Buscar

PARASITOLOGIA CLÍNICA at 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PARASITOLOGIA CLÍNICA – ATIVIDADE III – UNINGÁ
A classe Insecta comporta o maior número de espécies do filo Arthropoda. No entanto, apenas uma pequena parcela das espécies tem importância em saúde pública e parasitologia humana. Sobre a classe Insecta, assinale a alternativa correta:
I - Apresenta o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, possuem três pares de patas e podem ou não apresentar asas.
II - Na cabeça apresentam as seguintes estruturas: olhos – a maioria possui um par de olhos compostos e dois ou três olhos simples; antenas – são duas e apresentam forma e tamanhos variáveis (em algumas espécies são importantes para o dimorfismo sexual) e; peças bucais – basicamente descrevem-se 3 tipos, mastigador, picador sugador e lambedor.
III - Apresenta espécies que são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas, reciclando dejetos, controlando as populações de outros organismos e servindo como alimento. Apenas uma pequena parcela das espécies tem importância em saúde pública.
Assinale a resposta correta:
A resposta correta é: Todas as assertivas estão corretas.
A família Culicidae apresenta grande interesse em parasitologia médica, nela encontrarmos o maior número e os mais importantes insetos hematófagos, que podem transmitir doenças. Sobre os culicídeos assinale a alternativa incorreta:
A resposta correta é: Anopheles (Nyssorhynchus) darlingi é a mais importante espécie transmissora das leishimanioses no Brasil e o anophelino mais frequente nos domicílios. Isto é devido a sua acentuada antropofilia, domesticidade e suscetibilidade às leismanias.
A importância médica da Ordem Diptera é maior que a de qualquer outra. Entre os dípteros, encontram-se insetos hospedeiros intermediários e transmissores de doenças causadas por vírus (febre amarela, dengue, chikungunya, zika etc.), protozoários (Leishmaniose, malária, etc.) e helmintos (filariose linfática). Além disso, são vetores mecânicos (mosca doméstica) ou causam lesões na fase larvária (miíases). Sobre os dípteros, afirma-se que:
I - Possuem o ciclo de vida do tipo paurometábolo, isto é, passam pelas fases de ovo, ninfa e adultos. É uma das maiores ordens de insetos, com cerca de 100 famílias descritas e 85.000 espécies conhecidas.
II - Na subfamília Phlebotominae estão presentes os insetos transmissores da malária, os flebotomíneos, popularmente conhecidos como: asa branca, birigui, mosquito-palha e tatuquira.
III - A família Culicidae apresenta os mais importantes insetos hematófagos, que podem transmitir doenças como: dengue, febre amarela, leishimanioses e filariose.
Assinale a resposta correta:
A resposta correta é: Todas as assertivas estão incorretas.
A ordem Hemiptera é muito numerosa e todos possuem o aparelho bucal especializado em sugar líquidos (sangue, hemolinfa ou seiva), duas famílias são as que possuem importância médica: Reduviidae (triatomíneos, barbeiros) e Cimicidae (percevejos). Todas as espécies destas famílias alimentam-se de sangue humano e animal. Sobre a ordem Hemiptera assinale a alternativa incorreta:
A resposta correta é: Todo triatomíneo hematófago só é capaz de procriar realizando a hematofagia e apenas as fêmeas são hematófagas.
Família Muscidae é subdividida em duas subfamílias, conforme o aspecto do aparelho bucal em: Muscinae, compreendem moscas com aparelho bucal lambedor, como a Musca domestica; e Stomoxydinae, compreendem moscas com aparelho bucal picador-sugador, como: Stomoxys calcitrans, Haematobia irritans e Glossina palpalis. Sobre a família Muscidae afirma-se que:
I - M. domestica possui distribuição geográfica mundial, com alto índice de sinantropia, ou seja, é um frequentador constante de residências, em ambientes urbanos ou rurais. Os mecanismos pelos quais as moscas veiculam patógenos são: pela regurgitação alimentar e pela veiculação mecânica de patógenos aderidos as patas e cerdas do corpo.
II - S. calcitrans é popularmente conhecida como "mosca dos estábulos". Esta espécie se assemelha muito a M. domestica, dela diferindo por possuir a probóscida rígida, adaptada para a hematofagia. No entanto, apenas as fêmeas realizam o hematofagismo.
III - O controle das moscas não é de fácil realização, em geral, as medidas de controle só são realizadas quando a população alcança um número elevado, capaz de provocar distúrbios ou transmitir doenças. As principais medidas de controle são: correto sistema de coleta e tratamento de lixo, recolher o esterco de animais, emprego de inseticidas (em casos de surtos, pois as moscas rapidamente desenvolvem resistência) e controle biológico, por meio do uso de patógenos capaz de matar pupas e adultos de moscas.
Assinale a resposta correta:
A resposta correta é: Apenas a assertivas I e III estão corretas.
Miíase é a infestação de vertebrados vivos por larvas de moscas, que se alimentam dos tecidos vivos ou mortos do hospedeiro. Dessa forma, larvas de moscas que completam seu ciclo, ou pelo menos parte do seu desenvolvimento normal, dentro ou sobre o corpo de um hospedeiro vertebrado podem ser classificadas como causadoras de miíases. Sobre as miíases assinale a alternativa incorreta:
A resposta correta é: As larvas produtoras de miíases secundárias ou facultativas são mais agressivas, pois se alimentam vorazmente de tecidos vivos, causando lesões.
Na parasitologia, a importância de vários artrópodes está relacionada à sua capacidade sinantrópica (capacidade de se adaptar e viver junto aos seres humanos) e ao fato de exercerem hematofagia em hospedeiros vertebrados. Essas ações fazem com que os artrópodes ajam como disseminadores de inúmeras doenças, inclusive de algumas parasitoses. Sobre os artrópodes de interesse médico afirma-se que:
I. Os artrópodes podem agir como vetores biológicos e/ou mecânicos, ou ainda causar doenças devido à infestação de alguma de suas formas evolutivas (ectoparasitos) no corpo do hospedeiro.
II. A Classe que apresenta maior número de espécies causando lesão ou transmitindo doenças aos humanos é a Insecta.
III. A ordem Acari apresenta cerca de 55.000 espécies identificadas. No entanto, são os carrapatos e os ácaros produtores de sarna, além daqueles encontrados em produtos armazenados e em poeira domiciliar, os que mais se destacam pelas doenças que causam aos humanos.
Assinale a resposta correta:
A resposta correta é: Todas as assertivas estão corretas.
Sobre as miíases, complete a frase: no ciclo de vida da_________________, os adultos só copulam uma vez, cinco dias após o nascimento. Após a cópula, iniciam a postura nas aberturas naturais do corpo ou em alguma solução de continuidade da pele. Põem de 10 a 300 ovos em cada local, aglomerados uns aos outros. O período de incubação é de cerca de 12 a 20 horas. Após a eclosão, as larvas se nutrem vorazmente de tecidos ____________, formando bicheiras extensas. Assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: Cochliomyia hominivorax, vivo.
Sobre os culicídeos, complete a frase: os mosquitos fêmeas da subfamília Anophelinae apresentam antenas ________________ e palpos______________________, já os machos apresentam antena ______________________ e palpos _________________. Assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: Pilosas, longos, plumosas, em clava.
Uma forma de se identificar os hemípteros hematófagos de importância na transmissão do T. cruzi é por meio da observação das características da probóscida. Sobre a identificação dos triatomíneos afirma-se que:
I – Nos hemípteros predadores, a probóscida não ultrapassa o primeiro par de patas e apresenta-se reta.
II – Nos hemípteros hematófagos, a probóscida não ultrapassa o primeiro par de patas e apresenta-se curva.
III - Os hemípteros fitófagos apresentam a probóscida reta, constituída por cinco segmentos, sempre ultrapassando o primeiro par de patas.
Assinale a resposta correta:
A resposta correta é: Todas as assertivas estão incorretas.

Continue navegando