Buscar

Aula 7 instalacao baixa tensao

Prévia do material em texto

Determinar o valor do diâmetro interno do eletroduto rígido de aço carbono, capaz de conter os condutores de 4 circuitos monofásicos, de uma mesma instalação, todos isolados em PVC 70ºC,sendo que as características dos circuitos são: - 1 circuito com condutores de 6,0mm2 (Aext. = 18,1mm2) - 2 circuitos com condutores de 4,0mm2 (Aext. = 13,8mm2) - 1 circuito com condutores de 2,5mm2 (Aext. = 10,7mm2) Sabe-se também, que o condutor de proteção é individual.
		
	
	22,3 mm
	 
	20,5 mm
	 
	23,2 mm
	Os relés basicamente são dispositivos elétricos que tem como função produzir modificações súbitas, porém predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída (Fonte: Site Mundo da Elétrica). Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa errada:
		
	
	Relé auxiliar é todo relé utilizado para desempenhar de forma secundária alguma tarefa de chaveamento em um circuito, geralmente atuando em conjunto com outros dispositivos de comutação como outro relé ou contator.
	
	No relé fotoelétrico, o sensor fotoelétrico possui como característica principal em sua definição eletrônica a capacidade de converter um sinal luminoso seja, luz ou sombra, em um sinal elétrico que será processado por um circuito e por consequência atuar conforme sua programação.
	
	O relé de impulso altera o seu estado ou posição do(s) seu(s) contato(s) (aberto - fechado; fechado - aberto) quando aplicada uma tensão nos bornes da bobina, ou seja, enviando um pulso de tensão à bobina do relé (que permanece energizada somente enquanto durar o pulso), o efeito magnético faz acionar uma espécie de roda dentada que abre e fecha contatos. Ao término de cada pulso, esses contatos permanecem fechados ou abertos, e a bobina desenergizada.
	 
	Os relés só podem ser alimentados com tensão alternada, permitindo, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência.
	Os disjuntores termomagnéticos e fusíveis são dispositivos amplamente usados nas instalações elétricas. Sem os disjuntores a eletricidade poderia se tornar impraticável, frente ao potencial risco de incêndios, danos resultantes de problemas na fiação elétrica ou falhas em equipamentos. A escolha correta do fusível é muito importante porque quando ocorre o dimensionamento errado, os riscos e danos podem ser enormes. Para definir qual o fusível que deve ser usado, é necessário avaliar as condições operacionais do circuito que será protegido, para preparar este dispositivo caso seja solicitado em alguma situação de sobrecorrente. Analise as afirmativas abaixo sobre os disjuntores e fusíveis:
I. São dispositivos capazes de interromper o circuito automaticamente quando há ocorrência de uma corrente muito acima da nominal.
II.  São dispositivos que não têm a capacidade de serem reutilizados após o seu desarme.
III. O fusível pode ser rearmado em caso de interrupção do circuito.
IV.  O disjuntor pode ser rearmado em caso de interrupção do circuito.
Agora marque a alternativa que contém as afirmativas corretas:
		
	
	d) I e III.
	
	b) Apenas a II.
	
	e) Nenhuma.
	 
	c) I e IV.
	Sobre as recomendações para o levantamento da carga de iluminação de instalações internas residenciais prediais, é correto afirmar que a NBR - 5410:
		
	
	Estabelece que para áreas iguais ou menores que 6 m² deve-se atribuir um mínimo de 100 VA para a carga de iluminação e para áreas maiores que 6 m² atribuir um mínimo de 100 VA para os primeiros 6 m², acrescidos de 100 VA para aumento de 4 m² inteiros.
	
	Estabelece que para áreas iguais ou menores que 6 m² deve-se atribuir um mínimo de 100 VA para a carga de iluminação e para áreas maiores que 6 m² atribuir um mínimo de 60 VA para os primeiros 6 m², acrescidos de 100 VA para aumento de 4 m² inteiros.
	
	Estabelece que para áreas iguais ou menores que 6 m² deve-se atribuir um mínimo de 60 VA para a carga de iluminação e para áreas maiores que 6 m² atribuir um mínimo de 60 VA para os primeiros 6 m², acrescidos de 100 VA para aumento de 4 m² inteiros.
	 
	Estabelece que para áreas iguais ou menores que 6 m² deve-se atribuir um mínimo de 100 VA para a carga de iluminação e para áreas maiores que 6 m² atribuir um mínimo de 100 VA para os primeiros 6 m² , acrescidos de 60 VA para aumento de 4 m² inteiros.
	Os sensores de presença mais comuns usam 3 fios para ligação e muitos deles têm esquema de ligação igual ao usado para instalar fotocélula (sensor de luz ambiente). Quanto ao posicionamento dos sensores na instalação, eles podem ser de sobrepor ou de embutir no teto ou na parede, adequados para uso externo ou interno.Com relação ao Sensor de Presença, julgue as afirmativas abaixo:
I-São os sensores que detectam a presença de pessoas disparando alarme, abrindo portas ou simplesmente tocando um sinal de aviso estão cada vez mais presentes em muitos locais por onde passamos. Aproveitando as propriedades piroelétricas de certos materiais, esses sensores consistem numa solução sensível e barata para a detecção de pessoas pelo calor de seu corpo. Veja neste artigo como funcionam os sensores de presença.
II-Exemplos de aplicação destes sensores podem ser vistos em toda parte, como: shoppings e aeroportos são usados para abrir automaticamente as portas na presença das pessoas. Em lojas e outros estabelecimentos, detectam a presença de fregueses. Nas residências podem ser usados como alarme de intrusos.
III-Existem recentemente sensores tipo ivp para área totalmente aberta, sua desvantagem é que são extremamente lentos para detectar e o seu valor bem mais alto.
IV-Para um maior alcance das áreas de detecção o sensor deve ser fixado a uma altura de 2,20 m em relação ao piso e sempre que possível no canto, pois detecta 90º, assim tem um melhor aproveitamento de seu campo de ação. 
Marque a alternativa correta com relação as afirmações sobre suas características.
 
		
	 
	b) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	Leia as afirmativas abaixo descritas e depois de sua compreensão responda qual das alternativas abaixo representa a verdadeira: A - A resistência à passagem de corrente elétrica em um condutor elétrico define a resistência elétrica. B - Podemos aterrar tanto os circuitos de tomadas como os circuitos de iluminação. C - Os eletrodutos são dispositivos que devem interromper unicamente o condutor fase. D - A falta de um projeto elétrico pode causar curtos circuitos e sobrecargas. E - A locação dos pontos de utilização da energia elétrica é baseada não localização do Quadro de luz.
		
	 
	V; V; F; V; F.
	Qual a função das subestações retificadoras?
		
	 
	Transformar a tensão contínua em alternada
	
	Aumentar a corrente
	 
	Transformar a tensão alternada em contínua
		A norma brasileira NBR 5410 estabelece que a seção mínima de condutores de cobre para circuitos de iluminação e para circuitos de força deverão ser, respectivamente :
	
	
	
	1,5mm2 e 10,0 mm2.
	
	
	2,5mm2 e 6,0 mm2.
	
	
	1,5mm2 e 2,5 mm2.
		Em projetos de instalações elétricas estas informações devem ser consideradas, EXCETO:
	
	
	
	utilização prevista.
	
	
	requisitos de manutenção.
	
	
	esquema de distribuição.
	
	
	demanda fixa.
		Em uma caixa de passagem de uma instalação elétrica, existe um condutor de cor azul-claro com uma anilha de identificação em verde-amarelo. De acordo com a identificação por cores para condutores elétricos, trata-se de um condutor:
	
	
	
	de proteção que originalmente era utilizado como condutor neutro.
	
	
	fase que originalmente era utilizado como condutor de proteção.
	
	
	de proteção e de neutro utilizado de forma combinada em um único condutor.
		m uma instalação elétrica de uma residência, tem-se os seguintes valores de potência:
TUGs = 5520 W
Iluminação = 1080 W
TUEs = 12100 W
Sabendo que existem 4 tomadas de uso específico, qual é o valor da corrente elétrica a ser considerada no dimensionamento do circuito de distribuição?Considere a tensão de 220 V.
	
	
	
	26,6 A.
	
	
	56,6 A.
	
	
	46,6 A.
	
	
	36,6 A.
	
	
	60,0 A.
	
Explicação:1º Somam-se as potências de TUGs e Iluminação e multiplica-se pelo fator de demanda (0,40): 2640 W;
2º Multiplica-se a potência das TUEs pelo fador de demanda (0,76): 9196 W;
3º Somam-se as potências totais (já multiplicadas pelos fatores de demanda): 11836 W;
4º Divide-se o resultado por 0,95 para obter o valor em VA: 12459 VA.
5º Divide-se o valor da potência (em VA) pela tensão (220 V) para encontrar o valor da corrente (56,6 A

Continue navegando