Buscar

SEMINARIO 1, microcefalia

Prévia do material em texto

Seminário Interdisciplinar – Anatomia NP1
1. De acordo com o caso clínico, a paciente teve exame positivo para Zika vírus, e passou por ultrassonografias frequentes, pois o vírus é uma causa em potencial para o nascimento de crianças com microcefalia, como foi o caso. Cite quais são as alterações anatômicas presentes em crianças com microcefalia e como acontece.
Se caracteriza principalmente pelo pouco desenvolvimento do cérebro e da caixa craniana da criança, os ossos do crânio se fundem prematuramente sem deixar espaço para que o cérebro cresça, sem que haja compressão de suas estruturas. Consequentemente está ligada ao atraso neurológico, mental, psíquico e motor. 
2. O bebê da paciente foi diagnosticado com microcefalia e alteração oral nos dentes e no palato. Cite qual a estrutura do palato duro, qual a importância dele ser fechado e o por que dos ossos cranianos do bebê serem mais espaçados, com a chamada “moleira”.
A estrutura do palato duro é formada pelos processos palatinos da maxila e pelas lâminas horizontais do palatino. É importante ser fechado para a alimentação do bebê, sendo incapaz de sugar o leite materno. Os ossos cranianos do bebê são mais espaçados para facilitar a passagem do bebê pelo canal vaginal e permitir o crescimento adequado do cérebro.
3. Tendo em vista que a criança nasceu com microcefalia. Descreva o que é esta anomalia abordando as estruturas anatômicas associadas?
Microcefalia é um distúrbio neurológico no qual cérebro da criança não se desenvolve completamente dentro do neurocrânio. Os ossos do crânio se fundem prematuramente sem deixar espaço para que o cérebro cresça, sem que haja compressão de suas estruturas. As estruturas associadas, do neurocrânio, são o osso frontal, osso occiptal, ossos temporais, ossos parietais, osso etmóide e osso esfenóide.
4. Tendo em vista que a criança nasceu com nariz em sela, cite quais ossos compõem o esqueleto externo do nariz e quais ossos compõem o septo nasal? 
Os ossos que compõem o esqueleto externo são os ossos nasais, os processos frontais da maxila, parte nasal do osso frontal e sua espinha nasal. O vômer e o etmóide compõem o septo nasal.

Continue navegando