Buscar

Avaliação I - Formação Integral em Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.	A Reforma Sanitária foi motivada por um momento de mudanças que o Brasil passava e objetivou trazer o direito à saúde para todos, sem distinção; acesso à saúde preventiva e curativa integrada; descentralização da gestão (SUS) e controle social das ações de saúde. Sobre a Reforma Sanitária, assinale a alternativa CORRETA:
A) A reforma sanitária brasileira ocorreu num momento em que o país passava por inúmeras mudanças, mas esse movimento foi criado com a uma única intensão, realizar uma reforma setorial.
B) A relevância histórica da reforma sanitária não foi satisfatória, em consequência da crise que o país enfrentava, porque perdeu forças, alianças foram desfeitas e o movimento foi um fracasso, oportunizando os interesses de políticos corruptos da época, caindo por terra a bandeira defendia pelos militantes da reforma sanitária.
C) Dentro de um processo democrático constituinte, o denominado movimento sanitarista tinha como principal ideal a educação para todos, garantindo a acessibilidade ao estudo para toda a população brasileira.
· D) A importância histórica da reforma sanitária, a caminhada de um povo forte que soube explorar a união dos profissionais de saúde, dos trabalhadores, estudantes e vários setores da população para lutar pelos seus ideais, enfrentar de peito aberto as lutas sociais em meio à opressão imposta pela ditadura militar e tudo o que isso significou para o Brasil conseguiu direcionar essas lutas para a democratização da saúde, e passo a passo seus objetivos se fortaleceram, tornando um marco na trajetória da saúde.
2.	Na 8ª Conferência Internacional de Promoção da Saúde, Ottawa, Canadá, em 1986, foram elaborados e implementados cinco campos de ação social para a promoção da saúde, ao lado da criação de ambientes favoráveis à saúde, com reforço da ação comunitária. Uma delas "inclui legislação, medidas fiscais, taxações e mudanças organizacionais, por ações coordenadas que apontam para a equidade em saúde, a distribuição mais equitativa da renda e políticas sociais (BUSS, 2003, p. 27)". De acordo com essa conferência, no que se refere à ação que está sendo abordada, assinale a alternativa CORRETA:
BUSS, P. M. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 15-38.
A) Redes.
B) Integralidade.
· C) Políticas públicas saudáveis.
D) Intersetorialidade.
3.	Na saúde, o termo prevenção relaciona-se com a busca de padrões de reconhecimento e valorização dos aspectos culturais, levando em conta os valores, atitudes e crenças dos grupos sociais a quem a ação se dirige, ou seja, aos seus aspectos culturais. Com relação às ações de prevenção, suas características e sua relação com a saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Baseia-se no conhecimento da história natural para evitar o progresso da doença, exige uma ação antecipada.
( ) Visa às intervenções orientadas, reduzindo a incidência e prevalência das doenças.
( ) A prevenção é importante em atitudes individuais e coletivas.
( ) Como medidas individuais de prevenção, temos: usar camisinha, vacinar-se, alimentar-se bem, usar cinto de segurança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - F.
B) F - V - F - V.
C) V - F - F - F.
· D) V - V - V - V.
4.	Podemos usar a educação em saúde como um instrumento importante por possibilitar o acesso às informações e assim proporcionar conhecimentos necessários à mudança de hábitos que favoreçam a manutenção da saúde. Acerca da educação em saúde e o que seus objetivos favorecem, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Integralidade.
( ) Participação social.
( ) Intersetorialidade.
( ) Autonomia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F.
B) V - V - V - V.
C) V - F - F - V.
· D) V - F - V - V.
5.	A trajetória histórica da saúde coletiva brasileira nos remete para a segunda metade dos anos 50, numa conjuntura pós-Segunda Guerra Mundial, em que a situação econômica do país se esforçava para agregar potência no trabalho, melhorar a economia e no setor da saúde, programas de saneamento e seguridade social se solidificavam (NUNES, 1994). A respeito do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Movimento Preventivista.
II- Medicina Social.
III- Saúde Coletiva.
( ) Estimulava o entendimento de que a problematização da saúde é um tanto enigmática, de grande alcance e que necessitava transcender as práticas biológicas para viabilizar uma ampliação, interação e reestruturação do campo da saúde para poder atender às exigências populacionais, éticas e políticas que a hegemonia dos saberes biológico já não abrangia em sua totalidade.
( ) Embasava num trabalho profilático da instalação de futuras doenças no âmbito social com uma visão sobre a coletividade, tinha pretensão de instaurar a compreensão sobre os cuidados com a higiene e reavaliar as práticas e educação médicas.
( ) O seu surgimento fomentou futuramente a própria saúde pública, e seus princípios geraram grande alvoroço na área da saúde, pois trouxe em sua bagagem todas as lutas sociais de outrora.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NUNES, E. D. Saúde coletiva: história de uma ideia e de um conceito. Saúde e Sociedade, v. 3, n. 2, p. 5-21, 1994.
A) III - II - I.
· B) III - I - II.
C) I - II - III.
D) I - III - II.
6.	Um dos principais aspectos nas relações interpessoais depende da compreensão do que queremos trocar com as pessoas, do que queremos colocar em comum, qual a nossa capacidade de trocar com o outro, qual o nível de troca que somos capazes de fazer com alguém que está precisando de ajuda, da disponibilidade e do conhecimento de alguém que se dispõe a ser um profissional de saúde (SILVA, 2009, p. 76). Qual é o aspecto que foi referido?
FONTE: SILVA, M. J. P. O papel da comunicação na humanização da atenção à saúde. Revista Bioética, v. 10, n. 2, 2009, p. 73-88.
A) Disposição.
B) Compreensão.
C) Aceitação.
· D) Comunicação.
7.	Um aspecto da política de gestão de serviços é a Educação Permanente em Saúde (EPS), que visa facilitar o envolvimento de todos os profissionais, possibilitando permuta de saberes, realizando uma reflexão da prática de trabalho e, com isso, buscar uma maior interação com toda equipe, proporcionando uma transformação nas relações, nas condutas, nos profissionais e nos processos de trabalho. Qual é a qualificação dos processos de trabalho em saúde?
· A) Da problematização do cenário de práticas, tendo como objetivos a resolutividade, integralidade e humanização da atenção.
B) Da problematização do cenário de práticas, tendo como objetivo somente a humanização da atenção.
C) Da criação de locais práticos, tendo como objetivos somente a resolutividade.
D) Da criação de locais práticos, tendo como objetivos a resolutividade e integralidade.
8.	O surgimento da Saúde Coletiva no Brasil, que começou nos anos 1950, passou por três momentos históricos: o movimento preventista (1950), medicinal social (1970) e saúde coletiva (1980), em que a situação econômica do país se esforçava para agregar potência no trabalho, melhorar a economia, a saúde, programas de saneamento e seguridade social. Sobre os três momentos históricos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Movimento preventista.
II - Medicina social.
III- Saúde coletiva.
( ) Criação do Sistema Unificado e a descentralização da Saúde (SUDS).
( ) Surge com a pretensão de instaurar a compreensão sobre os cuidados com a higiene, os custos da atenção médica e dar responsabilidade ao Estado e reavaliar as práticas e educação médica.
( ) Deveria ser o campo de práticas e conhecimentos relacionados com a saúde como sua principal preocupação e estudar a sociedade, analisar as formas correntes de interpretação dos problemas de saúde e da prática médica.
( ) As condições sociais e econômicasexercem uma importante influência sobre a saúde e a doença, e tais relações devem ser tanto sociais como médicas.
( ) Surge como uma perspectiva de construir um novo modelo de saúde no Brasil que estabelece conexões nos diferentes âmbitos da saúde, perfazendo todas as técnicas, as práticas, as ideologias científicas, políticas e econômicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
· A) III - I - II - II - III.
B) I - II - III - III - I.
C) II - III - I - II - III.
D) II- III - II - I - II.
9.	Compreender os problemas de determinada comunidade e buscar soluções baseadas no diálogo, na troca de experiências, havendo uma ligação entre o saber científico e o saber popular configura uma das estratégias da política de gestão de serviços. A qual tipo de programa a contextualização se refere?
A) Acolhimento.
· B) Educação em saúde.
C) Intersetorialidade.
D) Políticas públicas saudáveis.
10.	A medicina preventiva tinha uma realidade centrada na integralidade da atenção, englobando promoção, proteção, diagnóstico precoce, limitação do dano e reabilitação. Com a saúde pública no Brasil, a prevenção foi dividida em três níveis. De acordo com os três níveis da prevenção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A prevenção primária é a recuperação da saúde identifica fatores de risco e busca evitar problemas futuros através de diagnósticos.
( ) A prevenção secundária toma medidas de promoção, realizando ações de caráter educativo na comunidade para a prevenção da doença.
( ) A prevenção terciária busca reabilitar ou minimizar os dados de uma doença já instalada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V.
B) V - V - F.
C) F - F - F.
· D) F - F - V.

Continue navegando