Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
FUNÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS ELEMENTOS DE INFRAESTRUTURA DE TI

Pré-visualização | Página 1 de 1

Produção Textual Individual – SENAC
FUNÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS ELEMENTOS DE INFRAESTRUTURA DE TI
 A partir de um cliente como por exemplo um navegador web de um computador ou telefone celular o usuário faz uma requisição a partir da página do painel do Blackboard, esse cliente está conectado a uma rede wireless que muito provavelmente pode ser um roteador acoplado a um modem (modulador demodulador de sinal que é o responsável por converter ondas de rádio ou sinal óptico em impulsos elétricos digitais que são 0s e 1s). Este modem manda a requisição para um roteador presente na estrutura física onde está presente a informação desejada passando primeiramente pelo roteador que é o responsável por fazer a conexão com a rede externa.
 Na estrutura do datacenter o roteador está ligado a um switch que é o responsável por fazer a gerência da rede ele é o responsável por encaminhar cada requisição aos seus respectivos destinos.
 A partir do switch a requisição é encaminhada então ao servidor web que na internet na maioria das vezes pode estar rodando um Apache ou Microsoft IIS, esse servidor nada mais é do que um computador com certas otimizações para aguentar coisas como estresse de passar muito tempo ligado e coisas do tipo esse equipamento muitas vezes roda apenas um serviço, mas vale ressaltar que também é possível se ter um servidor web e outro de banco de dados rodando na mesma máquina, porém esse não é o nosso caso.
 Após a requisição ser feita para o servidor web ele analisa os dados que serão necessários se ter e solicita os mesmos para o banco de dados este que é bem parecido com o servidor web, mas tem diferencial que são seus discos de armazenamento que são feitos para suportar horas e horas ligados sem apresentar qualquer problema diferentemente das mídias de armazenamento domésticas. Além do Storage que é onde ficam armazenados os dados de fato os bancos de dados possuem ainda o Backup para fazer cópias de segurança das informações.
 As informações necessárias são retornadas ao servidor web no qual viram um documento de texto comumente no formato HTML e são retornadas de volta ao cliente que ao passar novamente pelo roteador são divididos em pacotes que são recebidos pelo modem do usuário em formato de ondas sonoras ou sinal óptico e convertidos em sinal digital e ao chegar no cliente monta o resultado na tela retornando assim um resultado visual para o usuário.