificação das moléstias ao tratamento com rezas, chás, banhos e unguentos preparados com as ervas colhidas especificamente, para cada caso, nos quintais de suas casas, utilizam-se de seus saberes tradicionais repassados pela oralidade através de gerações. Temos também as benzedeiras que estão ligadas ao catolicismo, que justifica o benzer como o ato de tornar bento e, segundo Houaiss (2010), na liturgia católica o verbo transitivo direto tem, dentre outros significados, o de invocar, traçando o sinal da cruz no ar, ou ainda santificar ou consagrar (coisa ou pessoa) ao culto de Deus, ser favorável a abençoar. Presente nas culturas desde a Antiguidade, o ato de benzer se constitui em uma relação entre o sobrenatural e a medicina popular historicamente construída (DEL PRIORI, 1997), e se estabeleceu como prática que ultrapassou os tempos através da oralidade, abarcando elementos e recursos culturais próprios dos povos em que foi praticada e, segundo os quais, tendeu a dar importância ou centralizar objetos significativos representantes dos cosmos particulares reconfigurados. Na cultura da benzedeira, o corpo não se separa do espírito, portanto as doenças físicas são tratadas como males espirituais.

Continue navegando