Buscar

Estudo dirigido 1 - Biologia Celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – Biologia Celular
1- O que significa eubactéria e arquibactéria? Como esta classificação está
relacionada a evolução celular? 
R: Eubactéria (“eu”, vem do grego “verdadeiro”) compreende a maior parte das bactérias que ocupam diversos habitats com condições mais propícias à vida. Arqueobactérias (“archeo” vem do grego “antigo”) compreende os organismos procariontes que vivem em ambientes em condições extremas. Evolutivamente, acredita-se que as arqueobactérias apresentam características similares aos primeiros organismos, pois vivem ambientes com características parecidas com a atmosfera primitiva. 
2- Dê a definição de célula eucariótica e procariótica e como isto está relacionado ao
processo evolutivo?
R: De maneira básica, a célula eucariótica é definida pela presença de núcleo, que é delimitado por uma membrana denominada carioteca, e pela presença de organelas membranosas. Já a célula procariótica é considerada mais simples por não apresentar um núcleo, ou seja, apresenta seu material disperso no citoplasma, e pela ausência de organelas membranosas. As células procarióticas, por serem mais simples, apresentarem uma ampla diversidade de capacidades químicas e habitarem uma larga variedade de habitats, são consideradas mais parecidas com a célula ancestral. 
3- Qual foi a importância da invenção do microscópio ótico para a biologia celular?
E qual a teoria gerada a partir de seu advento?
R: A invenção do microscópio ótico, no século XVII, permitiu a visualização e posterior estudo de estruturas até então nunca visualizadas por serem invisíveis a olho nu. Foi através desse instrumento que, em 1665, Robert Hooke, examinando um pedaço de cortiça, visualizou câmaras minúsculas que ele deu o nome de “células”. Hoje sabemos que o que ele visualizou foi, na verdade, paredes celulares de células vegetais que já haviam morrido em seu interior. Posteriormente, ele e Antoni van Leeuwenhoek conseguiram observar, pela primeira vez na história, células vivas. Muitos estudos foram realizados com o microscópio ótimo, principalmente, a partir do século XIX, quando, com a contribuição de vários microscopistas, com ênfase nos estudos do botânico Matthias Schleiden e do zoólogo Theodor Schwann, foi publicada a Teoria Celular. Essa teoria se baseia no princípio de que todas as células vivas foram formadas a partir de células já existentes que se desenvolveram e se dividiram formando novas células. 
4- Cite e descreva (morfofuncionalmente) as organelas delimitadas por uma
membrana apenas.
R: Os lisossomos são vesículas que contêm enzimas hidrolíticas que tem como função realizar a digestão celular, degradando tanto substâncias fagocitadas pela célula quanto organelas e outras substâncias produzidas no seu interior. Os peroxissomos são vesículas delimitadas por membranas que possuem enzimas que ajudam na degradação de moléculas orgânicas e degradam o peróxido de hidrogênio, que é tóxico para a célula. O retículo endoplasmático é formado por estruturas membranosas e pode ser classificado como liso ou rugoso dependendo da presença ou não de ribossomos em sua superfície. O retículo endoplasmático rugoso, por apresentar ribossomos em sua superfície, é responsável pela síntese de proteínas que serão majoritariamente enviadas para fora da célula. Já o retículo endoplasmático liso é responsável pela produção de lipídeos e a desintoxicação. O aparelho de Golgi é formado por uma pilha de sacos achatados e é responsável pelo empacotamento, distribuição e modificação de moléculas que são enviadas para secreção celular. As vesículas são utilizadas para transporte de substâncias no interior da célula, sendo também importantes no processo de endocitose e exocitose.
5- Defina a função, a origem e a morfologia de cloroplastos e mitocôndrias.
R: As mitocôndrias são organelas que apresentam uma dupla membrana lipoproteica, sendo que a mais interna se assemelha às membranas de células procarióticas e apresenta dobras em direção ao seu interior. Elas possuem DNA próprio e ribossomos 70s. São encontradas em essencialmente todas as células eucarióticas e apresentam como função a respiração celular, processo de aproveitamento da energia contida em moléculas de açúcares, principalmente, para a produção de ATP, principal molécula energética da célula. Já os cloroplastos são encontrados somente em células de vegetais e algas. Eles apresentam duas membranas e, em seu interior, pilhas de tilacóides, membranas que contêm o pigmento verde clorofila. Também possuem DNA próprio e ribossomos. Sua função é a realização da fotossíntese, processo no qual a luz solar é absorvida pela clorofila e essa energia é utilizada para promover a formação de moléculas de glicose ricas em energia. A origem dessas duas organelas é explicada pela Teoria da Endossimbiose, que afirma que, anteriormente, a mitocôndria e o cloroplasto eram células procariontes que foram fagocitadas por células eucariontes, porém não digeridas, A partir de então foi estabelecida entre elas uma relação mutualística que deu origem as células eucariontes que conhecemos hoje, contendo mitocôndrias e cloroplastos em seu interior. As evidências que corroboram essa teoria são a presença de duas membranas, de DNA circular, ribossomos e a capacidade de autoduplicação.

Outros materiais