Buscar

QUESTIONÁRIO aula 05 SERVIÇO DE REFERÊNCIA E

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – SERVIÇO DE REFERÊNCIA E FONTES DE INFORMAÇÃO – AULA 05 – BIBLIOTECONOMIA
· 
· No Brasil, o campo disciplinar da geografia só iria constituir-se mais tarde, na década de 1930, com a criação dos cursos de geografia em universidades; a instituição do Conselho Nacional de Geografia e, posteriormente, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no governo de Getúlio Vargas, consolidando-se uma prática e um saber geográficos antes dispersos, bem como a formação da comunidade de geógrafos. Nesse processo, coube importante papel ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, cuja produção revela três gerações de especialistas:
· Resposta Marcada :
· os naturalistas, com proposta teórica voltada para o conhecimento do Brasil; os românticos, que tinham como objetivo recontar ou mesmo criar uma história do Brasil; e uma terceira, claramente cientificista, cuja marca principal era a importação e aplicação de teorias reacionárias europeias, algumas delas já questionadas naquele continente, na época.
· PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 
· Atualmente, parece haver um consenso de que a geografia é uma ciência social, que tem como objeto de estudo a sociedade que, segundo Corrêa (1995, p. 16) “é objetivada via cinco conceitos-chave que guardam entre si alto grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: paisagem, região, espaço, lugar e território.”
Para fins didáticos, pode-se classificar a geografia em:
· Resposta Marcada :
· geografia física, relativa ao estudo da atmosfera, biosfera e litosfera, isto é, do ambiente físico da terra; geografia humana, que aborda a relação dos seres humanos com a superfície da terra que habitam, ou seja, a influência que o ambiente natural exerce sobre as atividades e o desenvolvimento do homem.
· PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 
· Em 1973, a cartografia havia sido definida pela International Cartographic Association como a arte, ciência e tecnologia de fazer mapas, juntamente com o estudo desses como documentos científicos e trabalhos de arte. Neste contexto, pode-se incluir todo tipo de mapas, cartas e secções, modelos tridimensionais e globos representando a terra ou qualquer escala. (citado por PERKINS & PARRY, 1990, p. 4). Essa definição, considerada vaga e inadequada para os dias atuais, devido ao enorme progresso dos estudos de cartografia, foi substituída por outra, para inclusão no dicionário da referida instituição:
“a ciência e tecnologia de analisar, interpretar e comunicar relações espaciais através de mapas.” A British Cartographic Society define cartografia de forma diferenciada, como “a arte, ciência e tecnologia de fazer mapas” quando se trata do público em geral, ou “a ciência e tecnologia de analisar e interpretar relações geográficas, comunicando os resultados através de mapas” para o especializado.
Analisando as definições acima, percebe-se que alguns de seus aspectos são consensuais, sendo assim:
· Resposta Marcada :
· a cartografia é considerada uma ciência, uma tecnologia e, em certos casos, uma arte; tem a ver com dados espaciais e com a criação de mapas, para facilitar a compreensão de fenômenos espaciais. Mapas podem ser visuais, táteis ou digitais e são representações holísticas da realidade espacial, permitindo o processamento e extração das informações mais relevantes.
· PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 
· Mapas e globos representam elementos da superfície terrestre, no todo ou em parte, por meio de linhas, escalas, cores e símbolos convencionais, que pouca semelhança tem com uma reprodução fiel da Terra. Possuem uma linguagem própria e podem ser considerados materiais importantes de aprendizagem, pois são um meio efetivo para visualização das grandes áreas do planeta. Os mapas constituem a representação plana das fronteiras externas da Terra. São elaborados a partir de medições feitas por especialistas e de fotografias feitas de aviões ou satélites, com projeção em papel, seguindo um padrão predeterminado.
De acordo com Leonardo (1998), a história do processo de mapeamento passou por quatro grandes momentos, quais são eles?
· Resposta Marcada :
· na Antiguidade, por intermédio de gregos e fenícios; na época das grandes navegações, com finalidade de descobrimentos; durante a Segunda Guerra Mundial e, mais recentemente, com a utilização dos satélites para mapeamento da terra e, até mesmo, de outros planetas.
· PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 
· O crescente aumento na quantidade e diversificação das fontes primárias de informação levou à necessidade de sua organização e divulgação em catálogos, bibliografias, índices de revistas e bases de dados, chamadas de fontes secundárias, oferecidas em papel e também em suporte eletrônico. Essas fontes, de nível local ou internacional, reúnem arquivos contendo referências bibliográficas, muitas vezes acompanhadas de resumos de conteúdo de artigos de revistas, livros em
parte ou no todo, trabalhos apresentados em eventos científicos, relatórios de pesquisas e materiais especiais. No Brasil, um catálogo anual do IBGE reúne a produção do Instituto, fornecendo os pontos de acesso a um volumoso e importante conjunto de informações territoriais, sociais, econômicas, que revelam a realidade do país, em seus variados aspectos. São relacionados no catálogo do IBGE, entre outros:
· Resposta Marcada :
· estudos e pesquisas correntes – sociais, econômicos e territoriais; cartas, mapas e cartogramas, reunidos em atlas; cartas e mapas avulsos, em papel ou meio digital; produtos online e sob demanda; censos em diferentes áreas.
· PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total 5 / 5
Número de retomadas : 0 de 1
Resultado anterior do Questionário
Tentativas Iniciadas
· Tentativas realizadas:1
· Tentativa 1 iniciada em: 15/12/2020 06:14:01

Outros materiais