Buscar

Atividade A3- Saúde Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quando lidamos com saúde é imprescindível o estabelecimento de muito mais do que uma assistência, é preciso que se construa uma atenção à saúde integral e que atenda às necessidades de quem está sendo cuidado. Assim, transcende-se a concepção assistencialista, para uma condição de atenção ao ser de forma integral.
Nesse sentido, produza um texto dissertativo e argumentativo sobre as reais necessidades de saúde e os entendimentos sobre o processo saúde-doença. Organize seu texto em uma sequência lógica: introdução, desenvolvimento e conclusão. Traga argumentos condizentes e embasados teoricamente sobre o tema de forma contextualizada. Seu texto deve ter de 1.500 a 2.500 caracteres com espaços.
Com o passar dos séculos e das décadas, foi visto que a saúde está interligada com o meio em que a pessoa está inserida; o seu bem-estar físico e mental; a sua fonte de renda; a alimentação e outros fatores. A doença em si não pode ser somente a doença tem que ser observada todos os cofatores que levaram a pessoa adoecer. 
Quando cuidamos do ser humano como um todo a intenção é de prevenir a saúde de toda uma sociedade existente naquele ambiente. Um exemplo disso são as vacinas, que existem para que não haja um surto de uma doença e para fazer uma imunização por rebanho. 
Ao ensinar uma criança a escovar os dentes estamos ensinando que a saúde bucal é importante para a prevenção de caries e outras doenças que começam pela boca. Ensinamos o ato da higiene para até prevenir doenças epidemiológicas. 
As PNIC – Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – vieram para complementar o SUS – Sistema Único de Saúde- na forma de prevenir agravos, promoção, manutenção e reabilitação da saúde. Olhando para aquele individuo de uma forma única analisando qual a necessidade do mesmo para aquele problema em questão. A aromaterapia com os óleos essenciais podendo associar com a cromaterapia auxiliam os casos em que o individuo tem depressão ou ansiedade fazendo uma terapia de forma diferente das convencionais em busca do bem-estar do mesmo. Podendo melhorar a doença e pensando na saúde do mesmo. 
E em tempos de pandemia devido ao COVID-19, estamos vendo várias famílias se desestruturando psicologicamente pela reclusão do lockdown, o distanciamento pessoal, a perda de empregos, as notícias falando sobre a morte 24 horas, a falta de uma estrutura e a falta de um medicamento para conter o vírus. Podemos analisar o aumento dos casos de feminicídios, mortes, depressão, agressões a crianças e idosos, ataques sem motivos e outros casos. A constelação familiar pode ajudar essas famílias a buscar a ordem e o equilíbrio, a verificar a causa desse problema e como pode ser resolvido. 
As políticas públicas em tempos assim são essenciais para ajudar a população a enfrentar esse tempo. Elas podem ser feitas através de propagandas educativas ensinando a como lavar as mãos, qual a distância que deve dar de cada pessoa, como higienizar os bares e restaurantes, como as escolas podem se adequar, como cada criança deve se comportar em um ambiente escolar e como podem denunciar o seu agressor. 
Podemos analisar o fato da prática de hábitos saudáveis como os esportes e alimentação balanceada como ter uma boa saúde- sendo diretamente influenciada nos meios digitais e telecomunicações- de não ter o seu caso agravado pelo vírus e nem de entrar num dos grupos de risco. Podendo dessa forma prevenir o aparecimento da doença. Obviamente, o uso da máscara utilizada como orientam e a higienização das mãos são importantes para a prevenção e manter a saúde.
Um dos riscos hoje em dia para o COVID-19 são de pessoas sedentárias e que tenham uma comorbidade. Por esse motivo, pessoas que são obesas e sedentárias tem a maior propensão de ter os seus casos agravados se adquirirem a doença. Levando-se em consideração de que podem ter diabetes, problemas circulares, pressão alta e/ou outras doenças. A prática de uma dança, caminhada, andar de bicicleta, musculação, yoga e qualquer outra atividade é importante para o pulmão estar trabalhando, melhorar o colesterol, índice glicêmico, a pressão arterial estar boa, melhorar a disposição e liberar os hormônios do humor. 
Por essa razão, as necessidades de saúde do ser humano hoje é ter saneamento básico para poder ter a sua higiene realizada, lazer, renda, transporte, educação, um trabalho, moradia, segurança, acesso a bens e serviços, afirmações sociais, vacina e outros. A saúde e a doença têm que ser compreendidas como as condições organizacionais sociais e econômicas de um país. 
Portanto, o ser deve ser visto de forma abrangente e em todas as direções colocando as necessidades dele, da família ou da comunidade como prioridade, de forma integral, como um todo indivisível e complexo.

Continue navegando