Buscar

Economia Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:454668) ( peso.:4,00)
	Prova:
	14368420
	Nota da Prova:
	3,20
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Fluxo Circular de Renda é utilizado para inter-relacionar os diferentes agentes econômicos. Logo, na teoria, toda renda gerada pelas famílias, pelos consumidores deveria ser destinada ao consumo de bens e serviços. Entretanto, no dia a dia nem sempre é assim. Se isso não acontecer, os produtores de bens e serviços não poderão atingir os objetivos de vendas, ou seja, conseguir vender toda a produção. Contudo, na prática as pessoas não gastam sempre toda a sua renda no consumo. Deste modo:
? Explique o que representam os vazamentos e por que têm que ser corrigidos no Fluxo Circular de Renda.
? A poupança pode ser um vazamento? Argumente.
	Resposta Esperada:
Os vazamentos representam todos os recursos originários da renda das famílias que não são destinados ao consumo. Se os vazamentos não forem corrigidos por suas respectivas injeções, a Demanda Agregada por bens e serviços será muito reduzida e as empresas não conseguirão vender tudo o que produziram. Haverá aumento dos estoques e, portanto, reduzirão a produção com possíveis demissões; logo, esses vazamentos precisam ser reinjetados na economia.
A poupança é um tipo de vazamento que é recoletada pelo sistema financeiro, logo as reinjeções desses fundos monetários são atingidas através dos empréstimos e investimentos que os bancos geram na economia.
	2.
	A macroeconomia é a parte da teoria econômica que tem por objetivo estudar o comportamento do sistema macroeconômico como um todo. Podemos dizer que este campo de estudo ganhou mais relevância a partir da crise de 1929, principalmente com o economista John Maynard Keynes. Disserte sobre a importância de Keynes e o contexto histórico que envolve a evolução da macroeconomia.
	Resposta Esperada:
A macroeconomia ganha maior relevância a partir dos anos 1930, especialmente no período em que ocorreu a Grande Depressão, que evidenciou as limitações das teorias clássicas, anteriores a Keynes, as quais acreditavam que em momentos de grande crise aconteceria um ajuste automático pelo mercado. Considera-se que foi com John Maynard Keynes, que a macroeconomia surgiu e o marco se dá através da publicação da obra "Teoria Geral do Emprego do Juro e da Moeda". Keynes aponta o contrário do que preconizavam estes pensadores, afirmando que a demanda era responsável por guiar a oferta e comprovou que o nível de emprego de uma economia interligava-se com a demanda efetiva, que está relacionada com a proporção da renda, direcionada aos gastos com consumo e investimento. Ele é considerado o fundador da teoria macroeconômica e foi por meio de seus estudos que propôs explicações para compreender o momento em que se vivia, além de sugerir medidas alternativas para sair da crise.
Parte inferior do formulário

Continue navegando