A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E BACIAS HIDROGRAFICAS (A4)

Pré-visualização | Página 1 de 2

GRA1577 GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E BACIAS HIDROGRÁFICAS GR1451211 - 202110.ead-14964.01
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	15/06/21 01:10
	Enviado
	15/06/21 10:47
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	5 em 10 pontos  
	
	
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	A Política Nacional de Recursos Hídricos, criada através da Lei nº 9.433/97, dividiu os corpos d’água em classes, mais precisamente em 9 classes distintas. As cinco primeiras são classificadas como doce, ou seja, que apresentam baixa quantidade de sais minerais, em seguida, temos duas classes de água salinas, que possuem média quantidade de sais minerais, e por fim,  as duas classes de águas salobras, ou seja, que apresentam uma alta quantidade de sais minerais.
 
Em relação a classe de água doce, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Águas destinadas ao abastecimento, classificadas como classe 3, devem passar por tratamento simplificado.
	Resposta Correta:
	 
A qualidade da água está relacionada diretamente com a qualidade de vida das pessoas e com o meio ambiente.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois para abastecimento, as águas de classe 3 devem passar por tratamento convencional ou avançado, o que eleva muitos os custos com o tratamento. Na natação e mergulho, ocorre contato primário com a água, logo só podem ocorrer em rios de classe 2. Os rios de classes 3 e 4, devido aos altos índices de contaminantes, causam patologias. Quando o rio apresenta classe 4, os limites de oxigênio dissolvido são quase nulos. Logo, não tem como haver vida aquática.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	Pelo fato da água ser um bem público, e ao mesmo tempo vital para a vida na terra, não é justo que uma determinada pessoa ou empresa faça uso deste importante recurso, ou mesmo, cobre das outras pessoas para que elas possam ter acesso a água. Desta forma, a cobrança pelo uso da água por parte do Governo é fundamental, sendo que o dinheiro arrecadado ajuda na conservação da bacia hidrográfica em que a própria água é captada.
 
Analise as afirmações a seguir quanto a cobrança pelo uso de recursos hídricos:
 
I - Busca reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor.
II - Busca a racionalização do uso da água.
III - Busca obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos.
IV - Todas atividades que necessitam de outorga de água estão sujeitos a cobrança pelo uso dos recursos hídricos.
 
 Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
 
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a cobrança pelo uso da água busca exatamente o uso consciente da água e dos recursos hídricos, bem como, obter dinheiro para conseguir gerenciar os recursos hídricos de forma adequada.  outorga de água é obrigatória para atividades que façam uso industrial/comercial da mesma.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Compete à ANA outorgar, por intermédio de autorização, o direito de uso de recursos hídricos em corpos de água de domínio da União, bem como emitir outorga preventiva. Também é competência da ANA a emissão da reserva de disponibilidade hídrica para fins de aproveitamentos hidrelétricos e sua consequente conversão em outorga de direito de uso de recursos hídricos.
 
A Figura a seguir apresenta os instrumentos de implementação da Lei nº 9433/97, ou seja, da Política Nacional de Recursos Hídricos.
 
Fonte: PINTO-COELHO, R. M.; HAVENS, K. Gestão de recursos hídricos em tempos de crise . Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 191.
 
Neste sentido, assinale a alternativa que refere-se respectivamente aos pontos 1 e 2:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Outorga de cobrança pelo uso da água
	Resposta Correta:
	 
Outorga de cobrança pelo uso da água
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois os dois instrumentos mais importantes no gerenciamento dos recursos hídricos são a outorga e a cobrança pelo uso d’água. A outorga de direito de uso de recursos hídricos tem por objetivos assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água. O uso das águas públicas deve respeitar e ser compatível com as normas que tratam da navegação, exploração de caça e pesca, uso de portos, dentre outros, não podendo prejudicá-los.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Carlos Eduardo é produtor rural, e possui algumas cabeças de gado. Infelizmente, neste ano os índices pluviométricos ficaram muito abaixo da média, e devido a estiagem, houve grandes prejuízos econômicos ao produtor. Desta forma, ele teve a ideia de abrir um poço artesiano.
 
Em relação a abertura de um poço artesiano, analise as questões a seguir:
 
I. Deve ser solicitado a outorga de água.
DESTA FORMA
II. Deve-se recorrer ao órgão ambiental estadual, visto que águas subterrâneas são de competência estadual.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I e II são verdadeiras, sendo que asserção I justifica a I. A outorga de água é necessária para abertura de poços artesiano, e neste caso, o órgão ambiental estadual deverá emitir a mesma. Para isto, o produtor deverá consultar o órgão ambiental estadual para saber os trâmites para obter a outorga.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
 
“A Resolução CONAMA n°20, de 18/06/86, dividiu as águas do território brasileiro em águas doces (com salinidade menor que 0,05%), salobras (salinidade entre 0,05% e 3%) e salinas (salinidade acima de 3%). Em função dos usos previstos, foram criadas nove classes de qualidade. A cada uma dessas classes corresponde uma determinada qualidade a ser mantida no corpo d'água”.
 
Fonte: Nascimento, L. V. do. Os padrões brasileiros de qualidade das águas e os critérios para proteção da vida aquática, saúde humana e animal . Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental Universidade Federal de Minas Gerais, p. 2. Disponível em: https://www.ft.unicamp.br/~mariaacm/ST405/Agua.pdf . Acessado em: 26 de dezembro de 2019.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a classificação da água, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Um recurso hídrico classificado em nível 4, tem usos mais exigentes, como por exemplo, dessedentação do homem ou animais.
II. Quanto melhor a qualidade da água, mais usos serão permitidos para estas.
III. As águas salinas apresentam quatro tipos de classes (especial, classe 1, classe 2 e classe 3).
IV. Quanto uma água é classificada como especial, quer dizer que a mesma é potável, porém, não é permitido nenhum tipo de atividade antrópica, exatamente para conservar esta potabilidade.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois quanto melhor a qualidade da água, mais usos serão permitidos para estas, pois os riscos de haver alguma patologia diminuem. As águas salinas, ou seja, a água do mar com salinidade igual ou superior a 3, possuem quatro tipos, variando de especial a classe 3.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	O Brasil depende das usinas hidrelétricas para geração de energia, sendo esta a principal fonte de energia do País. Inclusive, em 1982, foi fundada a hidrelétrica de Itaipu, considerada uma das maiores do mundo. Está é uma empresa é binacional, visto que foi construída

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.