Buscar

Atividade I - Criminalização do Uso de Drogas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CRIMINALIZAÇÃO DO USO DE DROGAS
Leonardo, 25 anos, dirigia sozinho o seu veículo e foi parado pela polícia em procedimento de vistoria de automóveis. Após a revista, Leonardo é detido pela polícia, pois foi encontrada uma pequena quantidade de substância entorpecente na forma de cigarro, no banco do passageiro.
Você foi contratado como advogado por Leonardo, para responder a denúncia oferecida pelo Estado contra ele, pelo porte de drogas entorpecentes.
De acordo com a teoria de Foucault e a evolução histórica nacional e internacional, construa uma argumentação para afastar a punibilidade de Leonardo.
R:
A criminalização de Leonardo não serve aos propósitos do combate às drogas consagradas pela doutrina da higienização, uma vez que deve-se primar pela integridade física e psíquica do paciente, o que não pode ser garantido pela aplicação do cárcere a ele.
Segundo a teoria de Foucault, o sistema prisional é produtor de reincidências, de modo que nem a tutela do direito de Leonardo à assistência estatal para manutenção de sua saúde, nem a satisfação social podem ser alcançadas com a punição prevista no sistema penal brasileiro, de modo que este deve responder com medidas sócio-educativas para que haja efetividade em sua tutela estatal.

Continue navegando