Buscar

Metodologia Científica - FORUM 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Metodologia Científica
 
2. Forum 1 - Metodologia Científica
 
Prezado(a) Aluno(a):
Esse fórum objetiva promover o debate em relação a questões que envolvem a vida em sociedade e a importância do conhecimento científico no nosso cotidiano. Falaremos sobre as fake news (notícias falsas) disseminadas a respeito da vacina contra o vírus da COVID-19:
A internet acelera o processo de disseminação das informações, sejam elas verdadeiras ou falsas. Aumenta também a escala das pessoas atingidas e dificulta a responsabilização dos culpados pela divulgação de falsas informações. Além das mentiras serem compartilhadas em redes sociais como Facebook e Twitter, tem-se também outro meio de divulgação potente: o WhatsApp.
As fake news podem ser usadas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam pessoas comuns, celebridades, políticos, empresas e até mesmo uma nação.
Segundo reportagem divulgada pelo jornal El País em 21/12/20, ocorre no país a multiplicação de mitos, mentiras e teorias conspiratórias contra as vacinas da COVID-19. Tais fatos são preocupantes pois levam desinformação à população e o descrédito em relação a eficácia e importância da vacinação de toda a população.
Ao longo da disciplina de Metodologia Científica é possível perceber a importância da realização da pesquisa para o desenvolvimento de um determinado assunto e a importância da verificação das fontes utilizadas. A produção do conhecimento deve ser sempre subsidiada por pesquisas e verificações sistemáticas. Da mesma forma acontece com as informações que recebemos no nosso cotidiano.
Assim, vamos refletir a respeito da disseminação de fake news por meio das mídias sociais e os conteúdos teóricos estudados no decorrer da disciplina. Você vai perceber como essas questões estão diretamente ligadas à nossa prática profissional e às relações que estabelecemos no nosso dia-a-dia.
Como subsídio teórico utilize os seguintes textos:
“FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS ONLINE: PROPAGAC¸ÃO E REAÇÕES À DESINFORMAC¸ÃO EM BUSCA DE CLIQUES”. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/mj/v18n32/v18n32a12.pdf. Acesso em 07 fev. 2021.
“CHIP NA VACINA, “VIRAR JACARÉ” E OUTROS MITOS CRIAM PANDEMIA DE DESINFORMAÇÃO NA LUTA CONTRA A COVID-19”. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-12-20/chip-na-vacina-virar-jacare-e-outros-mitos-criam-pandemia-de-desinformacao-na-luta-contra-a-covid-19.html. Acesso em 07 fev. 2021.
Atividade Avaliativa
Agora é com você: redija um texto dissertativo-argumentativo que contenha entre 5 e 10 linhas e que mostre a importância da busca por informações verdadeiras e como isso pode evitar a disseminação das fake news.
É importante que você se atente para o fato de que o seu livro didático e os textos disponibilizados devem ser utilizados como subsídios teóricos para a resposta que será apresentada.
Você deve responder a postagem do professor para que sua postagem possa ser considerada para a avaliação. Ao responder a postagem de colegas, sua resposta não será considerada para pontuação. A resposta deve ter no mínimo 5 e no máximo 10 linhas.
A sua resposta deve ser bem fundamentada e relevante, não apenas 'concordo' ou 'discordo'.
Vamos movimentar as discussões?
Abraço,
Profª. Maria Luzia Mariano.
Resposta:
Quando falamos em fake news, não estamos tradando de algo novo, na verdade estamos tratando de algo que já vem acontece desde o  século XVI, no entanto o fato de ter se propagado no tempo não a torna legítima, pelo contrário, é preocupante que em plena era da informação, na qual a conexão com a internet tem sido cada vez mais comum, o que viabiliza o acesso a informação de maneira rápida e prática. Antigamente, as noticias falsas eram propagadas através de jornais locais, boletins e revistas, o que tornava a circulação da noticia um pouco mais lenta. Na contemporaneidade temos outras formas de divulgação das notícias, que são blogs, WhatsApp, facebook e Instagram, o que faz com que a noticia seja propagada numa velocidade maior, atingindo várias pessoas em fração de segundos. Com o advento da COVID 19, nos deparamos  com uma série de propagação de fake news relacionadas a vacinação da população, com boatos que a vacina provoca efeitos adversos, que quem tomasse iria virar jacaré. Essas fake news trouxe uma imensa insegurança para todos, porque desacredita o processo de imunização e deixa o cidadão vulnerável a doença, que tem sido tão letal e que vem causando tanta dor as famílias enlutadas. Por esse motivo, é de extrema importância que antes de compartilhar qualquer informação, que seja realizada a verificação da veracidade, para evitar a propagação de fake news, como se não fosse suficiente também nos deparamos com golpes, nos quais os agentes solicitavam os dados da vítima para um possível agendamento da vacina. Por esses e outros tantos motivos, precisamos ter muita cautela, antes de propagar qualquer notícia, sempre analisar a origem da informação e a veracidade dos fatos.

Continue navegando