A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Poluição

Pré-visualização | Página 1 de 1

Poluição
 
Definição
O que é a poluição? Para a definição de poluição não tem exatamente uma definição concreta, mas podemos destacar uma certa definição para poluição, que é uma atividade que degrada o meio ambiente, afetando características físicas e/ou químicas de determinado ecossistema. Essa poluição tem suas causas, consequências e soluções, além disso irá existir vários tipos de poluição, como poluição hídrica; poluição atmosférica; poluição do solo; poluição sonora; poluição visual.
Tipos de Poluição
A poluição hídrica é aquela poluição na qual trata-se da contaminação ou alteração química das águas dos rios, lagos oceanos e subterrâneas. As principais situações estão relacionadas ao lançamento de esgotos sem tratamento em áreas urbanas, ao depósito irregular de resíduos sólidos nos rios, a poluição dos oceanos é o mais preocupante, pois pode se resultar de muita extinção de espécies, causando desequilíbrio ecológico e prejuízo ao habitat.
A poluição atmosférica está relacionada a poluição do ar no qual se tornou uma grande preocupação no mundo, ela é causada pela contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e energia, considerados poluente para a atmosfera. Sobretudo nas grandes cidades, a poluição do ar altera a qualidade de vida da população, o que acarreta a multiplicação e o agravamento de doenças respiratórias. Essa poluição é causada pela fumaça das indústrias, aos gases que saem dos carros em movimentos, etc. Ela também provoca alterações climáticas, como a intensificação do efeito estufa e do aquecimento global.
A poluição do solo é causada pela alteração do ambiente e por componentes químicos, a produção agrícola é a principal responsável pela poluição do solo e a mais afetada por ela. Em geral, ocorre pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, fertilizantes, insumos agropecuários e metais pesados. Além disso, os lixões, que diferente dos aterros sanitários não protegem o solo da decomposição do lixo, ocorre a produção de um líquido poluente chamado chorume, que penetra no solo pode causar problemas ambientais por meio da contaminação do solo.
A poluição sonora consiste no excesso de ruídos gerados pelo trânsito, por construções civis e equipamentos eletrônicos, que causam desconforto e juízo à saúde da população, essa poluição é um problema que causa no espaço urbano, em que há aglomeração de pessoas. Essa poluição pode causar problemas nas pessoas, principalmente psicológicos, e problemas auditivos; para que esses problemas não ocorram devem ser feito o aumento de fiscalizações das ações.
A poluição visual acontece pela grande quantidade de publicidade e formas de comunicação visual expressas em anúncios, placas, outdoors, além de fios elétricos, etc.; esse excesso é considerado prejudicial, tanto em relação à condição estética das cidades, quanto no desenvolvimento de desconforto e estresse na população.
É importante destacar que cada vez mais as pessoas se conscientizam sobre os efeitos negativos da poluição por meio de educação ambiental, no entanto, é necessário adotar medidas mais amplas e eficazes, a fim de reduzi-la, e fomentar os cuidados com o meio ambiente.