Buscar

TEORIAS DA GEOGRAFIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIOS/TEORIAS DA GEOGRAFIA - AULA 2 - EXERCÍCIOS.odt
TEORIAS DA GEOGRAFIA – AULA 2
EXERCÍCIOS
Questão 1: "A sociedade que consideramos, seja grande ou pequena, desejará sempre manter sobretudo a posse do território sobre o qual e graças ao qual ela vive. Quando essa sociedade se organiza com esse objetivo, ela se transforma em Estado".
A análise central da obra da qual foi extraída o fragmento anterior é a relação entre o Estado e o espaço. Contribuindo consideravelmente para a formulação da geopolítica e do conceito de território, a obra em questão é da autoria de:
Resposta: Friedrich Ratzel
Explicação: Ratzel foi o fundador da Geografia Humana e sofreu grande influência das ciências naturais, particularmente daquelas oriundas do evolucionismo darwinista. De acordo com Ratzel, como na luta das espécies pelo domínio do espaço, que contém sua nutrição, os homens organizam-se em Estados para os quais o espaço é a fonte de vida. Os Estados necessitam de espaço, como as espécies e, por isso, lutam pelo seu domínio. A subsistência, energia, vitalidade e o crescimento dos Estados têm como motor a busca e a conquista de novos espaços, de novos territórios.
Questão 2: A origem da geografia é antiga. Desde a Antiguidade, inúmeros pensadores elaboraram estudos que tinham o enfoque geográfico, mesmo que esses estudos permeassem, também, vários outros campos do conhecimento.
Kant, Humboldt, Ritter, Ratzel, La Blache, Lacoste e Santos. São referências no desenvolvimento da ciência geográfica. Cada qual com sua análise, negando e/ou agregando conhecimento, contribuíram para a elaboração da Geografia que conhecemos hoje.
Destacando o posicionamento do geógrafo francês Milton Santos, é correto afirmar que sua contribuição para o desenvolvimento da Geografia está pautada:
Resposta: No enfoque esquerdista, inspirado nas ideias marxistas, buscando uma renovação da Geografia e sua desvinculação dos interesses dominantes.
Explicação: A Geografia Crítica busca uma nova compreensão para os países dependentes e para o papel das potências ocidentais e do próprio sistema capitalista. Os geógrafos críticos não buscam uma ciência apolítica ou neutra. Muito pelo contrário, assumem o conteúdo político de conhecimento científico, propondo uma Geografia militante, que lute por uma sociedade mais justa. 
Questão 3: A Geografia Teorético-Quantitativa, também denominada de Nova Geografia ou Geografia Pragmática, desenvolveu-se principalmente entre as décadas de 1960 e 1970 e e logo ganhou muito destaque nas universidades do mundo todo. Sendo assim, marque a opção que demonstre suas principais características.  
Resposta: É caracterizada pela utilização da estatística e de modelos matemáticos.
EXERCÍCIOS/TEORIAS DA GEOGRAFIA - AULA 4 - EXERCICIOS.odt
TEORIAS DA GEOGRAFIA – AULA 4
GEOGRAFIA E PAISAGEM
EXERCÍCIOS
Questão 1: A paisagem "é tudo aquilo que a vista alcança" e sua valorização da paisagem sempre foi registrada na História. Sobre o assunto, julgue as alternativas a seguir e marque verdadeiro (V) ou falso (F). 
I- No Egito Antigo, muitas dinastias organizavam jardins ornamentados, onde misturavam água, flores e vegetação em geral, criando um grande complexo úmido, ladeada pelos muros que davam proteção às fortalezas. 
II- Na Roma Antiga, o ambiente construído com mármore, pedras e tijolos era bastante valorizado, criando uma paisagem, que hoje, identificamos como cultural ou urbana. 
III- O termo paisagem existe desde a Idade Média, com a palavra alemã landschaft, que busca designar uma região de dimensões médias, em cujo interior desenvolviam-se pequenas unidades de ocupação humana. 
Resposta: Todas são verdadeiro.
Questão 2: Após ler o trabalho de Carl Troll, informe o nome do autor que primeiro usou a denominação Geografia da Paisagem, na literatura geográfica alemã e, desde então, propugnou em várias e conhecidas obras o conceito de ciência da paisagem? 
Resposta: Schriftenverzeichnis von S.Passarge.
Questão 3: Paul Vidal de La Blache tornou-se um influente geógrafo acadêmico, promovendo o conceito de Geografia humana como o estudo do homem e sua relação com o meio ambiente. 
Dentre os conceitos de Paisagem, La Blache lançou o termo: 
Resposta: Gênero de Vida.
Questão 4: (FGV 2016) Leia o texto “As florestas urbanas do Rio de Janeiro”.
O texto destaca um procedimento metodológico caro à Geografia Cultural, que consiste em: 
Resposta: Possibilismos Geográfico.
Questão 5: Carl Sauer, em "A Morfologia da Paisagem", propôs um método para analisar a paisagem geográfica, considerada como objeto principal da disciplina.
Em relação aos princípios teóricos e metodológicos da morfologia da paisagem, analise as afirmativas a seguir.
I. A paisagem natural é um meio transformado culturalmente pela ação dos seres humanos.
II. A paisagem cultural é concebida como o resultado de um longo processo de constituição e diferenciação de um espaço.
III. As paisagens são elementos primários da observação empírica e, pela aplicação de lógicas genéticas e sistemáticas, tornam‐se o produto final da investigação geográfica.
Assinale:
Resposta: Todas estão corretas.
EXERCÍCIOS/TEORIAS DA GEOGRAFIA - AULA 1 - EXERCÍCIOS.odt
TEORIAS DA GEOGRAFIA – AULA 1
EXERCÍCIOS
Questão 1: (CEPERJ – 2013 – SEDUC-RJ – Professor - Geografia)
A origem da Geografia é antiga. Desde a Antiguidade, inúmeros pensadores elaboraram estudos que tinham o enfoque geográfico, mesmo que esses estudos permeassem, também, vários outros campos do conhecimento. 
Kant, Humboldt, Ritter, Ratzel, La Blache, Lacoste e Santos são referências no desenvolvimento da ciência geográfica. Cada qual com sua análise, negando e/ou agregando conhecimento, contribuíram para a elaboração da Geografia que conhecemos hoje.
Destacando o posicionamento do geógrafo Milton Santos, é correto afirmar que sua contribuição para o desenvolvimento da Geografia está pautada: 
Resposta: No enfoque esquerdista, inspirado nas ideias marxistas, buscando uma renovação da Geografia e sua desvinculação dos interesses dominantes. 
Explicação: A Geografia Crítica busca uma nova compreensão para os países dependentes e para o papel das potências ocidentais e do próprio sistema capitalista. Os geógrafos críticos não buscam uma ciência apolítica ou neutra. Muito pelo contrário, assumem o conteúdo político de conhecimento científico, propondo uma Geografia militante, que lute por uma sociedade mais justa.
Questão 2: Leia o texto:
“Durante o século XIX e o início do século XX, houve uma nova duplicação da ciência geográfica, em que de um lado surgia a Geografia da civilização e de outro, a Geografia dos grandes arranjos”. 
Sobre a Geografia, seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens, NÃO é verdadeiro afirmar que:
Resposta: A Geografia Tradicional tem por base metodológica a teoria marxista. 
Explicação: A geografia crítica tem como base metodológica a teoria marxista, enquanto a geografia tradicional usa o método descritivo, representado pelas primeiras escolas geográficas: o determinismo (alemão), e possibilismo (francês) e a geografia quantitativa (EUA). 
Questão 3: O estabelecimento da Geografia científica no Brasil só ocorreu, de fato, na década de 1930, após a criação da Universidade de São Paulo e da Universidade do Distrito Federal, quando o curso de Geografia foi implantado, em nível superior de bacharelado, para formação de pesquisadores. 
Entre os professores franceses, qual deles ministrou aulas em território brasileiro?
Resposta: Pierre Deffontaines.
Questão 4: O conceito de espaço vital, em Geografia política, foi concebido nos seguintes termos: ¿Toda a sociedade, em um determinado grau de desenvolvimento, deve conquistar territórios onde as pessoas são menos desenvolvidas. 
Essa concepção foi desenvolvida por:
Resposta: Friedrich Ratzel 
Explicação: No final do século XIX, Frederich Ratzel, considerado um dos pais da Geografia, foi um
representante típico do intelectual engajado no projeto estatal e sua obra propunha uma legitimação do expansionismo bismarckiano e é dentro desse contexto que se compreende o uso do conceito de "espaço vital". No pensamento de Ratzel, os homens organizam-se em Estados para os quais o espaço é a fonte de vida, assim como na luta das espécies pelo domínio do espaço, que contém sua nutrição. Os Estados necessitam de espaço, como as espécies e, por isso, lutam pelo seu domínio. A subsistência, energia, vitalidade e o crescimento dos Estados têm como motor a busca e a conquista de novos espaços, de novos territórios. 
Questão 5: Inicialmente a valorização da Geografia ocorreu por intermédio das discussões no âmbito da Filosofia, buscando a compreensão dos fenômenos reais através de explicação sobre o mundo, ou seja, a razão humana explicando a realidade. Vale ressaltar que os fundamentos históricos da ciência geográfica se reportam à Grécia Antiga e à Roma Antiga, tidas como as primeiras culturas conhecidas a explorar ativamente a Geografia como ciência e filosofia.
A Geografia surgiu como ciência mais organizada durante o século XIX, em qual país?
Resposta: Alemanha.
Explicação: Apesar de a Geografia já ter sido praticada desde os tempos antigos, foi no século XIX que ela se consolidou enquanto ciência moderna, na Alemanha, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e o seu método científico bem definido. Alexander Von Humboldt (1779-1859) e Karl Ritter (1779-1859) foram responsáveis pela adoção e uso exclusivo da razão para explicar o espaço e suas características físicas e humanas, rompendo com os pensamentos até então marcados pela presença de mitos, crenças e superstições.
EXERCÍCIOS/SIMULADO TEORIAS DA GEOGRAFIA.odt
SIMULADO AV
TEORIAS DA GEOGRAFIA
Questão 1: O conceito de espaço vital, em Geografia política, foi concebido nos seguintes termos: “Toda a sociedade, em um determinado grau de desenvolvimento, deve conquistar territórios onde as pessoas são menos desenvolvidas”.
Essa concepção foi desenvolvida por:
Resposta: Friedrich Ratzel.
Explicação:No final do século XIX, Frederich Ratzel, considerado um dos pais da Geografia, foi um representante típico do intelectual engajado no projeto estatal e sua obra propunha uma legitimação do expansionismo bismarckiano e é dentro desse contexto que se compreende o uso do conceito de "espaço vital". No pensamento de Ratzel, os homens organizam-se em Estados para os quais o espaço é a fonte de vida, assim como na luta das espécies pelo domínio do espaço, que contém sua nutrição. Os Estados necessitam de espaço, como as espécies e, por isso, lutam pelo seu domínio. A subsistência, energia, vitalidade e o crescimento dos Estados têm como motor a busca e a conquista de novos espaços, de novos territórios. 
Questão 2: A origem da geografia é antiga. Desde a Antiguidade, inúmeros pensadores elaboraram estudos que tinham o enfoque geográfico, mesmo que esses estudos permeassem, também, vários outros campos do conhecimento.
Kant, Humboldt, Ritter, Ratzel, La Blache, Lacoste e Santos. São referências no desenvolvimento da ciência geográfica. Cada qual com sua análise, negando e/ou agregando conhecimento, contribuíram para a elaboração da Geografia que conhecemos hoje.
Destacando o posicionamento do geógrafo Milton Santos, é correto afirmar que sua contribuição para o desenvolvimento da Geografia está pautada:
Resposta: No enfoque esquerdista, inspirado nas ideias marxistas, buscando uma renovação da Geografia e sua desvinculação dos interesses dominantes.
Explicação: A Geografia Crítica busca uma nova compreensão para os países dependentes e para o papel das potências ocidentais e do próprio sistema capitalista. Os geógrafos críticos não buscam uma ciência apolítica ou neutra. Muito pelo contrário, assumem o conteúdo político de conhecimento científico, propondo uma Geografia militante, que lute por uma sociedade mais justa.
Questão 3: Na cidade do Rio de Janeiro, o shopping Nova América ocupa o espaço de uma antiga fábrica de tecidos que funcionou entre 1925 e 1991. Observe, na figura, as transformações. 
Considerando as categorias de análises espaciais, propostas por Milton Santos, constata-se que, o shopping manteve a forma mais mudou a ________________.
Qual das palavras abaixo completa corretamente a lacuna anterior?
Resposta: Função.
Explicação: A Forma é o aspecto visível, exterior, de um objeto, referindo-se ainda ao arranjo deles, que passam a construir um padrão espacial. 
A noção de função implica uma tarefa, atividade ou papel a ser desempenhado pelo objeto criado. 
No caso do shopping, houve mudança de função. Antes era uma fábrica e hoje é um local comercial. Houve uma refuncionalização. 
Questão 4: A principal inspiração para os geógrafos humanistas, como Yi-Fu Tuan e Edward Relph, foram as filosofias recentes do século XX. O trabalho desses geógrafos, no final da década de 1970 e início da década de 1980, baseava-se na filosofia de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty, buscando desenvolver metodologias que lhes permitissem descobrir o que as coisas realmente são, descobrir sua essência, num tipo de processo de redução transcendental. 
Adaptado de CRESSWELL, T. Geographic thought. A critical introduction. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013, p.111.
A inspiração filosófica mencionada acima refere-se ao(à):
Resposta: Fenomenologia
Questão 5: Paul Vidal de La Blache (1845-1918) é considerado o fundador da moderna geografia francesa. Um dos conceitos mais importantes desenvolvido por ele remete ao “Gênero de Vida”, que pode ser entendido como a: 
Resposta: Possibilidade de o homem transformar o meio ambiente em que vive em benefício próprio 
Explicação: Para La Blache, as regiões constituíam um meio vivo que proporcionaria o desenvolvimento das sociedades. Com a utilização dos recursos regionais naturais, a vida em sociedade constituiria, então, o que se denominou por gêneros de vida. 
Questão 6: MATOPIBA é a Região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade. A área, até pouco tempo considerada sem tradição forte em agricultura, tem chamado atenção pela produtividade cada vez crescente. 
Os estados que fazem partes da MATOPIBA são?
Resposta: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Explicação: MATOPIBA é um acrônimo formado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia para demonstrar a nova fronteira agrícola, no País. 
Questão 7: Existe um conceito geográfico cuja denominação se prende ao fato de ser utilizada para descrever a porção do espaço ocupado por uma pessoa, grupo ou Estado. Quando associado ao Estado, esse conceito adquire duas conotações específicas. A primeira tem a ver com a soberania, quando um Estado reclama o controle legítimo exclusivo sobre uma área geográfica determinada, com limites definidos. A segunda se refere à área que não está totalmente integrada na vida política de um Estado, como a porção setentrional da Austrália. Trata- -se de um espaço apropriado ou controlado por um indivíduo ou grupo social, além de se constituir como o conceito-chave da geografia política.
A descrição acima define o conceito geográfico de:
Resposta: Território.
Explicação: Na Geografia Tradicional, o território consistia em uma parcela da superfície terrestre apropriada por um grupo humano, que teria uma necessidade imperativa de um território com recursos naturais suficientes para seu povoamento, os quais seriam utilizados a partir das capacidades tecnológicas existentes. Esse conceito chave é tratado como um espaço concreto que é apropriado e/ou ocupado por um grupo social. Então, é fácil a gente entender que esse conceito é visto como algo gerador de raízes e identidade, como é o caso do Estado-Nação. E veja que o Estado-Nação pode ter limites/fronteiras bastante flexíveis, geralmente modificados, pela força bruta. 
Questão 8: O território é um organismo histórico e, por
conseguinte, social, a partir das relações de poder, sejam concreto e/ou simbólico, que envolvem, simultaneamente, sociedade e espaço geográfico, que também, é sempre, de alguma forma, natureza.
Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta o processo de territorialização?
I. Sem-teto construindo pequenas cabanas, na calçada, em frente ao prédio do ministério do planejamento 
II.Traficantes ocupando áreas de morros, impedindo a circulação de moradores
III. Ambulantes colocando suas mercadorias no chão, impedindo a passagem de pedestres
IV. Torcedores de futebol ocupando sistematicamente uma área próxima ao Mineirão, em Belo Horizonte
Resposta: Todas as opções apresentam processo de territorialização.
Questão 9: A Europa tem passado por uma crise migratórias sem precedentes, com grandes levas de refugiados asiáticos e africanos movimentando-se em direção ao continente. Nos países onde se alocam, esses migrantes levam seus costumes, religião e cultura em geral, em constante processo de reterritorialização.
Como os europeus têm agido?
Resposta: Os europeus têm reagido agressivamente ao processo de reterritorização dos migrantes e buscam proteger os seus territórios 
EXERCÍCIOS/TEORIAS DA GEOGRAFIA - AULA 3 - EXERCICIOS.odt
TEORIAS DA GEOGRAFIA - AULA 3
CATEGORIAS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
EXERCÍCIOS
Questão 1: Na cidade do Rio de Janeiro, o shopping Nova América ocupa o espaço de uma antiga fábrica de tecidos que funcionou entre 1925 e 1991.
Considerando as categorias de análises espaciais, propostas por Milton Santos, constata-se que, o shopping manteve a forma mais mudou a ________________. 
Qual das palavras abaixo completa corretamente a lacuna anterior?
Resposta: Função.
Explicação: 
I- Forma: é o aspecto visível, exterior, de um objeto, referindo-se ainda ao arranjo deles, que passam a construir um padrão espacial.
II- Função: implica uma tarefa, atividade ou papel a ser desempenhado pelo objeto criado.
No caso do shopping, houve mudança de função. Antes era uma fábrica e hoje é um local comercial. Houve uma refuncionalização.
Questão 2: A revolução tecnológica da Terceira Revolução Industrial aumentou a produtividade sem descentralizar o capital das grandes empresas.
As principais características da Terceira Revolução Industrial são: 
Resposta: Informatização e robotização da produção; redução da mão de obra industrial (desemprego estrutural), novos sistemas produtivos (toyotismo).
Questão 3: O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial. 
Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é: 
Resposta: Inglaterra.
Explicação: O pioneirismo inglês na Revolução Industrial decorreu de uma série de fatores, como as transformações políticas e sociais que possibilitaram o surgimento das indústrias. Além da fonte de energia disponível, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada nesse período. A mão de obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matérias-primas e máquinas, e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser apontado como importante fator, que contribuiu para o pioneirismo inglês.
EXERCÍCIOS/TEORIAS DA GEOGRAFIA - AULA 10 - EXERCÍCIOS.odt
TEORIAS DA GEOGRAFIA – AULA 10 
EXERCÍCIOS
Questão 1: A história do direito agrário no Brasil passa pelo Tratado de Tordesilhas - assinado em 7 de junho de 1494, por D. João, rei de Portugal, de um lado, e por D. Fernando e D. Isabel, reis de Espanha, do outro -, bem como pelo regime sesmarial empregado no processo de colonização do país. Ademais, atualmente, o tema reforma agrária se situa entre os mais importantes, havendo inclusive entidades que lutam pela correção da estrutura agrária no Brasil, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). 
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito da legislação da reforma agrária e do processo de desapropriação para fins de reforma agrária. 
I. O emprego do instituto das sesmarias no Brasil gerou vícios no sistema fundiário, havendo a necessidade de intervenção do Estado na propriedade privada por meio de instrumentos como a desapropriação por interesse social, que permite, entre outros, a prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária.
II. A atribuição dos donatários de doar sesmarias dentro de suas capitanias deu origem a imensos latifúndios no país.
III. O período de sesmarias caracterizou-se por legislação colonial feita especialmente para o Brasil. Nesse período, a Coroa mantinha o domínio das terras e concedia apenas o seu uso aos sesmeiros, que deveriam confirmar a efetiva ocupação dos imóveis, tornando-os produtivos.
Afirma-se verdade em:
Resposta: Todas.
Explicação: O latifúndio, no Brasil, caracterizou-se tanto pela monocultura quanto pelas relações sociais e políticas de cunho aristocrático centralizadas em torno dos proprietários de terras.  A distribuição de sesmarias de outrora serviu como base para a concentração fundiária de hoje.
Questão 2: As atividades agrícolas estão em constante processo de inovação para obter maior produtividade. Nesse contexto, durante a década de 1950, ocorreu de forma mais intensa o processo de modernização da agricultura que envolveu um grande aparato tecnológico provido de variedades de plantas modificadas geneticamente em laboratório, espécies agrícolas que foram desenvolvidas para alcançar alta produtividade, uma série de procedimentos técnicos com uso de defensivos agrícolas e de maquinários.
Resposta: Revolução verde.
Explicação: Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.
EXERCÍCIOS/TEORIAS DA GEOGRAFIA - AULA 7 - EXERCICIOS.odt
TEORIAS DA GEOGRAFIA – AULA 7
EXERCÍCIOS
Questão 1: A origem da Geografia é antiga. Desde a Antiguidade, inúmeros pensadores elaboraram estudos que tinham o enfoque geográfico, mesmo que esses estudos permeassem, também, vários outros campos do conhecimento.  
Kant, Humboldt, Ritter, Ratzel, La Blache, Lacoste e Santos. São referências no desenvolvimento da ciência geográfica. Cada qual com sua análise, negando e/ou agregando conhecimento, contribuíram para a elaboração da Geografia que conhecemos hoje.
Destacando o posicionamento do geógrafo francês Milton Santos, é correto afirmar que sua contribuição para o desenvolvimento da Geografia está pautada:
Resposta: No enfoque esquerdista, inspirado nas ideias marxistas, buscando uma renovação da Geografia e sua desvinculação dos interesses dominantes.
Explicação: A Geografia Crítica busca uma nova compreensão para os países dependentes e para o papel das potências ocidentais e do próprio sistema capitalista.  Os geógrafos críticos não buscam uma ciência apolítica ou neutra.  Muito pelo contrário, assumem o conteúdo político de conhecimento científico, propondo uma Geografia militante, que lute por uma sociedade mais justa.
Questão 2: Os países subdesenvolvidos constituem a periferia do sistema capitalista internacional. Neles dominam grandes desigualdades sociais e forte exploração de mão-de-obra. A riqueza e os elevados padrões de vida do centro (países desenvolvidos) são em boa parte garantidos pela dependência e descapitalização da periferia. O texto permite-nos afirmar que:
Resposta: Países pobres são responsáveis pela manutenção dos elevados padrões de vida da população dos países ricos, tornando-se isso possível pela ordem econômica estabelecida entre países centrais e periféricos.
Explicação: Para que haja países
ricos, é fundamental que ocorra a exploração dos paíeses pobres. As grandes transnacionais escolhem os países pobres para se instalar, de forma que possam explorar a mão-de-obra barata e os incentivos fiscais e drenar os lucros para a sua sede, nos países centrais.
Questão 3: Um exemplo de regionalização proposta pela Geografia Crítica seria aquela desenvolvida a partir da ideia do modo de produção capitalista. Como se regionaliza o mundo em duas classes oriundas desse sentido? Marque a opção correta.
Resposta: Países centrais e Países periféricos.
Explicação: É possível admitir que, dentro do cenário internacional, há dois grupos de países considerados como centrais (ou do Norte) e periféricos (ou do Sul).
Centrais: Seriam aqueles que formam um pequeno número de países, ricos e industrializados, que exercem forte dominação econômica, financeira, tecnológica e militar sobre as áreas periféricas.
Periféricos: Seriam as demais nações, que se apresentam menos desenvolvidas no que se refere aos aspectos econômico e tecnológico, tendo forte dependência em relação aos países centrais.
EXERCÍCIOS/TEORIAS DA GEOGRAFIA - AULA 9 - EXERCICIOS.odt
TEORIAS DA GEOGRAFIA – AULA 9 
EXERCÍCIOS
Questão 1: "A demarcação das fronteiras invisíveis nos espaços públicos acontece de forma simbólica, combinando uma direção no espaço e a legitimação de sua posse." (MATOS; RIBEIRO, 1995)
Sabemos que territórios são espaços delimitados por fronteiras, ou seja, que há uma relação de poder socialmente estabelecida com o espaço, criando uma ideia de pertencimento. 
Assinale a alternativa correta, dentre as abaixo, no que se refere à práticas sociais que se baseiam no estabelecimento de territórios locais:
I- Prostituição
II- Comércio Irregular
III- Torcidas Organizadas
IV - Tráfico de Drogas 
Resposta: Todas estão corretas.
Questão 2: Na Europa, grupos de imigrantes muçulmanos desenvolvem suas práticas religiosas sistematicamente, como o uso de véu pelas mulheres, a reza voltado para Meca ou a construção de mesquitas. Esse processo migratório tem sido constante desde a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial, quando os imigrantes eram mais bem recebidos como força de trabalho. Com as crises econômicas, sociais e geopolíticas na Ásia e na África, tem ocorrido uma grande leva de imigrantes em direção aos países europeus. Os refugiados são oriundos principalmente de três regiões: 
Resposta: Oriente Médio (regiões com conflitos étnicos e políticos), Nações africanas (regiões pobres e com problemas políticos) e Europa (países onde haja situações de instabilidade política e miséria).
Questão 3: Segundo a análise local do território, como acontece a demarcação das fronteiras invisíveis nos espaços públicos?
Resposta: Acontece de forma simbólica, combinando uma direção no espaço e a legitimação de sua posse.
EXERCÍCIOS/TEORIAS DA GEOGRAFIA - AULA 8 - EXERCICIOS.odt
TEORIAS DA GEOGRAFIA – AULA 8
EXERCÍCIOS
Questão 1: No ensino de Geografia para o Ensino Fundamental, a ênfase nos conceitos de território e territorialidade se justifica pelas demarcações de poder, legal e ilegal, nos espaços cotidianos vivenciados pelos alunos. Se por um lado, eles percebem as relações de poder demarcando territórios, por outro, não refletem sobre a historicidade e as escalas que mantêm tais relações. Considerando esses aspectos sobre território e territorialidade, assinale a alternativa incorreta.
Resposta: Os territórios não podem formar-se e dissolver-se em rápido intervalo de tempo; sua existência é irregular ou definitiva
Explicação: Sim, os territórios podem formar-se e dissolver-se em rápido intervalo de tempo, é só lembrar da territorialização produzida pelos profissionais de prostituição, no calçadão de Copacabana.
Questão 2: Com o fim do Regime Militar (1964-1985) ocorreu a redemocratização, a regionalização, após a Constituição Federal de 1988, precisou ser mais uma vez ajustada, ficando ela com a seguinte forma:
Resposta: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Questão 3: Qual o conceito de território no âmbito da Geografia Tradicional? Marque a opção correta.
Resposta: Os estudos do território têm como base central as relações entre os agentes sociais, políticos e econômicos interferindo na gestão do espaço, uma vez que sua delimitação está assentada nas relações de poder, domínio e apropriação nele contidas.
EXERCÍCIOS/TEORIAS DA GEOGRAFIA - AULA 6 - EXERCÍCIOS.odt
TEORIAS DA GEOGRAFIA – AULA 6
EXERCÍCIOS
Questão 1: A Geografia Pragmática é aquela que estuda, analisa o espaço utilizando de quantidade, números, e analisa-o de acordo com pontos, ignorando o lado social e humano, diário, mas somente observando os fatos de acordo com os dados obtidos. Sobre a Geografia Teorético-Quantitativa aponte a afirmativa incorreta.
Resposta: A Geografia deve somente explicar o existente e o acontecido, sem se preocupar com o futuro e propor ações transformadoras
Explicação: A Geografia Pragmática, também conhecida como Geografia Quantitativa ou Nova Geografia, é uma corrente de pensamento que surgiu na década de 1950 e promoveu grandes modificações na abordagem metodológica da Geografia. Baseada no neopositivismo lógico, essa nova corrente geográfica surgiu com a necessidade de exatidão, através de conceitos mais teóricos e apoiados em uma explicação matemático-estatística.
Questão 2: Nos últimos anos, a ciência geográfica tem passado por grandes mudanças conceituais e metodológicas. Com relação à Geografia, seus métodos, concepções, princípios e evolução, marque a opção correta:
Resposta: No Possibilismo, o homem é visto como um ser ativo, que recebe a influência do meio, mas que também atua sobre este, transformando-o.
Explicação: Vidal de La Blache rejeitava a ideia preconizada por Friedrich Ratzel que caracterizou a escola alemã de geografia, em que as condições naturais do meio influenciavam e determinavam as atividades humanas e a vida em sociedade. Para Vidal, o homem também transformava o meio onde vivia, de forma que para as ações humanas, diversas possibilidades eram possíveis, uma vez que essas não obedeceriam a uma relação entre causa e efeito.
Questão 3: Paul Vidal de La Blache (1845-1918) é considerado o fundador da moderna geografia francesa. Um dos conceitos mais importantes desenvolvido por ele remete ao ¿Gênero de Vida¿, que pode ser entendido como a:
Resposta: Possibilidade de o homem transformar o meio ambiente em que vive em benefício próprio.
Explicação: Para La Blache, as regiões constituíam um meio vivo que proporcionaria o desenvolvimento das sociedades. Com a utilização dos recursos regionais naturais, a vida em sociedade constituiria, então, o que se denominou por gêneros de vida. 
EXERCÍCIOS/TEORIAS DA GEOGRAFIA - AULA 5 - EXERCICIOS.odt
TEORIAS DA GEOGRAFIA – AULA 5
EXERCÍCIOS
Questão 1: “A principal inspiração para os geógrafos humanistas, como Yi-Fu Tuan e Edward Relph, foram as filosofias recentes do século XX. O trabalho desses geógrafos, no final da década de 1970 e início da década de 1980, baseava-se na filosofia de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty, buscando desenvolver metodologias que lhes permitissem descobrir o que as coisas realmente são, descobrir sua essência, num tipo de processo de redução transcendental.” (CESGRANRIO, 2013)
(Adaptado de CRESSWELL, T. Geographic thought. A critical introduction. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013, p. 111).
A inspiração filosófica mencionada acima refere-se a: 
Resposta: Fenomenologia 
Explicação: A fenomenologia é uma corrente filosófica que afirma a importância dos fenômenos da consciência, que devem ser estudados em si mesmos. Tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua significação. 
Questão 2: "Um neologismo
criado para designar as formas estandartizadas, repetidas e com uniformidade de sequência, como os conjuntos habitacionais e algumas lanchonetes fast-food distribuídas ao longo das estradas". (LEITE, A. F. O lugar: duas acepções geográficas. In: Anuário do Instituto de Geociências. v. 21. Rio de Janeiro, 1998. O texto se refere à qual expressão da Geografia Humanística? 
Resposta: Deslugar
Explicação: . O conceito seria o de deslugar (placelessness), um neologismo criado por Relph para designar as formas estandartizadas. 
Questão 3: A leitura geográfica dos conceitos de lugar e paisagem, no ensino de geografia, pressupõem estudos:
Resposta: De identidade, com registros de memória social, percepção das relações e elementos que compõem o vivido e a subjetividade
Explicação: O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. Assim, uma rua onde passei a infância pode ser chamada de lugar, ou a região onde moro, ou até mesmo a minha casa e a fazenda onde gosto de passar os finais de semana. Tudo isso, de acordo com a Geografia, é um lugar e apresenta-se como um fenômeno concernente à dinâmica do espaço geográfico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando