Buscar

AD1- ECONOMIA E TURISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – AD1
Período - 2020/1º
Disciplina: Economia e Turismo
Coordenadora: Maria Viviana de Freitas Cabral
Data para entrega: 01/03/2020 
Aluno(a): Wellington Araujo Costa Matrícula: 19215100020 
Instruções da prova: Esta avaliação é composta por 4 questões, sendo duas discursivas e duas que exigem cálculo. Os valores de cada uma estão informados, totalizando dez pontos. Atente-se ao português e à formatação. Nas questões discursivas, pesquise para elaborar uma ótima AD, citando e referenciando conforme as normas técnicas. Evite plágio!
Questão 1 - Disserte sobre o mercado turístico, caracterizando e diferenciando suas duas forças: oferta (S) e demanda (D). Identifique quais são os elementos que exercem influência sobre a quantidade da oferta turística e sobre a quantidade demandada turística, explicando o impacto de cada um dos fatores sobre a oferta e a demanda. (Valor 3 pontos).
A oferta turística pode ser definida como a quantidade de bens e serviços turísticos que os produtores estão dispostos a vender a um determinado preço em determinado período de tempo. Se o preço de um bem ou serviço turístico aumenta, a quantidade ofertada aumenta; caso o preço de um bem ou serviço turístico diminua, a quantidade ofertada se reduz. Nesse caso, a curva da oferta é “positivamente inclinada”. Os principais fatores que influenciam a oferta turística são o preço do produto turístico, o preço de outros bens e serviços, o preço dos fatores de produção e o avanço tecnológico. No que se refere às características da oferta turística, destacamos cinco principais fatores: impossibilidade de estocagem, competitividade, extrema rigidez, intangibilidade e imobilidade. A metodologia Embratur classifica a oferta turística em três categorias: atrativos turísticos; equipamentos e serviços turísticos; infra-estrutura de apoio turístico. A demanda turística pode ser definida como a quantidade de bens e serviços turísticos que os indivíduos desejam e são capazes de consumir a um dado preço em determinado período de tempo. Se o preço do bem ou serviço turístico aumenta, a quantidade demandada diminui; caso o preço do bem ou serviço turístico diminua, a quantidade demandada aumenta. A curva da demanda turística é “negativamente inclinada”. Os principais fatores que influenciam a demanda turística são o preço dos produtos turísticos, o preço dos outros produtos, a renda do consumidor e o gosto do turista. No que se refere à classificação, a demanda turística é classificada em potencial e real. 
Questão 2 - Identifique as principais estruturas de mercado e suas características, dando exemplos do mercado turístico, quando possível. Cite, pelo menos, dois exemplos de cada estrutura de mercado. (Valor: 2 pontos).
As principais estruturas de mercado são: 
Monopólio Na estrutura de mercado identificada como monopólio, o setor é a própria firma, porque existe um único produtor que realiza toda a produção. E esse único produtor fixa o preço do seu produto. 
1) controle sobre o fornecimento da matéria-prima;
2) barreiras legais, como registros de patentes; 
3) de licenças e concessões governamentais e outros. e. Situação de um mercado em que não existe concorrência na oferta. Como exemplo de monopólio, citamos a Petrobras, no Brasil, em exploração de petróleo em alto-mar (offshore).
Concorrência monopolista (ou concorrência imperfeita) Na concorrência monopolista (também chamada concorrência imperfeita), as empresas fazem produtos diferenciados, embora substitutos próximos (como diferentes marcas de refrigerante, sabonete, cigarro etc). Trata-se de uma estrutura mais próxima da realidade do que a concorrência perfeita. 
A diferenciação de produtos e/ou serviços dá-se a partir de alguns pontos: 
• características físicas; 
• embalagem; 
• marca; 
• promoção de vendas (propaganda, atendimento, brindes); 
• manutenção do produto ou serviço e outros. 
Em serviços temos, como exemplos desse tipo de mercado, os restaurantes, serviços médicos, odontológicos e outros. Em produtos temos, como exemplos as diversas marcas de refrigerante, creme dental, sabão em pó. 
Oligopólio: é uma estrutura de mercado na qual existe um reduzido número de produtores e vendedores ofertando bens e serviços que são substitutos entre si. Tal estrutura de mercado é a que prevalece hoje no mundo. Existe um pequeno número de firmas produtoras. Mesmo existindo um grande número de empresas, poucas dominam o mercado. 
Como exemplos de oligopólio, temos os serviços das empresas de transporte aéreo de passageiros no Brasil. Nesse setor existem poucas e grandes empresas existentes nesse mercado. 
Cartel é uma associação (formal ou informal) de produtores, dentro de determinado setor, que determina a política de preços para todas as empresas que o compõem. Os oligopolistas reconhecem a interdependência que têm e procuram se unir e maximizar o lucro do cartel. Este fixa preços e a repartição (cota) do mercado entre empresas. Como exemplo, tem-se a OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo. 
Duopólio A estrutura de mercado denominada duopólio é caracterizada por apenas duas empresas produtoras ou vendedoras no mercado. É, na verdade, um tipo de oligopólio contendo somente duas empresas. 
Monopsônio é uma estrutura de mercado caracterizada pela existência de muitos vendedores e um único comprador, que domina o mercado. Como exemplo, tem-se uma empresa que se instala em uma cidade do interior e, por ser única, torna-se demandante exclusiva da mão de obra local. 
Oligopsônio - é uma estrutura de mercado caracterizada pela existência de poucos compradores, que dominam o mercado, para muitos vendedores. Exemplo: o setor automobilístico comprando das inúmeras firmas de autopeças. 
Questão 3 - Em Paraty/RJ existem feiras de artesanatos e lembranças da cidade onde, diariamente, passam dezenas de turistas. Suponha que um vendedor tenha aumentado o preço de um souvenir de R$ 2,80 para R$ 3,30 por unidade. Devido a isso, a venda desse produto diminuiu de 10 para 7 unidades por dia. Calcule a elasticidade-preço da demanda desse produto e classifique-a (Valor: 2 pontos).
%Δquantidade = 3/10 * 100% % = 30%
%Δpreço = (3,30 – 2,80)/2,8 * 100% ≈ 17,8%
30% / 17,8% ≈ 1,685 > 1 => é elástica
Questão 4 - Um certo atrativo turístico possui as funções de demanda e oferta, respectivamente, dadas por 
Dx = 30 – 0,2 px + 0,7 py + 1,3R
Ox = 0,8px.
Sabendo que o preço do bem y é py = 1 e a renda dos consumidores é R = 10, calcule o preço de equilíbrio para o bem x. Construa um gráfico relacionando preço (P) e quantidade (Q), indicando as curvas de demanda e oferta e o ponto de equilíbrio. Explique a inclinação das curvas de demanda e de oferta. (Valor 3 pontos)
Dx= 30 – 0,2 px + O,7 py + 1,3R
Dx= 30 – 0,2 px + O,7 + 1,3
Dx= 30- 0,2 px + 13,7
Dx= 30 – 0,2 px + 15
Dx= 28/ 15
Dx=1,8
Bom desempenho!
� PAGE �4�

Continue navegando