Buscar

PROCESSO CIVIL IV- CASO 6 - AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA...VARA CÍVEL DA COMARCA DE ...
OSÉAS, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade, inscrito no CPF sob o número, residente na Rua, número, bairro, cidade, estado, CEP, endereço eletronico, por seu advogado que esta subscreve, inscrito na OAB nº: 1000, com endereço profissional, endereço completo, para fins do artigo 106, I do novo CPC, vem perante Vossa Excelência, propor:
AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
pelo rito especial, em face de LOCADORA CARRO E AUTOMÓVEIS LTDA, pessoa jurídica, inscrita no CNPJ sob o número, com sede na Rua, número, bairro, cidade, estado, CEP, endereço eletrônico, neste ato representado através de seu representante legal NOME, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade, inscrito no CPF sob o número, residente na Rua, número, bairro, cidade, estado, CEP, endereço eletrônico e LEONTINO SILVEIRA,nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade, inscrito no CPF sob o número, residente na Rua, número, bairro, cidade, estado, CEP, pelos fatos e fundamentos que seguem:
I – DOS FATOS:
Oséas, como locatário de veículo por contrato firmado com a locadora Carro e Automóveis Ltda., por prazo de doze meses, recebe no terceiro mês notificação judicial da pessoa física Leontino Silveira, o qual, dizendo-se adquirente do veículo locado e exibindo contrato de compra e venda firmado com a locadora originária, notifica o locatário para, doravante, pagar a ele adquirente os alugueres mensais. Tendo Oséas buscado esclarecimento junto à locadora originária, disse ela desconhecer o contrato.
II – DOS FUNDAMENTOS: 
Portanto, os fatos narrados anteriormente estão em concordância com as previsões legais que regem o instituto da ação de consignação em pagamento, pois a ação consignatória em pagamento é a maneira encontrada e concedida ao devedor de se ver livre de uma obrigação, para a extinção do vínculo. É o instrumento jurídico-processual indicado para o devedor ou terceiro de uma obrigação de dar coisa ou de pagar quantia em favor do credor, obtenha reconhecimento da sua liberação e, obtendo igualmente a quitação, nas hipóteses previstas na lei civil, conforme preceitua os artigos 335 inciso IV do Código Civil.
Além disso, merece a presente obrigação ser extinta, tendo em vista que o locatário ingressou com a presente ação para tornar consignado o pagamento das parcelas, conforme o contrato celebrado entre as partes, segundo prescreve o artigo 539 do novo CPC, in verbis:
Art. 539. Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignação da quantia ou da coisa devida.
III- DOS PEDIDOS:
Isto posto, requer:
1- A expedição da guia de depósito no valor de R$...;
2- A citação dos réus para oferecerem contestação, comprovando cada um o direito de receber o valor consignado pelo autor;
3- Sejam julgados procedentes os pedidos formulados pelo autor declarando por sentença a quitação da dívida, extinguindo a obrigação;
4- A condenação dos réus ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.
IV- DAS PROVAS:
Requer a produção de todas as provas em direito admitido em especial a prova documental e o depoimento pessoal.
V- DO VALOR DA CAUSA
Dá se a causa o valor de R$....
Nestes termos,
Pede-se deferimento.
Local, Data.
Advogado
OAB/UF

Continue navegando