Buscar

melatonina

Prévia do material em texto

MELATONINA
A produção é rítmica diária e o pico da produção se dá durante a noite.
Para ter um sono maravilhoso como desse gatinho, procure deixar o celular de lado ao deitar na cama, assim, não haverá luz para retardar a produção de melatonina. Bons sonhos!
Há comercialmente disponíveis, vários medicamentos que sendo análogos da melatonina, agem em seus receptores com efeitos diferenciais. Assim, são exemplos, o Ramelteon (Rozerem), a Agomelatonina (Valdoxan, Melitor, Thymanax), o Talsimeteon e a Piromelatina. Além deles, há o Circadin (Neurim) que é a própria melatonina. Mas é sempre necessário procurar um médico.
Animais ou indivíduos que apresentam ausência ou redução da produção de melatonina, desenvolvem resistência insulínica, intolerância à glicose, distúrbios na secreção de insulina, dislipidemia, distúrbios do balanço energético e obesidade. Além disso, a habitual distribuição diária do metabolismo associada ao ciclo vigília-sono e ao ciclo de ingestão alimentar-jejum desaparece completamente.
A melatonina tem seu uso estabelecido na clínica médica como tratamento para alguns distúrbios do sono, mas além disso, é usado também como um coadjuvante terapêutico em doenças degenerativas e neurológicas, como síndrome de déficit de atenção. Em relação a esses últimos, a melatonina é vista como um poderoso cronobiótico, isto é, um agente capaz de sincronizar circadianamente muitas funções do organismo
Presença de três receptores específicos de membrana: os de alta afinidade, MT1 e MT2, e estão distribuídos por todo corpo; e há também o MT3.
Outro fator importante, é que a luz presente no meio em que está, durante o período noturno, pode bloquear a síntese da melatonina na pineal.
É um hormônio produzido na glândula pineal e diferentemente dos hormônios hipotálamo-hipofisário, sua produção de não está sujeita a mecanismos de retroalimentação sendo que, portanto, a sua concentração plasmática não regula sua própria produção. É estritamente controlada pelo ciclo circadiano e obedece a uma produção rítmica circadiana sincronizada ao ciclo de iluminação ambiental característico do dia e da noite.

Continue navegando