Buscar

prova uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – A atividade econômica e seu desenvolvimento depende de vários fatores, entre eles: a disponibilidade de recursos produtivos e a capacidade de processar esses recursos, conforme as necessidades e desejos da sociedade (capacidade de consumo). Isto pode ser observado em termos monetários por meio do fluxo monetário da economia com o mercado de capitais, especialmente com o mercado financeiro.
R=
Os agentes econômicos (consumidores, empresas e governo) precisam de moeda, é por meio dessa moeda que eles conseguem interagir nos mercados de bens/serviços e nos mercados dos fatores da produção. No entanto, essa atividade econômica é oscilante, ora a economia esquenta (com riscos de aumento de inflação), ora a economia esta fraca (com riscos de apresentar um quadro de alto desemprego). Assim nessas situações o mercado de capitais ajuda a encaminhar a poupança do sistema financeiro para incentivar a economia, como também o governo, por meio das políticas monetárias, estabelece as condições para frear a economia. Nestas situações, o mercado de capitais é peça fundamental.
Os principais operadores econômicos são os consumidores, as empresas e o governo e estes necessitam de moeda, e através dessa moeda que eles conseguem dialogar nos mercados de bens e serviços e nos mercados dos fatores da produção, porem essa atividade econômica oscila bastante e não mantem uma regularidade, causando uma instabilidade. Nessas situações o mercado de capitais auxilia a o encaminhamento da poupança do sistema financeiro para incentivar a economia, como também o governo, através de políticas monetárias, determina as condições para frear a economia, nestes momentos o mercado de capitais é peça fundamental. 
2- Sempre que temos uma sobra de nossos recursos pensamos em aplicar nosso dinheiro num determinado tipo de aplicação financeira, com o intuito de obter melhores rendimentos a curto, médio ou longo prazo. O aplicador deverá buscar informações necessárias sobre cada tipo de aplicação, como rendimentos e riscos. No mercado financeiro, as mais comuns são os Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Fundos de Investimentos, mas a mais comum e conhecida é a aplicação em caderneta de poupança, em que o investidor pode depositar valores menores e, também temos o Tesouro Direto do Governo Federal. Disserte sobre os títulos públicos.
R=
Tesouro Direto- um programa do Tesouro Nacional criado em parceria com a BMF&F Bovespa.
O objetivo é oferecer ao investidor pessoa física a oportunidade de adquirir títulos públicos na internet, como nos sites das corretoras de valores.
O governo faz a emissão de títulos públicos, a fim de captar recursos para o financiamento de projetos e infraestrutura, educação, saneamento etc.
Considerados um dos investimentos mais seguros do mercado financeiro, os títulos públicos são aplicações de renda fixa, nas quais você financia a dívida púbica .Na prática, quem compra um título público empresta dinheiro para o Governo, para que ele possa pagar suas dívidas e financiar projetos de interesse nacional .O potencial de retorno dos títulos públicos é melhor do que o da poupança. Além disso, essa aplicação pode ser considerada até mais segura do que a caderneta. Dentro de uma estratégia de diversificação do patrimônio, os títulos públicos são figura carimbada quando o assunto é segurança, porque os governos tendem a ser a instituição mais sólida de qualquer país.

Continue navegando