Buscar

desafio poluição 9

Prévia do material em texto

Desafio
Uma das funções técnicas de um gestor ambiental é elaborar e manter os indicadores referentes aos processos da empresa, dessa forma, auxiliando na avaliação ambiental do local. Assim, para a avaliação ambiental de uma empresa, é importante a utilização da legislação ambiental como fonte de consulta, considerando os parâmetros estabelecidos na lei como possíveis indicadores de eficácia e eficiência ambiental.
Você foi contratado como gestor ambiental em uma determinada empresa que realiza lançamentos de efluente tratado em um corpo d'água. Sua atuação na empresa está direcionada em avaliar a eficiência ambiental, considerando os parâmetros do efluente lançado mensalmente.
Com objetivo de verificar se o efluente lançado pela sua empresa pode afetar a autodepuração do corpo hídrico receptor, você solicitou para a sua equipe técnica que realizasse uma análise laboratorial. No relatório da análise foram encontrados os seguintes resultados, considerando como comparativo os padrões de lançamento de efluentes estabelecido na Resolução CONAMA 430/2011:
Considerando a análise e os padrões de lançamento estabelecidos na Resolução CONAMA 430/2011, você deverá elaborar um parecer simplificado, com ênfase na seguinte pergunta:
Os efluentes lançados pela empresa podem afetar a autodepuração do corpo hídrico receptor? Por quê?
Ao analisar os padrões de lançamento do efluente, é possível verificarmos que se trata de metais pesados. Contudo, deve-se dar destaque ao arsênio presente no efluente, pois este apresenta valores que estão acima do permitido na Resolução CONAMA 430/2011. Essa evidência aponta para a possibilidade do efluente da empresa afetar a autodepuração do corpo hídrico receptor.

Continue navegando