Buscar

Aap4- TEORIA GERAL DO DIREITO CONSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap4 - Teoria Geral do Direito Constitucional
1)Texto base:
O parágrafo único, do art. 1º, da CF/88, determina que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. A partir disso, avalie as assertivas a seguir:
I. Ao afirmar que “todo poder emana do povo”, o legislador constitucional revela a titularidade do poder constituinte originário, que, conforme O contrato social, de Rousseau, é do povo.
II. O exercício por meio de representantes eleitos se refere à participação indireta no regime de governo democrático, que se dá com a eleição dos chefes do Poder Executivo e com os deputados federais e estaduais e vereadores.
III. A participação direta, que pode se dar por meio de plebiscito, referendo, iniciativa popular ou ação popular.
É correto o que se afirma em:
a)I, apenas.
b)III, apenas.
c)I e II, apenas.
d)II e III, apenas.
e)I, II e III.
2)Texto base:
Em 2011, o Estado do Pará, por meio de decreto legislativo, convocou seus eleitores a se manifestarem sobre a criação de dois novos Estados, Tapajós e Carajás, pelo desmembramento de seu território. Foram realizadas audiências públicas e campanha pela criação desses novos Estados. Sobre o tema, é correto afirmar:
a)Para se criar novos Estados, faz-se necessária a aprovação da população diretamente interessada, do Congresso Nacional e que isso seja feito por meio de lei complementar.
b)Para criar novos Estados, faz-se necessária a apresentação de estudo de viabilidade, que demonstrará especialmente a capacidade econômica da região.
c)A consulta popular para a criação dos novos Estados, por desmembramento do Estado do Pará, foi feita por meio de referendo.
d)O plebiscito é consulta popular que deverá ser utilizada nos casos de criação, incorporação, desmembramento e fusão de Estados.
e)Para criar os novos Estados, faz-se necessária a edição de lei de iniciativa popular, cujo projeto seja apresentado à Câmara dos Deputados e subscrito por 5% do eleitorado nacional, distribuídos em ao menos cinco Estados, com não menos do que 0,3% dos eleitores de cada um deles.
3)Texto base:
Uma das formas de exercício da soberania é a iniciativa popular de lei, nos termos do art. 14, III, da CF/88. O caso mais recente de iniciativa popular de lei que foi aprovada e está em vigor é a Lei da Ficha Limpa, que objetiva vetar a candidatura de candidatos condenados em julgamentos colegiados, proferidos pelos tribunais do país, ainda que não haja o trânsito em julgado da decisão.
Diante disso, avalie as assertivas a seguir e, na sequência, assinale a alternativa correta:
I. Para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular no Senado Federal, foi necessária a subscrição do projeto por pelo menos 1,3 milhões de assinaturas de eleitores de vários Estados e do Distrito Federal, o que representava à época 1% do eleitorado nacional.
II. As assinaturas foram organizadas por Estados, para demonstrar que foram colhidas em ao menos cinco Estados da Federação.
III. Cada um dos Estados deveria contar com a adesão ao projeto de lei de ao menos 0,3% de seu eleitorado.
IV. Há a hipótese constitucionalmente prevista de iniciativa popular de lei somente na esfera municipal, em que se faz necessária a subscrição do projeto de lei por pelo menos 5% dos eleitores do Município, mas não na esfera estadual.
a)Somente I está correta.
b)Somente III está correta.
c)Somente II e III estão corretas.
d)Somente I, II e III estão corretas.
e)Somente I e IV estão corretas.
4)Texto base:
Antônio nasceu em João Pessoa, no Estado da Paraíba, em 1995, e reside naquele Município desde então, mas sua família sempre viveu do cultivo de abacaxis no interior do Estado. Em função disso, tornou-se liderança atuante relacionada à agricultura de frutas para exportação e passou a reunir-se também com produtores de frutas do interior do Estado de Pernambuco, com o objetivo de formar uma cooperativa de exportação de frutas para a Europa. A cooperativa cresceu e Antônio ganhou bastante notoriedade na região. Por isso, passou a ser sondado por diversos partidos políticos sobre seu interesse pela vida política, uma vez que ele nunca sofreu suspensão nem perda dos direitos políticos. Como a sede da cooperativa estava no interior de Pernambuco, Antônio resolveu candidatar-se a deputado estadual por aquele Estado para concorrer às eleições de 2014. Diante disso, pode-se afirmar que Antônio preenche as seguintes condições de elegibilidade, exceto:
a)Nacionalidade brasileira.
b)Pleno exercício dos direitos políticos.
c)Ser alistado eleitoralmente.
d)Ter domicílio eleitoral na circunscrição.
e)Ter a idade mínima para se candidatar a deputado estadual.

Outros materiais