Buscar

ATIVIDADE 3 - CONTABILIDADE INTERMEDIARIA III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 (A3)
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA III
INFORMAÇÕES SOBRE EXERCÍCIOS
Pontos possíveis 10
O Patrimônio Líquido das entidades é peça fundamental nos processos de formação, estruturação e continuidade delas. Entre as contas que o compõe, temos as reservas de lucros, que são geradas por meio dos lucros que a entidade possui e que não foram distribuídos para os sócios ou acionistas. Tais reservas são contas formadas com fins específicos e algumas são obrigatórias. Diante disso e do que foi exposto nas aulas e nos materiais, conceitue três reservas de lucros e descreva a utilidade delas nas empresas.
Resposta:
As reservas de lucros são as contas constituídas pela apropriação de lucros apurados da companhia contabilmente falando, apura os lucros que não foram distribuídos aos sócios e acionistas como dividendos. 
As reservas de lucro servem para dar segurança a saúde financeira e econômica da companhia pois, quando se reserva, o lucro apurado não é distribuído e assim, ele permanece na empresa trazendo estabilidade. 
Há vários tipos de reservas, mas, citarei 2 reservas:
Reserva Legal: é uma reserva obrigatória que tem por finalidade assegurar o capital social. E é uma reserva determinada por Lei 6.404/1976 em seu art. 193 (BRASIL, 1976), a cada exercício deverá haver retenção de 5% do lucro líquido. Contudo, essa reserva tem um limite máximo obrigatório, cujo valor não pode ser ultrapassado: o valor total da reserva legal não pode ultrapassar 20% do Capital Social.
Reserva Estatutária: são constituídas por determinação do estatuto da companhia, como destinação de uma parcela dos lucros do exercício, e não podem restringir o pagamento do dividendo obrigatório.
Reserva para Contingências: é uma conta contábil assim como todas as outras reservas faz parte do patrimônio líquido, é criada com a intenção de ser utilizada para contingências, ou seja, um evento futuro, mas incerto.

Continue navegando