Buscar

SERMÃO TEXTUAL

Prévia do material em texto

SERMÃO TEXTUAL
INTRODUÇÃO- Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna. (Jo. 3: 16).
TCT- O amor de Deus de forma incondicional, para que tivemos a vida eterna.
TESE- O amor Deus para todos nós e a vida eterna.
TEMA- O plano perfeito 
TÍTULO- O perfeito amor de Deus
PLANO DE VOO- 
TÓPICOS- Em primeiro lugar, o amor de Deus; em segundo lugar, o objeto do amor de deus, aqui chamado de "o mundo"; em terceiro lugar, a intenção do amor de Deus: para que os crentes "não pereçam".
1-O amor que é aqui descrito é um ato supremo e especial da vontade de Deus, dirigido particularmente aos crentes. As palavras "de tal maneira" e "para que" enfatizam a característica incomum desse amor e o claro propósito desse amor no sentido de salvar os crentes da perdição. Então, este amor não pode ser uma afeição comum por todos, desde que alguns realmente perecem.
Outros versículos das Escrituras também concordam que esse amor de Deus é um ato supremo e é dirigido especialmente aos crentes, como, por exemplo, Romanos 5: 8 ou 1 João 4: 9, 10. Ninguém falaria de uma inclinação natural para o bem de todos, através de maneiras tão enfáticas como estas.
É claro que Deus quer o bem de todos a quem Ele ama. Então, segue-se que Ele ama somente aqueles que recebem esse bem. O mesmo amor que O levou a dar Seu Filho Jesus Cristo, faz com que Ele dê também todas as outras coisas necessárias, "Aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nós não dará também com ele todas as coisas?" (Romanos 8: 32). Assim, este amor especial de Deus pode, portanto, ser somente por aqueles que realmente tenham recebido graça e glória.
2-  Precisamos examinar o que é o objeto desse amor de Deus, aqui chamado de "o mundo". Alguns dizem: isso deve significar todos e cada um dos homens. Eu jamais consegui ver como isso poderia significar tal coisa. Já demonstramos os diferentes sentidos com que a palavra "mundo" é usada nas Escrituras. E, em João 3:16, o amor mencionado no princípio e o propósito no final, não podem concordar com o significado de "todos e cada um dos homens" que é imposto, por alguns, sobre "o mundo", o qual ocorre no meio do versículo.
A natureza do amor de Deus conforme já examinamos aqui, não pode ser considerada como sendo estendida a todos e a cada um dos homens. O "mundo", neste versículo, tem que ser aquele mundo que realmente receba a vida eterna. Isso é confirmado pelo versículo seguinte - João 3: 17 - onde, na terceira ocorrência do termo "mundo", é afirmado que o propósito de Deus ao enviar Cristo foi "para que o mundo fosse salvo". Se "mundo" se refere aqui a quaisquer pessoas senão aos crentes eleitos, então Deus falhou no Seu propósito. Não ousaríamos admitir isso.
3- Se for alegado que Cristo morreu por todos e por cada um dos homens, e, entretanto, nós agora aprendemos que somente os crentes serão salvos, o que é que faz a diferença entre crente e não crentes? Eles não podem fazer a diferença por si mesmos (Ver 1 Coríntios 4: 7). Então Deus os fez diferentes. Mas se Deus os fez diferentes, como pode ter enviado Cristo para todos eles?
O versículo (João 3: 16) declara a intenção de Deus no sentido de que os crentes serão salvos. Segue-se, então, que Deus não deu Seu Filho para os incrédulos. Como poderia ter dado Seu Filho para aqueles a quem Ele não deu a graça de crer?
SERMAO TEXTUAL
INTRODUÇÃO- "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o címbalo que retine. 1Coríntios 13.1
O que é amor? Amor é desejar o bem do outro somado ao trabalho pelo bem do outro. "O amor de Deus é a base da aliança com o povo de Israel (Samuel 20.17). O fundamento da sua fidelidade (Jeremias 31.3)"(Dic. da Bíblia de Almeida).Também a aliança com a Igreja é feita com base no amor de Deus.(Jo 3.16).
ICT- 
TESE- 
TEMA – O AMOR
TÍTULO- 
PLANO DE VOO-
 TÓPICOS- 1- Quando devo amar? Em todo o tempo (Provérbios 17.17)
2- Como devo amar?
a.Como a mim mesmo (Mateus 23.38)
b. De coração (1Pedro 1.22)
c. Sem ciúmes nem contendas (Provérbios 17.19).
3- Porque amar
a.Porque Deus nos amou primeiro (1Jo 4.7).
b. Porque o amor cobre uma multidão de pecados (1Pedro 4.8).
c. Porque o amor é um dom supremo (1Coríntios 1.13)
CONCLUSÃO- O amor é a nossa escolha para sermos felizes e é amando que somos amados
APELO- Quero desafiá-lo a tomar a decisão de viver uma vida de amor.

Continue navegando

Outros materiais