Buscar

Agenda 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agenda 12
1. O que é esse acordo?
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico sul-americano criado em 1991. São membros fundadores do bloco Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Esse bloco conta também com países associados, que são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
Essa integração entre países sul-americanos busca favorecer o desenvolvimento econômico, social e político de seus membros e associados. Para isso, tem como objetivo central promover a livre circulação de bens, serviços, capital e pessoas, com redução parcial ou total de tarifas, barreiras alfandegárias e impostos.
2. Que países participam do Mercosul e em que condições?
Os participantes do Mercosul na atualidade são todos os países da América do Sul, que atuam no bloco como membros ou países associados. Os países-membros consistem nos países fundacionais (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e a Venezuela, país-membro desde 2012, mas que se encontra suspenso por infringir regras do bloco.
Já os demais países da América do Sul (Chile, Bolívia, Equador, Colômbia, Guiana, Peru e Suriname) são os associados, por participarem do bloco de maneira regular, mas não possuem as mesmas vantagens dos membros, como a Tarifa Externa Comum (TEC).
3. Que avanços trouxe para o comércio entre os países?
O Tratado de Assunção, instrumento fundacional do MERCOSUL, estabeleceu um modelo de integração profunda, com os objetivos centrais de conformação de um mercado comum - com livre circulação interna de bens, serviços e fatores produtivos - o estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC) no comércio com terceiros países e a adoção de uma política comercial comum.
O livre comércio intrazona foi implementado por meio do programa de desgravação tarifária previsto pelo Tratado de Assunção, que reduziu a zero a alíquota do imposto de importação para o universo de bens, salvo açúcar e automóveis. A União Aduaneira, estabelecida pela TEC, está organizada em 11 níveis tarifários, cujas alíquotas variam de 0% a 20%, obedecendo ao princípio geral da escalada tarifária: insumos têm alíquotas mais baixas e produtos com maior grau de elaboração, alíquotas maiores.
4. Por que será que inicialmente o bloco de países participantes foi chamado de Cone Sul?
O Cone Sul é a forma como é conhecida a zona mais ao sul da América do Sul, pois seu formato realmente assemelha-se a um cone.
5. Você considera que o Mercosul pode fortalecer a América Latina diante do domínio de outras potências do comércio internacional? Por quê?
Sim, é excelente para o equilíbrio nas contas externas é de extrema importância, estes acordos entre países, favorecem a diminuição de tarifas, livre circulação de mercadorias entre países membros, o Mercosul encontra neste estágio.
6. Por que o Mercosul poderia preocupar nações como os Estados Unidos?
Com a vinda do Mercosul, muitos produtos americanos deixaram de ser consumidos para movimentar o mercado intra bloco, além de, com essas tarifas nulas, os produtos para outros países (não participantes do Mercosul) se torna mais barato do que importar diretamente dos Estados Unidos a altos impostos.
http://www.mercosul.gov.br/

Outros materiais