Buscar

peça de contestação nº3 direito do trabalho professora camilla

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 85ª VARA DO TRABALHO DE RIO DE JANEIRO- RJ
(Autos número RT nº 0055.2014.5.01.0085)
COMÉRCIO ATACADISTA DE ALIMENTOS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita sob o CNPJ número..., com endereço na rua..., número..., cidade..., estado.., CEP..., por seu procurador signatário, procuração anexa, com escritório profissional na rua..., número..., cidade..., estado..., CEP..., onde recebe intimações, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fundamento no artigo 847 da CLT e artigo 300 do CPC, oferecer CONTESTAÇÃO nos termos da reclamatória trabalhista proposta por ANDERSON SILVA, já qualificado nos autos em epigrafe pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir relatados.
DA PRELIMINAR DE INÉPCIA
O reclamante alega que não recebeu o 13º salário de 2009 e formula pedido referente ao pagamento do 13º salário de 2008. O artigo 295, § único, I do CPC prevê a inépcia da petição inicial quando lhe faltar pedido ou causa de pedir. Para o 13º de 2009 ausência do pedido e para o de 2008 ausência da causa de pedir. Diante do exposto, requer a extinção do feito, sem resolução do mérito, quanto ao 13º de 2009 e 2008 com base no artigo 267, I e IV do CPC.
DA PREJUDICIAL DE PRESCRIÇÃO QUINQUENAL
A demanda foi ajuizada em 10/01/2011. De acordo com o artigo 7ª, XXIX da CF, art. 11, I da CLT e Súmula 308, I do TST, estão prescritos os pedidos anteriores a cinco anos do ajuizamento da ação. Assim, requer seja reconhecida e declarada a prescrição quinquenal no caso em comento, extinguindo-se os pedidos anteriores a 10/01/2006 com resolução do mérito, nos termos do artigo 269, IV do CPC.
DO MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO
O reclamante prestou labor para a reclamada no período de 3/3/2002 a 18/10/2010. Sempre laborou na função de divulgador de produtos e seu último salário foi de R$ 3.000,00.
DA ESTABILIDADE E DO PEDIDO DE REINTEGRAÇÃO 
Não procede o pedido do reclamante porque, conforme OJ 253 da SDI-1 do TST e art. 55 da lei 5764/71, pois somente os diretores titulares eleitos para a cooperativa é que possuem a garantia provisória de emprego. Os diretores suplentes não possuem garantia provisória de emprego. 
DAS HORAS EXTRAORDINARIAS E REFLEXOS
Não procede o pedido do autor porque ele era divulgador de produtos, ou seja, realizava trabalho externo, cujas atividades são incompatíveis com controle de jornada, nos termos do art. 62, I da CLT. 
DAS FÉRIAS DO PERÍODO 2007/2008
Não procede o pedido de férias dobradas de 2007/2008, formulado pelo autor, pois, conforme ele mesmo admitiu, o mesmo ficou afastado recebendo benefício previdenciário pelo período de 7 meses durante o período aquisitivo. Assim, nos termos do artigo 133, IV da CLT, perdeu o direito às férias de referido período aquisitivo.
DA EQUIPARAÇÃO SALARIAL
Mais um pedido que não merece procedência. Não se pode falar em equiparação salarial no caso dos autos, uma vez que entre autor e paradigma não houve o requisito da simultaneidade na prestação de serviços, conforme súmula 6, IV do TST. Com efeito, o autor assumiu a função do paradigma após a saída deste, ou seja, houve substituição em caráter definitivo por vacância do cargo, conforme súmula 159, II do TST.
DO VALE-TRANSPORTE
Não procede o pedido do autor porque, como ele mesmo admite, o empregador fornecia o transporte, ou seja, estava exonerado de fornecer o vale-transporte, tudo nos termos do art. 4º do Decreto 95.247/87.
DOS REQUERIMENTOS FINAIS
Sendo assim, requer seja acolhida a preliminar de inépcia, a prejudicial de mérito de prescrição parcial e, no mérito, requer seja julgada totalmente improcedente a presente demanda.
Requer, por fim, a produção de todos os meios de prova em direito admitidos, tais como depoimento pessoal do reclamante, oitiva de testemunhas, juntada de documentos e perícia.
Termos em que,
Pede deferimento.
Local e data.
ADVOGADO
OAB número...

Continue navegando