Buscar

APS Direito Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO BRASILEIRO de medicina e reabilitação 
CURSO DE DIREITO 
Catete-noite
Teoria do delito e principio constitucionais penais
samuel pereira iris 
N°2019105700
raiane da silva oliveira machado
N°2018203708
 Rio de Janeiro
2019
Obra de cesare Beccaria
Dos Delitos e das Penas.
Beccaria tinha um pensamento voltado para o Iluminismo, uma vez que ele teve sua formação com jesuítas na França, o que fez com que seu pensamento fosse voltado para o que estava em voga a época, abraçando a tese que as penas constituíam uma espécie de vingança coletiva, essa concepção havia induzido uma espécie de punição crucial para quem cometia os delitos, fazendo também distinção dos povos por classe social e trazendo punição mais graves que os próprios delitos cometidos. Ele trouxe com a sua obra clássica filosófica um olhar crítico para o sistema atual, buscando penas proporcionais aos crimes e visando que não se aplicasse penas para delitos pequenos. 
O autor também criticava a forma que eram estipuladas as punições, fazem distinções de cumprimento de penas para pessoas que haviam cometido o mesmo delito, onde pessoas de altos escalões recebiam penas menores que cidadãos comuns. ele defendia que “sejam aplicadas as mesma penas às pessoas de mais altas categorias e ao último dos cidadãos, desde hajam cometidos os mesmo delitos”.
Trazendo para os dias atuais, podemos ver que ainda são aplicadas as penas de maneira incorreta, onde o Poder Judiciário põe em questão primeiramente o poder aquisitivo do sujeito para depois proferir sentenças, tamanha desigualdade podemos perceber em diversos casos que já julgados. 
Abordaremos então dois casos atuais que sofreram essa diferenciação de sentença devido ao nível social dos réus: 
Caso Adriana Ancelmo
Esposa e cúmplice do ex governador Sergio Cabral, julgado e culpado por crime de lavagem de dinheiro, durante seu mandato de foi de 2007 a 2014 desviando durante esse período uma quantia maior que R$200 milhões, descoberto pela operação Calicute braço direito da lava jato, onde foi condenado há 18 anos de prisão. Andrea Ancelmo respondeu pelo crime de desvio de dinheiro dos cofres públicos, para fins de compras de artefatos luxuosos, como joias e bens que eram desproporcionais ao salário do seu marido. A mesma foi condenada em regime fechado, mas por ter filhos de 11 e 14 anos recebeu o benefício de cumprir sua pena em prisão domiciliar, sendo vedado o uso de aparelho celular e internet, a presença materna é fundamental para a estruturação e regular crescimento psíquico e emocional das crianças.
Caso Maria
Mae de 4 filhos, sendo o mais velho de 13 anos, outro de 10 anos, uma criança de 3 anos e um recém-nascido de 1 mês, Maria foi presa em flagrante na tentativa de furto de um pacote de leite em pó que tinha o custo de R$1,96 em sua defesa a réu alegou que o ato praticado foi com o intuito de dar algo para comer aos seus filhos, pois a mesma estava desempregada e viu como sua última alternativa cometer o furto. Ela foi condenada a regime fechado, e seu único direito foi ter com ela em sua sela, seu filho recém-nascido até que ele completasse 6 meses, já se passaram dois anos de sua pena e neste tempo, por diversas vezes ela tentou fazer o pedido de prisão domiciliar, uma vez que tendo 3 filhos totalmente dependentes da mãe, onde é assegurado por lei o direito da presença materna em seu crescimento, mas teve seu pedido negado. 
É um direito, porem se torna um beneficio por não ser igualitário, pois ele é somente concedido a um grupo de pessoas selecionadas, a alta sociedade, mais conhecida como alto escalão.
Como podemos observar, em ambos os casos foram cometidos roubo, em proporções totalmente diferente!! De um lado um roubo um tanto quanto irrelevante, uma mero saco se leite em pó, em contrapartida a outra praticou um lavagem de dinheiro público, um crime contra o estado. Duas mães que foram condenadas por seus respectivos delitos. Segundo a lei n° 13.769/18 , gestantes e mães com filhos até 12anos teriam direito a pedir para que sua pena fosse domiciliar a fim de acompanhar o crescimento de seus filhos, pois a presença materna é fundamental para a estruturação e regular crescimento psíquico e emocional das crianças.
Entretanto, apenas um dos casos foi permitido a prisão domiciliar, no lado mais favorecido da sociedade, o que deveria ser avaliado criteriosamente deixou-se levar por poder aquisitivo. Esse era um dos problemas que Cesare Beccaria, abordou em seu livro “dos delitos e das penas”. O primordial para termos justiça é igualdade, não é correto que somente uma dessas mulheres tivessem direito ao tipo de cumprimento de pena "prisão domiciliária" , e se fosse avaliar pela intensidade de crimes, a primeira mulher cometeu um delito muito mais grave, não mereceria portanto prisão domiciliar, mas atrás do advogado que conseguiu para defefende-la, foi possível, mas no caso de Maria por se tratar de uma mulher podre e sem recursos suficientes para pagar um advogado bom que intercedesse pelos seus direitos e fizesse com que fosse possível a comprovação da necessidade das crianças terem o apoio de sua mãe, não foi concedido o direito de cumprimento de pena em domicílio, mostrando claramente que sim, o poder aquisitivo interferiu e interfere em casos julgados em nossos país. Cesare ao longo de seu trabalho mostra como o poder judiciário é influenciado pelo auto escalão e tentar de muitas formas atentar a sociedade sobre isso, é até hoje nos deparamos com pessoas que possuem mais recursos que outras, se beneficiando e se fovorecendo perante a lei de nosso país.
Bibliografia:
http://www.euconcordo.com/peticao/1651/mariamae/
https://www.conjur.com.br/2018-fev-27/stj-confirma-prisao-domiciliar-ex-primeira-dama-adriana-ancelmo
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/08/28/sergio-cabral-e-condenado-a-mais-18-anos-de-prisao.ghtml
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2017/09/ex-primeira-dama-do-rio-adriana-ancelmo-e-condenada-pela-primeira-vez.html

Continue navegando