Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Questionário I e II MULTICULTURALISMO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questionário I – Multiculturalismo e Direitos Humanos
1
É o ramo da ciência que estuda as características que distinguem as condutas dos seres humanos e os faz identificar ou pertencer a uma mesma cultura, considerando os diferentes tempos e espaços de presença humana. Estamos falando da:
· antropologia
· sociologia
· geografia
· história
2
Sobre os conceitos de cultura e tradição, leia as assertivas abaixo, assinalando a alternativa correta:
I. A tradição revela um conjunto de costumes, crenças, práticas, doutrinas, leis, que são transmitidos de geração em geração, em dado grupo social, e que permite a continuidade de uma cultura ou de um sistema social;
II. Com o passar do tempo, a palavra cultura foi colocada de modo análogo entre o cuidado na construção e tratamento do plantio, com o desenvolvimento das capacidades intelectuais e educacionais das pessoas; 
III. A relação entre cultura e tradição coloca-se a partir de uma visão de manifestação humana e comportamento tipicamente do homem, como as lendas, as crenças e os costumes.
· apenas I e II estão corretas.
· apenas II e III estão corretas.
· apenas I e III estão corretas.
· I, II e III estão corretas.
3
De acordo com Kottak (2013, p. 44): “Enculturação é:
· o processo pelo qual os sujeitos se adaptam às outras culturas
· o processo pelo qual uma criança aprende sua cultura
· o processo pelo qual existe troca entre culturas
· processo de mudança que um grupo étnico experimenta a cultura de outro
4
É o processo pelo qual os sujeitos adquirem traços ou se adaptam às outras culturas com as quais têm contato. Esse processo permite o sincretismo cultural e religioso, uma vez que, a partir do contato com outras culturas e religiões, o sujeito acaba adquirindo os hábitos e costumes daquela sociedade ou grupo social, dando origem, muitas vezes, a novos hábitos e novas práticas culturais.
Estamos falando de:
· interculturalidade
· pluralismo
· aculturação
· assimilação
5
Esse processo, nada mais é, do que o intercâmbio cultural entre as sociedades —  que é quando sociedades com culturas diferentes interagem, e uma acaba assimilando os hábitos da outra, sem perder os seus hábitos culturais.
· interculturalidade
· pluralismo
· aculturação
· assimilação
6
ESSE PROCESSO, NADA MAIS É, DO QUE O INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE AS SOCIEDADES —  QUE É QUANDO SOCIEDADES COM CULTURAS DIFERENTES INTERAGEM, E UMA ACABA ASSIMILANDO OS HÁBITOS DA OUTRA, SEM PERDER OS SEUS HÁBITOS CULTURAIS.
· Resposta Marcada : interculturalidade
7
A ATITUDE DE JULGAR A CULTURA E OS HÁBITOS DO OUTRO A PARTIR DA MINHA PRÓPRIA CULTURA É O QUE OS ANTROPÓLOGOS CHAMAM DE:
Resposta Marcada : etnocentrismo
8
AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS SE APRESENTAM DE DIVERSAS FORMAS. DE UMA FORMA CLARA E OBJETIVA, A CULTURA PODE SE MANIFESTAR DE DIFERENTES MANEIRAS, ELA É COMPLEXA E DINÂMICA E PODE SER COMPREENDIDA DE ACORDO COM A ORIGEM DE QUEM A PRODUZ. LEIA AS AFIRMATIVAS ABAIXO, COLOCANDO V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO:
( ) A CULTURA ERUDITA É PRODUTO DA LEITURA, DO ESTUDO E DA PESQUISA;
( ) A CULTURA DE MASSA PODE SER COMPREENDIDA COMO A SOMA DOS VALORES TRADICIONAIS DE UM POVO, EXPRESSOS EM FORMA ARTÍSTICA, COMO DANÇAS, OU EM CRENDICES E COSTUMES GERAIS;
( ) A CULTURA POPULAR É A CULTURA PRODUZIDA E /OU TRANSMITIDA PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO A UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS, POR MEIO DE INTERMÉDIOS IMPRESSOS OU ELETRÔNICOS, COMO JORNAIS, REVISTAS, TELEVISÃO E INTERNET.
Resposta Marcada :V; F; F.
9
LEIA OS TRECHOS A SEGUIR, RELACIONANDO-AS:
O CONCEITO DE CULTURA É AMPLO, DE MANEIRA QUE É INTERESSANTE ESTABELECER CONHECIMENTO ENTRE OS CONCEITOS DE CULTURA ERUDITA, DE MASSA E POPULAR. ESSA DIFERENCIAÇÃO TEM OBJETIVOS APENAS DIDÁTICOS, ATÉ MESMO PORQUE EXISTEM ARTICULAÇÕES E RELAÇÕES ENTRE OS “TIPOS CULTURAIS”, E ESTABELECEMOS CONTATO COM ELAS O TEMPO TODO, POIS SÃO MUTÁVEIS E DINÂMICAS. 
[…]
 OU SEJA, AS MANIFESTAÇÕES ACOMPANHAM AS SOCIEDADES ONDE SE EXPRESSAM, TRANSFORMANDO-SE, PERMANECENDO OU ADAPTANDO-SE A CADA REALIDADE.
Resposta Marcada : as duas afirmativas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
10
SOBRE OS CONCEITOS DE MONOCULTURA E POLICULTURA, LEIA AS AFIRMATIVAS ABAIXO COLOCANDO V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO:
( ) NÃO SE PODE AFIRMAR QUE NO BRASIL EXISTA A MONOCULTURA, UMA VEZ QUE O PAÍS É BASTANTE RICO EM DIVERSIDADE CULTURAL;
( ) O TERMO POLICULTURA RELACIONA-SE AO CULTIVO DE VÁRIOS TIPOS DE PRODUTOS EM UM MESMO TERRENO, TÉCNICA MUITO ACEITA ENTRE OS POVOS INDÍGENAS, QUE A UTILIZAVAM PARA DIVERSIFICAR A SUA PRODUÇÃO;
( ) PAÍSES COMO O JAPÃO E A CHINA, POR EXEMPLO, ADOTAM O POLICULTURALISMO COMO FORMA DE PRESERVAR A SUA CULTURA, EXCLUINDO INFLUÊNCIAS EXTERNAS
Resposta Marcada :V; V; F.
Total 20/20
QUESTIONÁRIO II – MULTICULTURALISMO E DIREITOS HUMANOS
1
O BRASIL POSSUI UM APARATO LEGAL QUE BUSCA ASSEGURAR OS DIREITOS DE TODOS OS INDIVÍDUOS RESIDENTES NO TERRITÓRIO NACIONAL. NO ENTANTO, O TEMA DIREITOS É AINDA BASTANTE CONTROVERSO, ESPECIALMENTE NA SOCIEDADE NEOLIBERAL, MARCADA PELA DIVERSIDADE E PELA DESIGUALDADE. ANALISANDO O CONTEXTO HISTÓRICO, SE PODE INFERIR QUE OS DIREITOS, MAIS ESPECIFICAMENTE OS DIREITOS HUMANOS, TÊM SUA ORIGEM NAS LUTAS BURGUESAS, COM A REVOLUÇÃO FRANCESA, CONSIDERADA O MARCO CRONOLÓGICO DESSES DIREITOS.A REVOLUÇÃO FRANCESA É UM MARCO PARA O ADVENTO DO CAPITALISMO. ELA REPRESENTA A LUTA DA BURGUESIA PELA LIBERDADE, NO SENTIDO EXCLUSIVO DE COMPRAR E VENDER PRODUTOS COM MAIS LIBERDADE.A LIBERDADE DEFENDIDA PELOS BURGUESES NÃO ERA PARA TODA A SOCIEDADE, E SIM LIMITADA AOS CONSIDERADOS CIDADÃOS. OS DIREITOS DESSA ÉPOCA FAZEM PARTE DA PRIMEIRA GERAÇÃO DE DIREITOS E FICARAM CONHECIDOS COMO:
Resposta Marcada :direitos individuais
2
DENTRE OS DIREITOS DECLARADOS NA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHOPOSTERIOR À CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, PODEMOS DESTACAR EXCETO:
Resposta Marcada :participação nos lucros
3
SOBRE OS CONCEITOS DE UNIVERSALISMO, RELATIVISMO E MULTICULTURALISMO, LEIA AS ASSERTIVAS ABAIXO:
I. COM A UNIVERSALIZAÇÃO BUSCOU-SE PROTEGER O INDIVÍDUO SIMPLESMENTE POR SER UM SER HUMANO, INDEPENDE DE SEU PAÍS, DE SUA CULTURA. APENAS A CONDIÇÃO DE SER HUMANO É QUE INTERESSA AO UNIVERSALISMO CULTURAL;
II. O MULTICULTURALISMO APOSTA NA MANUTENÇÃO DAS DIFERENÇAS CULTURAIS, PRESERVANDO AS IDENTIDADES E A DIVERSIDADE DAS INÚMERAS SOCIEDADES EXISTENTES;
III. O RELATIVISMO CULTURAL É PRÉ-CONDIÇÃO DE UMA RELAÇÃO EQUILIBRADA E MUTUAMENTE POTENCIADORA ENTRE A COMPETÊNCIA GLOBAL E A LEGITIMIDADE LOCAL, QUE CONSTITUEM OS DOIS ATRIBUTOS DE UMA POLÍTICA CONTRA-HEGEMÔNICA DE DIREITOS HUMANOS NO NOSSO TEMPO.
ESTÁ CORRETO O QUE DIZ EM:
Resposta Marcada :apenas I está correta
4
LEIA AS AFIRMATIVAS ABAIXO, RELACIONANDO-AS;
“A LINGUAGEM CONSTITUI UM SISTEMA SIMBÓLICO, SENDO O SER HUMANO O ÚNICO ANIMAL CAPAZ DE PRODUZIR SÍMBOLOS E, POR ISSO, CULTURA. ”
“DESSE MODO, DEVIDO AO AMPLO UNIVERSO DA LINGUAGEM, O APARATO CULTURAL É FORMADO TANTO POR ELEMENTOS TANGÍVEIS, QUE SÃO MATERIAIS (CASO DAS MÁQUINAS, GALPÕES, AUTOMÓVEIS, GELADEIRAS, ENTRE TANTOS OUTROS QUE FAZEM PARTE DA VIDA MATERIAL DE UMA SOCIEDADE), QUANTO INTANGÍVEIS, OU SEJA, IMATERIAIS E ABSTRATOS (COMO O PRÓPRIO SISTEMA SIMBÓLICO DE UMA SOCIEDADE, A ARTE E OS SISTEMAS DE VALORES, ENTRE OUTROS). ”
Resposta Marcada :as duas afirmativas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
5
A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS REVELA QUE SEUS IDEALIZADORES IDENTIFICARAM QUE A EDUCAÇÃO NÃO É NEUTRA. O ART. 26 DESTACA QUE A EDUCAÇÃO TEM OBJETIVOS POLÍTICOS INEVITÁVEIS, MAS IGNORA CONCEITOS IDEOLOGICAMENTE RÍGIDOS, SUBSTITUINDO-OS POR DIVERSAS METAS POSITIVAS (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL, 2018). O TEXTO DO ART. 26 DETERMINA QUE O DIREITO À EDUCAÇÃO DEVE SE VINCULAR A TRÊS OBJETIVOS ESPECÍFICOS. SÃO ELES, EXCETO:
Resposta Marcada :direito à saúde, bem-estar social e segurança política
6
OS POSICIONAMENTOS DA UNESCO E DO BRASIL EVIDENCIAM QUE OS DIREITOS CULTURAIS SÃO CADA VEZ MAIS RECONHECIDOS COMO PARTE DA NOVA GERAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS, BEM COMO DOS ESTADOS DEMOCRÁTICOS. ASSIM, É IMPORTANTE CONHECER O SENTIDO
Página12